Página principal
03-04-2019

Vereador Adriano Pereira reivindica instalação de uma base do Corpo de Bombeiros Militar na região da Velha

  • bombeiros_3abril19

    O vereador Adriano Pereira (PT) tem reivindicado a instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar na região da Velha. Na manhã desta terça-feira (2), na Câmara de Vereadores, o parlamentar se reuniu com o comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau, tenente-coronel Luciano Mombelli, para discutir a ideia e verificar o que a corporação está fazendo neste sentido. O tenente-coronel apontou que, quando assumiu o comando da corporação em novembro do ano passado, chegou a receber ofício do parlamentar sobre este pedido.

    Mombelli explicou o motivo de, em um primeiro momento, não conseguir atender esta solicitação e ter dado uma resposta negativa. “No fim do ano, nós tivemos a formatura de novos soldados que foram destinados a recompor a base da região do Garcia, que era uma demanda antiga daquela comunidade. Aquela estrutura estava fechada a quase seis meses e nós conseguimos reativá-la com a vinda do efetivo para cá. Com esse efetivo, nós conseguimos também reforçar o Centro de Operações, o 193”, destacou.
    Em outro momento da reunião, o comandante Mombelli informou que a corporação está com projetos em trâmite junto à iniciativa privada para viabilizar um terreno naquela região. Também disse que está em negociação com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria Estadual do Corpo de Bombeiros e do Samu, para a captação de um recurso para a construção da estrutura naquela localidade. Apontou que se o processo de aquisição deste terreno na Velha tiver êxito, existe a possibilidade de a secretaria injetar recursos para a construção de uma base operacional na região.

    “Não sei se dará certo ou quando dará certo, mas nós temos que torcer para que tudo se encaixe. A expectativa é que se os projetos andarem, os encaminhamentos derem certo, possivelmente, no ano que vem, conseguiremos a instalação de uma base. Nós temos interesse em avançar o serviço operacional para lá. Estamos batalhando para isso. Em um primeiro momento, a base comportaria o Samu e uma unidade de combate a incêndio com um caminhão de combate a incêndio”, explicou o comandante, acrescentando que outros vereadores também o tem cobrado neste sentido.

    Segundo o comandante, outros fatores também são determinantes para que isso aconteça, como a melhora na arrecadação do Estado. Ele também apontou que o governador anunciou a contração de mais Bombeiros. Disse ainda que é necessário o êxito no projeto do antigo comandante e atual deputado estadual Coronel Mocellin (PSL), para que haja remuneração do bombeiro comunitário, ou seja, a indenização pelo serviço prestado, fazendo com que aumente o efetivo da corporação.

    O vereador Adriano Pereira disse que ficou contente com a visita do comandante à Casa Legislativa. Apontou que ele sempre tem dado retorno às suas reivindicações. Reforçou que há muito tempo vem falando da necessidade e importância da instalação de uma base do Corpo de Bombeiros na região da Velha. “Esse é um grande desejo e uma grande reivindicação daquela comunidade. É uma região bastante populosa e a base mais próxima se encontra na Rua Sete de Setembro, no Centro. O Corpo de Bombeiros, com certeza, tem um tempo-resposta positivo, mas a distância, o problema da mobilidade urbana e do trânsito dificultam o deslocamento. Existem todas essas tratativas em andamento que o comandante citou, mas eu, enquanto representante da comunidade, vou continuar cobrando de forma permanente do atual Governo do Estado, da Secretaria de Segurança Pública, do comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para que o mais breve possível isso possa acontecer”.

    Mombelli também defendeu a importância da instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na região da Velha e explicou que, com isso, haveria a redução do tempo-resposta. “O nosso tempo-resposta é bom. O empenho das nossas guarnições é excepcional, os bombeiros em Blumenau são aguerridos, são incansáveis. Mas se nós pudermos avançar no serviço operacional para quem não está sendo atendido e houver a redução do tempo-resposta vamos ganhar na preservação do patrimônio e quem sabe no salvamento de alguma vida”, avaliou.

    Por fim, o comandante também apontou, durante a reunião, que uma última alternativa seria um caminhão de combate a incêndio junto à base da Polícia Militar na região. Lembrou que isso já foi feito antigamente, mas que para a volta desse modelo seria necessário mais efetivo na corporação. “Se o terreno não sair e o recurso não vier, talvez recebendo efetivo conseguiremos avançar neste sentido. Vamos analisar este desenrolar da negociação que estamos fazendo junto aos empresários, à Secretaria de Saúde e ao Governo do Estado para verificar como ficará o cenário para o ano que vem”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB