Página principal
24-08-2017

Solenidade celebra 18 anos do Programa Vereador Mirim de Blumenau

  • solene_mirim18anos_17

    Mais de 150 pessoas prestigiaram, na noite desta quarta-feira (23), a Sessão Solene Mirim em homenagem aos 18 anos do Programa Vereador Mirim de Blumenau. A solenidade foi promovida pela Câmara de Vereadores, por meio da Câmara Mirim e aconteceu no plenário do Poder Legislativo. Um dos objetivos foi homenagear personalidades e entidades que idealizaram e apoiaram o programa ao longo desse período. Além disso, foi uma forma de promover um reencontro dos ex-vereadores mirins para compartilharem suas experiências após a passagem pelo projeto.

    Estiveram presentes o vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Almir Vieira (PP); o presidente da Câmara Mirim de Blumenau, vereador mirim Pedro Antônio Resende Fogaça, representante do Colégio Sagrada Família; representando o Executivo municipal, Éder Antônio Boron; a diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Marilete de Souza; os vereadores Adriano Pereira (PT), Professor Gilson (PSD), Jens Mantau (PSDB) e Ricardo Alba (PP); o assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, entre outras autoridades municipais e estaduais, familiares, pais, alunos, educadores, representantes de escolas, como diretores, ex-assessores do programa, atuais e ex-vereadores mirins e homenageados.

    O primeiro homenageado da noite foi o ex-vereador e ex-presidente desta Casa Legislativa, Deusdith de Sousa. A moção de louvor foi entregue pela idealização e implementação do Programa Vereador Mirim na Câmara de Blumenau. Disse que sentiu orgulho em estar presente nesta solenidade e constatou que valeu a pena a sua passagem por esta Casa Legislativa, justamente por isso.

    Manifestações dos ex-vereadores mirins

    Na ocasião, quatro ex-parlamentares mirins se manifestaram na tribuna, compartilhando as experiências e histórias vividas dentro do programa, lembrando da importância que ele teve em suas vidas, discorrendo sobre suas carreiras e como o programa teve influência nessas suas escolhas.

    Uma das sorteadas foi a ex-vereadora mirim Sabrina Fernandes, representante da Legislatura de 2014. “Este programa é um motivo de orgulho para a nossa cidade, pois tem ensinado aos jovens sobre cidadania, política, sobre pensar no próximo, a agir em sociedade e sobre ser político, não como sinônimo de corrupção, mas sim a buscar pela justiça” ressaltou.

    A ex-vereadora mirim Fernanda Tribess, da Legislatura de 2005, constatou que a existência deste projeto por todos esses anos deve ser motivo de louvor e comemoração.

    O ex-vereador mirim Jorge Henrique Ohf, da Legislatura de 2006, observou que a sua vivência no programa marcou profundamente a sua vida. “O programa constrói uma educação participativa e de cidadania. Eu aprendi a falar em público, a ser um cidadão mais consciente das minhas atitudes do dia a dia, da importância de participar da sociedade, como funciona o governo, a Câmara de Vereadores”, discorreu, relatado como isso também o ajudou na sua profissão como empresário.

    O ex-parlamentar mirim Augusto Ittner, da Legislatura de 2003, lembrou que na época em que foi eleito para a Câmara Mirim, representando a Escola Básica Municipal Vidal Ramos, tinha a ideia de que iria mudar o mundo e que esse seria o primeiro passo para ingressar na carreira política. “Depois de um tempo no programa, eu percebi que não conseguiríamos mudar tudo, mas conseguimos fazer algumas melhorias e trazer alguns avanços para a comunidade escolar, mas principalmente mudar a nós mesmos“ ressaltou, acrescentando que essa vivência e experiência foram fundamentais para a sua escolha profissional.
    A sessão solene será reprisada neste sábado, 26, às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site www.camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB