Página principal
22-04-2019

Vereador Sylvio Zimmermann cria comissão para lutar pela implantação de uma delegacia da Polícia Federal em Blumenau

  • forum22abril2019

    O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (22), com representantes do Fórum Municipal de Segurança Pública, Polícia Civil, Fundação Cultural de Blumenau e Consegs para apresentar o estudo feito pelo seu gabinete sobre a necessidade da implantação de uma delegacia da Polícia Federal em Blumenau. Na ocasião foi criada uma comissão que tem o objetivo de complementar os dados e mobilizar a sociedade para alcançar o pleito.

    “Nós estamos juntando todas as entidades ligadas à área de segurança, por meio do Fórum Municipal de Segurança Pública, para discutir esta questão e criar o engajamento da comunidade, das entidades de classe, da prefeitura, das associações dos moradores e da sociedade civil para fortalecer este pleito”, explicou o parlamentar, acrescentando que, para criar esta adesão, o próximo passo é marcar uma reunião nos próximos 15 dias com as entidades empresariais (ACIB, CDL, AMPE e AMMVI) para apresentar o estudo e receber as contribuições. Depois que a comissão tiver o engajamento de todos esses segmentos, a ideia é criar um documento para encaminhar o pedido e as justificativas para os deputados estaduais, deputados federais, senadores e Ministério da Justiça e Segurança Pública para que tomem as devidas providências.

    A pesquisa foi feita trazendo alguns indicadores como população, IDH, PIB e número de agências financeiras no âmbito nacional, da região Sul e de Santa Catarina. As fontes usadas foram IBGE, Febraban, Fiesc e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O vereador citou alguns dos pontos relevantes no levantamento e que justificam a necessidade e a importância deste pleito. “Comparando Blumenau com as sete cidades catarinenses que possuem delegacia da Polícia Federal, a nossa tem o segundo maior PIB, o segundo maior número de empresas de produtos químicos, a terceira maior população, o terceiro maior IDH e o terceiro maior número de agências financeiras. Dos municípios que compõe a AMMVI e AMAVI, podemos notar que quase 65% das cidades possuem uma distância menor de Blumenau em relação à delegacia mais próxima. Os dados internos da delegacia de Itajaí apontam que mais de 60% dos inquéritos instaurados são da região de Blumenau. Dos três Estados do Sul do Brasil, Blumenau é a única cidade, acima de 350 mil habitantes, que não tem delegacia da PF”, assinalou Zimmermann.

    Os presentes também frisaram alguns dos principais serviços desempenhados pela Polícia Federal para defender a implantação no município, citando a emissão de passaporte; controle de segurança privada; combate ao tráfico de drogas; controle e fiscalização de produtos químicos; registro de arma de fogo; atuação aeroportuária; plano de segurança bancária e imigração. “Nós temos uma atuação brilhante das polícias Militar e Civil em Blumenau, que trabalham de forma aguerrida no combate ao tráfico de drogas, como também em roubos, assaltos e demais ocorrências, mas tendo a Polícia Federal ao nosso lado é mais um reforço na segurança pública. Até mesmo por possuirmos um aeroporto”, defendeu o representante do Fórum Municipal de Segurança Pública, Fabiano Pamplona, fazendo coro diante deste pleito.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa | CMB