Página principal
19-11-2019

Vereadores mirins aprovam seis requerimentos na penúltima sessão ordinária do ano

  • Mirim capa

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (18), a 15ª sessão ordinária da atual legislatura, no plenário.

    Ocuparam a tribuna a presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaruna, Joelma de Miranda Cruz, e as vereadoras mirins suplentes Amanda Braciani, do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, e Emily Marschalek Nascimento, da Escola Barão do Rio Branco.

    Joelma de Miranda Cruz, presidente da Câmara de Vereadores de Jaguaruna, disse que o projeto Câmara Mirim foi implantado naquele município em 2011, tendo como exemplo a Câmara Mirim de Blumenau. Apontou que atualmente são 11 vereadores mirins que fazem um grande trabalho na cidade. “O futuro do país são os adolescentes. Vivemos em um momento difícil, em que a política está desacreditada, mas temos que saber separar o joio do trigo”, salientou. Ela agradeceu a acolhida recebida na Câmara de Blumenau e disse que encontrou uma Câmara Mirim atuante, assim como são os vereadores adultos.

    A vereadora mirim suplente Amanda Braciani abordou a doação de sangue, de órgãos e de medula óssea durante sua fala na tribuna. Ressaltou que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos”, assinalou. Ela ainda acrescentou a importância da conscientização da população sobre a doação de órgãos e de medula óssea.

    Já a vereadora mirim Emily Marschalek Nascimento falou sobre lixo, especificamente sobre pessoas que descartam incorretamente bitucas de cigarro e sacolas plásticas. Disse que Blumenau pode melhorar muito a questão da limpeza urbana, especialmente porque a cidade é propícia a enchentes. “Nossa cidade é linda, como um jardim de flores, mas assim como precisamos cuidar de todo jardim, Blumenau também está nas nossas mãos. Cabe a nós cuidar desse nosso lar e ficar com a consciência limpa”.

    Logo após, os vereadores mirins ocuparam a tribuna para seus pronunciamentos. Entre os temas abordados estavam segurança pública, o ENEM e o Dia Nacional da Consciência Negra.

    Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram os requerimentos do Nº 123 ao Nº128. Todos os documentos foram aprovados.

    A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 2 de dezembro, às 19 horas, no plenário da Casa Legislativa.

    Requerimentos aprovados

    Nº 123 – De autoria do vereador mirim Gabriel Ianczkovski, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede providências no sentido de realizar estudos para a solução do problema de falta de visualização dos motoristas na esquina entre as ruas Dr. Sapelt e Paraíba, bairro Victor Konder.

    Nº 124 – De autoria do vereador mirim Efraim Calebe Mertens, representante do Colégio Shalom. O documento pede providências no sentido de revitalizar a Prainha – Avenida Brasil, nº 60, bairro Ponta Aguda.

    Nº 125 – De autoria do vereador mirim Gabriel Ianczkovski, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede providências no sentido de realizar manutenções na calçada do prolongamento da Rua Humberto de Campos, bairro Velha.

    Nº 126 – De autoria do vereador mirim Matheus Feliciano de Azevedo, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede providências no sentido de asfaltar uma pequena área onde o ônibus passa para parar no ponto de ônibus da rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central, em frente à Vedax Indústria e Comércio Eireli e próximo ao número 6.813.

    Nº 127 – De autoria do vereador mirim Matheus Feliciano de Azevedo, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede providências no sentido de consertar o buraco existe na subida do morro da rua Carl Dettmer, bairro Itoupava Central.

    Nº 128 – De autoria do vereador mirim Matheus Feliciano de Azevedo, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede providências no sentido de consertar os buracos existentes no asfalto da rua Bruno Rudiger, bairro Velha Grande.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB