Página principal
13-07-2017

Vereadores aprovam requerimento que pede retirada de monumento em homenagem ao ex-presidente Lula

  • sessao13julho17_2

    A Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei em redação final na sessão ordinária desta quinta-feira (13), além de 15 requerimentos e duas moções.

    Foi aprovado com oito votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção, o requerimento nº 898, de autoria do vereador Ricardo Alba (PP), que sugere à Prefeitura que retire o monumento em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da praça do Biergarten. O proponente explica que o monumento foi feito em homenagem ao Lula enquanto presidente do Brasil, porém, hoje não se justifica mais ter o monumento erguido na cidade “homenageando um corrupto condenado”. O requerimento aprovado será encaminhado à Prefeitura para providências.

    Projeto aprovado em redação final:
    Projeto de Lei nº 7.427, de autoria do Vereador Sylvio Zimmermann, que “DENOMINA DE “ADELINA HESS DE SOUZA”, CENTRO DE INOVAÇÃO, EM CONSTRUÇÃO NO BAIRRO ITOUPAVA SECA”.

    Requerimentos

    DO VEREADOR ADRIANO PEREIRA:
    Nº 877/2017 – providências ao Ministério do Meio Ambiente para que apoie o atendimento ao Requerimento nº 417/2017, com resposta em anexo, que reivindica a reabertura da visitação às Minas da Prata, na região da Nova Rússia, em Blumenau (SC).
    Nº 878/2017 – providências ao Executivo Municipal para que informe de quem é a responsabilidade pela elaboração de projeto para aprovação da retificação do caminhamento da tubulação na Rua Bruno Ruediger, no Bairro Velha Grande, conforme orientação contida na resposta à Indicação nº 5582/17 (Memorando SEURB/DMB Nº 384/2017), com a finalidade de retirar a tubulação de dentro do terreno do Sr. Roberto.

    DO VEREADOR ALEXANDRE CAMINHA:
    Nº 893/2017 – providências ao Executivo Municipal, através do PROCON, para que, na forma e dentro do prazo legal, com base na legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: Há por parte dos estacionamentos comerciais do município a informação clara, precisa e ostensiva acerca do preço praticado pelo estabelecimento?
    Nº 894/2017 – providências ao Executivo Municipal, através do SETERB, para que, na forma e dentro do prazo legal, com base na legislação aplicável, responda ao seguinte pedido de informação: Qual o número total de vagas de estacionamento dentro do sistema de área azul no município? E quantas vagas, dentro desse sistema, são reservadas para idosos, deficientes físicos e gestantes?

    DO VEREADOR ALMIR VIEIRA:
    Nº 879/2017 – providências à ADR Blumenau (DEINFRA) para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: – Há a possibilidade de implantação de uma lombada para controle de velocidade na SC-108, no trevo de acesso a Luiz Alves? Se positivo, solicitamos que a mesma seja implantada. Justificativa: solicitação da comunidade local, tendo em vista o excesso de velocidade dos veículos que por ali trafegam.
    Nº 880/2017 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido: – Há a possibilidade de colocação de placas de “Proibido Estacionar” em frente à Escola Alwino Dorow, na Rua Teodoro Passold, Bairro Fidélis? Se positivo, solicitamos que estas sejam colocadas.
    Nº 881/2017 – providências à ADR Blumenau (DEINFRA) para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: – Existe algum projeto para construção de passarela, ou similar, para aqueles que precisam fazer a travessia na SC-108, próximo ao trevo de Luiz Alves? Se positivo, solicitamos que seja implantado. Justificativa: os moradores dessa região precisam atravessar a rodovia para ter acesso a postos de saúde, escolas e poder realizar outras atividades cotidianas. Nessa rodovia, há trânsito de veículos em alta velocidade e nenhum tipo de sinalização de segurança.
    Nº 891/2017 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, responda ao seguinte pedido de informação: Há projeto para pavimentação da Rua Leopoldo Heringer, no Bairro Progresso? Se positivo, qual a previsão para início das obras? Se negativo, solicitamos que seja feito o projeto.

    DO VEREADOR ITO:
    Nº 895/2017 – Votos de Congratulações ao Sr. Deonildo Pedro Laikovski, que foi eleito presidente da Associação de Moradores Porto do Sol.

    DO VEREADOR MARCELO LANZARIN:
    Nº 897/2017 – providências à Secretaria de Saúde para viabilizar a implantação de equipamento para realização de exames de RX no ambulatório geral Haroldo Bachmann (Velha) e ambulatório geral Irmã Marta Elizabeth Kunzmann (Garcia).

    DO VEREADOR RICARDO ALBA:
    Nº 898/2017 – Providências ao Prefeito Municipal de Blumenau para que tome as medidas necessárias para a retirada do monumento em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da praça do Biergarten. O monumento foi feito em homenagem ao Lula enquanto presidente do Brasil, porém, hoje não se justifica mais ter um monumento erguido na nossa cidade homenageando um corrupto condenado. É uma vergonha para Blumenau ter um monumento em homenagem a uma pessoa conhecida internacionalmente como o maior corrupto do Brasil, agora condenado pelo Juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes cometidos.

    DO VEREADOR SYLVIO ZIMMERMANN:
    Nº 882/2017 – votos de congratulações à Escola Barão por ser a primeira escola de ensino bilíngue do Estado com autorização do Conselho de Educação de Santa Catarina, Ato continuo, também congratulamos por receber autorização de atuar como centro aplicador e distribuidor oficial da certificação TOEFL, que é considerada a principal certificação do mundo em relação ao ensino da língua inglesa.
    Nº 884/2017 – votos de congratulações ao presidente da gestão no período administrativo 2017/01, Bruno Ricardo Beyer Franzmann Júnior, pelo excelente trabalho realizado à frente da Associação Beneficente Capítulo Vale do Itajaí.
    Nº 887/2017 – votos de congratulações ao presidente da Associação Beneficente Capítulo Vale do Itajaí para o período administrativo 2017/02, Roberto Carlos Imme Júnior, desejando muito aprendizado e sucesso em sua gestão.
    Nº 892/2017 – votos de congratulações à presidente do Bethel nº 004 – Queren Hapuc da Ordem Internacional das Filhas de Jó para o período administrativo 2017/B, Sarah Simões da Silva de Aragão, desejando muito aprendizado e sucesso em sua gestão.

    Moções

    DO VEREADOR JOVINO CARDOSO NETO:
    Nº 94/2017 – moção de Louvor, com expedição de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Igreja Universal, pelos seus 40 anos de dedicação na área da evangelização.

    DOS VEREADORES JENS JUERGEN MANTAU E RICARDO ALBA
    Nº 95/2017 – moção de louvor, com expedição de diploma e entrega em plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Tamíris Gallois Ficht, pela conquista do título de Miss Santa Catarina.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB