Página principal
23-06-2018

Solenidade itinerante marca homenagem aos reis e rainhas dos clubes de Caça e Tiro de Blumenau

  • sessao_clubes_tiro18

    A Câmara de Vereadores realizou sábado (23), uma sessão solene itinerante em homenagem aos reis e rainhas das sociedades e clubes de Caça e Tiro do município. O evento aconteceu no Clube de Skat Hermann Berg, localizado no Bairro Fidélis, e reuniu autoridades municipais e estaduais, associados dos clubes e admiradores das tradições germânicas.

    A solenidade, que o Legislativo realiza tradicionalmente uma vez por ano, foi criada justamente para valorizar as tradições dos clubes de Caça e Tiro e preservar a cultura trazida pelos imigrantes alemães. Os vereadores Jens Mantau (PSDB), Sylvio Zimmermann (PSDB), Zeca Bombeiro (SD), Professor Gilson (PSD) e Ito de Souza (PR), estiveram presentes à cerimônia. O deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD) também acompanhou o evento, que iniciou com a entrada e apresentação das bandeiras das sociedades e clubes.

    O presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Moacyr Flor, destacou a importância que o reconhecimento do Poder Legislativo representa para a perpetuação das tradições germânicas por meio desses espaços culturais. “Nós somos a base e representamos esta tradição tão rica que existe na Alemanha e foi trazida por nossos ancestrais. Blumenau é onde temos a maior concentração de clubes de caça e tiro do mundo”, apontou, expressando que este reconhecimento da Câmara de Vereadores o encheu de orgulho.

    A presidente do clube anfitrião, Silene Reichert, ressaltou o significado da homenagem para o Clube Skat Hermann Berg, que sediou a solenidade pela primeira vez. “Ficamos muito felizes em receber essa solenidade e recepcionar os demais presidentes dos clubes, os reis e rainhas. Nosso clube pode ser considerado pequeno diante de outros da cidade, mas existe há 30 anos. Essa homenagem é um incentivo para a participação e preservação da cultura do skat, a canastra alemã, e a todos os eventos e festas que acontecem no nosso clube, que objetiva a preservação da cultura germânica”, disse ela.

    O vereador Jens Mantau apontou que esta homenagem foi um reconhecimento àqueles que se destacaram em seus clubes e, mais que isso, foi um momento de unir gerações e de confraternização. “Os clubes de caça e tiro são uma segunda família. O momento foi um encontro de gerações, de filhos, netos e avós. Esse é um reconhecimento que a Casa Legislativa faz para aqueles que valorizam a cidade”.

    Para o vereador Sylvio Zimmermann, os clubes de caça e tiro são os alicerces da cultura dos imigrantes alemães de Blumenau. “O legislativo blumenauense, através deste momento, presta uma justa homenagem às pessoas que se dedicam a preservar as tradições trazidas pelos nossos antepassados”, afirmou.

    O vereador Zeca Bombeiro também destacou a importância do reconhecimento da Câmara às tradições esportivas preservadas pelos clubes de Caça e Tiro. “É um reconhecimento ao trabalho das pessoas e acima de tudo às tradições. Não podemos deixar que morram os campeonatos e escolhas do rei e rainha do tiro, do bolão e da bocha, porque assim morrerá um pouco da tradição germânica em nosso município. A homenagem é para dar valor a tudo que envolve a cultura alemã, que deve ser sempre enaltecida em nosso município”, assinalou.

    O parlamentar Professor Gilson afirmou que o povo não pode deixar esta cultura se acabar. Lembrou da época quando era criança e apanhava seu pai que participava de um clube e o acompanhava nos desfiles, mesmo, às vezes, não compreendendo direito o que aquilo significava. “Este reconhecimento dado pela Câmara foi importante, pois através dele, estimulamos os jovens para que também acompanhem, conheçam, participem desta tradição tão bonita e que deve se perpetuar durante as gerações. Não podemos deixar morrer”.

    O vereador Ito de Souza destacou que os clubes de caça e tiro são uma grande tradição na cidade, que precisa se manter viva na sociedade por muito anos ainda. “Que os netos e os filhos dos associados possam continuar neste caminho. A tradição germânica é muito bonita e encantadora na cidade”, finalizou.

    A sessão solene será transmitida pela TVL sábado, dia 30, às 21 horas, pelos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também fica disponível no site camarablu.sc.gov.br

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB