Página principal
17-03-2020

Vereadores mirins aprovam oito requerimentos na primeira sessão com a utilização de sistema eletrônico

  • MIrins 16 03 2020

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (16), a segunda sessão ordinária da Legislatura 2020, no plenário. A partir desta reunião, a Câmara Mirim passou a utilizar oficialmente sistema digital e 100% online de processo legislativo. O vereador mirim suplente da Escola Básica Municipal Machado de Assis, Luiz Fernando Threis da Costa, a vereadora mirim suplente da Escola Barão do Rio Branco, Isadora Krauss e o vereador mirim suplente da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier, Felipe Teixeira da Silva estavam presentes na sessão. O ex-vereador mirim da Legislatura 2019, Victor Allan Araujo Ferreira também estava acompanhando a reunião.

    O vereador mirim suplente da Escola Básica Municipal Machado de Assis, Luiz Fernando Threis da Costa, utilizou a Tribuna Livre para contar um pouco da sua trajetória enquanto pessoa com deficiência. “Desde o início da minha caminhada na educação infantil fui acompanhado pelo Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea) e participo também do Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, recordou, destacando a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e falou dos desafios que esta parcela da população ainda enfrenta.

    Lembrou da Lei 10.098 de 2000, que “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências”. “Uma das minhas propostas quando me candidatei a vereador mirim foi de promover debates de ampliação da acessibilidade nos espaços escolares, possibilitando o apoio as mais variadas necessidades, como colocação de piso tátil, corrimões e rampas, entre outras necessidades nas estruturas já existentes e a realização de novos projetos para que essas adequações sejam garantidas. Tudo isso requer investimento do poder público e da sociedade cada um com a sua competência”, apontou.

    Por fim reforçou que os desafios são muitos, mas a Casa Legislativa é o espaço onde é possível promover cada vez mais a ampliação de debates e de articulação na garantia de direitos. “O mais importante é falar das necessidades conosco e não sem nós. Juntos sempre por uma sociedade mais instruída e consciente”, concluiu.

    Logo em seguida, a vereadora mirim suplente da Escola Barão do Rio Branco, Isadora Krauss, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre gratidão. Disse que é reconhecer e valorizar pequenas coisas do cotidiano. Apontou que todos deveriam exercer. “O ato de ser grato transforma nossas relações, amizades e situações para coisas de fato muito melhores. Por exemplo, ao invés de você reclamar das tarefas a serem realizadas na escola, agradeça pela oportunidade que você tem de estudar”, citou.

    Apontou que é uma questão de mudança de olhar. “Você precisa dizer: Hoje vou para escola, vou dar o melhor de mim. Vou aprender muito”, aconselhou, dizendo que o segredo da gratidão é enxergar cada coisa que se faz como uma oportunidade. “Temos que ser gratos pela vida e por cada oportunidade de evolução pessoal e coletiva. Afinal, cabe a cada um escolher o melhor para a sua vida”.

    Após a Tribuna Livre, os vereadores mirins titulares fizeram seus pronunciamentos na tribuna. Entre os temas abordados estavam datas comemorativas e de conscientização, citando-se o Dia Mundial da Água em 2020 e a importância desse recurso e de conscientizar sobre a necessidade de se cuidar dele; o Março Roxo, mês de conscientização sobre a epilepsia e o dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

    Durante o momento da presidência, a presidente mirim Laura Leite da Silva comunicou que a partir desta sessão, a Câmara Mirim passou a utilizar oficialmente o sistema eletrônico, assim como já ocorre com a Câmara de Vereadores de Blumenau desde agosto do ano passado. “Esta medida contribui com o meio ambiente, pois reduz significativamente a utilização do papel, além de trazer eficiência e modernidade aos trabalhos do parlamento mirim. Mais uma vez na história a Câmara Municipal fica na vanguarda da modernidade”, destacou, lembrando que a Câmara Municipal foi pioneira na criação de um programa de desenvolvimento de jovens líderes no Brasil, sendo a primeira Câmara Mirim do país a ter mandato anual. “Esta é uma conquista da cidade e motivo de orgulho para todos”, salientou a presidente mirim.

    Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins titulares fizeram a discussão e votação dos requerimentos de Nºs 1,2,4,5,6,7, 8 e 10 de 2020. Todos os documentos foram aprovados.

    A Câmara Mirim de Blumenau aguarda a manifestação da Presidência da Câmara Municipal quanto às próximas sessões, em função da epidemia de coronavírus. Assim que tiver uma orientação neste sentido será divulgada.

    Requerimentos aprovados:

    Requerimento 1/2020 – Da vereadora mirim Ana Luísa Neumann Volpi. Providências no sentido de realizar roçadas mais frequentes das margens da rodovia Dr. Pedro Zimmermann, na altura do número 5265 até a altura do número 5212.

    Requerimento 2/2020 – Do vereador mirim Vinícius de Senna. Providências no sentido de realizar doação de mudas de flores, vegetais, tubérculos e equipamentos de jardinagem para a Escola de Educação Básica Professor João Widemann.

    Requerimento 4/2020 – Do vereador mirim Wellington Cardozo. Providências no sentido de construir uma faixa elevada na rua Gustavo Zimmermann, em frente à rua Valter Knaesel, próximo da Bierland.

    Requerimento 5/2020 – Da vereadora mirim Laura Leite da Silva. Providências no sentido de terem mais rondas da Polícia Militar nas ruas próximas à E.B.M Professor Friedrich Karl Kemmelmeier.

    Requerimento 6/2020 – Da vereadora mirim Laura Leite da Silva. Providências no sentido de construir uma quadra esportiva na E.B.M Professor Friedrich Karl Kemmelmeier.

    Requerimento 7/2020 – Da vereadora mirim Sophia Karoline Berg. Providências no sentido recuar a calçada que margeia a E.B.M. Professor Rodolfo Hollenweger, localizada na rua Professor Hermann Lange, bairro Fidélis, nº 2230.

    Requerimento 8/2020 – Da vereadora mirim Jennifer Rafaela Karnoski. Providências no sentido de adquirir livros de literatura para a Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen.

    Requerimento 10/2020 – Da vereadora mirim Laura Leite da Silva. Providências no sentido de construir uma ponte de ferro na rua Ricardo Georg, número 1897, bairro Itoupava Central, na entrada que dá acesso à Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB