Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


16/08/2017 / Legislativo entrega nove Moções de Louvor em Sessão Solene

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (15), uma Sessão Solene para entrega de moções de louvor a cinco personalidades, três instituições e uma empresa que contribuíram para o crescimento da cidade.

O vereador Alexandre Caminha (PROS) entregou moção de louvor ao barbeiro Francisco José Kloppel, pelo serviço dedicado à comunidade. Relatou que é cliente do “Chico Barbeiro” há mais de 15 anos. Afirmou que o profissional já é aposentado, mas não largou as tesouras. “Ele atende autoridades famosas e anônimos com a mesma simplicidade e cordialidade. Através de sua dedicação ao trabalho, nesses 49 anos de profissão, realizou muitos sonhos e educou os filhos, e ainda encontra tempo para se doar à comunidade, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima”, assinalou o vereador. Ele apresentou um vídeo em que personalidades da cidade cumprimentavam o barbeiro pelo trabalho realizado. O barbeiro ressaltou que durante seus 72 anos de idade jamais imaginou receber uma homenagem como esta. “O trabalho que realizo é uma maneira de agradecer a forma como fui recebido em Blumenau, e através dele foi possível dar estudo aos meus filhos. Agradeço a Deus, à minha família, ao vereador Caminha e a todas as autoridades que prestaram homenagem em vídeo”, disse.

O presidente Marcos da Rosa (DEM) propôs e entregou a condecoração ao médico infectologista Dr. Ricardo Freitas. O parlamentar ressaltou que a indicação do médico seguiu uma sugestão da comunidade. “A moção tem como objetivo resgatar o respeito e a consideração a pessoas que se doam e cuidam da saúde do próximo”. Apresentou depoimentos em vídeo de pessoas ligadas ao médico e frisou a dedicação do homenageado ao voluntariado. O Dr. Ricardo Freitas disse que sempre pensou em ajudar as pessoas e não em acumular riquezas. Disse que a moção significa para ele “trabalhe mais, faça mais”. “Não trabalho para conseguir esse tipo de reconhecimento, que vem com o tempo e com o serviço prestado, mas trabalho para transmitir meu conhecimento, atender com carinho e ajudar pessoas”, resumiu, agradecendo a homenagem.

O treinador da seleção brasileira e catarinense de Karatê, Vanderlei Machado de Oliveira, recebeu a moção por indicação do vereador Almir Vieira (PP). O parlamentar relatou o currículo do homenageado, eleito o melhor técnico da modalidade pelo troféu Gustavo Kuerten 2016. Disse que Vanderlei é referência nacional no karatê e que, além competência esporte, faz muito mais do que ensinar criança o esporte. “Ele tira as crianças da bandidagem e dá educação. Treina como se fossem filhos dele. Além de treinador, é um disciplinador e forma cidadãos de boa índole”, avaliou o vereador. Vanderlei disse que a noite foi de muita emoção e ressaltou que seu objetivo com a modalidade é educar. “Temos campeões, mas o principal foco é contribuir de forma direta para que essas crianças busquem um caminho diferente, sejam alunos disciplinados e pessoas melhores”.

O vereador Ricardo Alba (PP) entregou a honraria à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, por ser a unidade do gênero mais antiga no estado, e pelos serviços prestados. Ele ressaltou todo o apoio dado pela instituição às mulheres que necessitam da ajuda da Rede. “Muitas mulheres devem a vida e a esperança a vocês. A sociedade blumenauense reconhece o trabalho dessa valorosa instituição”, disse. Maria Christina Duarte Pereira Dorigatti, presidente da Rede em Blumenau, agradeceu o reconhecimento ao trabalho importante da instituição. “Em setembro a Rede completa 44 anos de combate a essa doença. Já foram mais de 260 mil atendimentos que foram possibilitados pelo trabalho de mais de 130 voluntárias. Trabalhamos com foco na prevenção e no apoio às mastectomizadas”, explicou, agradecendo em nome de todas as mulheres que já passaram pela instituição.

Alba também entregou moção à Guarnição do Canil do 10º Batalhão de Polícia Militar. Disse que a homenagem é muito merecida e nominou todos os soldados que integram a guarnição. “É um trabalho reconhecido internacionalmente. Eles treinam e preparam exaustivamente, com amor e carinho, os cães Apolo, Xerife, Ayra e o famoso cão Brutus, que meses atrás perseguiu e capturou assaltantes que se esconderam na água”, relatou. Acrescentou que atualmente são 230 policiais que protegem a cidade, de aproximadamente 343 mil habitantes. “Não é à toa que guarnição do canil tem que ser de excelência”. Membros da guarnição agradeceram na tribuna o reconhecimento. O tenente-coronel Jefferson Schmidt, comandante do 10º BPM, ressaltou o trabalho árduo realizado e disse que o reconhecimento é um estímulo aos novos soldados que estavam presentes. “Esse é um exemplo de que é necessário fazer algo a mais em prol da sociedade, e é o que esses soldados fazem com seus cães diariamente”.

O vereador Bruno Cunha (PSB) indicou para receber a moção o empresário, amante da natureza e de esportes náuticos Valdecir Porto, por promover atividades aquáticas ao longo do Rio Itajaí-açu. Ele assinalou que o grupo “Amigos do Jet”, do qual o homenageado é presidente, trabalha conceitos importantes em suas atividades. “Eles reconhecem que o rio é um patrimônio da cidade e trabalham conceitos de preservação ambiental, pertencimento e possibilidades de desenvolvimento econômico e turístico”, relatou. Foi lida uma carta de agradecimento, escrita por Valdecir, que não pode estar presente. Ele dizia estar honrado de receber a condecoração. “Essa homenagem muito nos dignifica e orgulha por ser cidadão blumenauense. Nos incentiva a ser representantes no esporte náutico com o objetivo de proporcionar entretenimento e lazer, e evidenciar o nome da nossa maravilhosa cidade de Blumenau”.

A concessionária 3 Irmãos Camionetas foi homenageada pelo vereador Zeca Bombeiro (SD) pelos 15 anos de fundação. Ele relatou a trajetória da empresa familiar e a superação das dificuldades. “Com persistência e união, esses irmãos sempre passaram por cima dos problemas, aproveitaram as oportunidades e trataram os clientes com ética e transparência. Por isso são referência no ramo e continuam prosperando”, discorreu o parlamentar. Fabrícia Meirelles Ogliani falou em nome da companhia e frisou a superação das dificuldades como a marca da empresa familiar. “Trabalhar com ética e compromisso com nossos clientes foi a base do nosso ensinamento familiar e o que levamos para os negócios. Buscamos sempre que os clientes se sintam como se fossem da nossa família. Receber essa moção é o reconhecimento de que estamos no caminho correto e que o futuro pode ser ainda melhor”, salientou.

Já o vereador Professor Gilson (PSD) homenageou o CEI Anilda Batista Schmitt pelos 50 anos da instituição comemorados no mês de agosto. Registrou que se comprometeu, em seu mandato, a visitar todos os CEIs da cidade neste ano, e o CEI Anilda Batista Schmitt foi um dos primeiros que conheceu. “Na oportunidade vi o carinho com que a equipe lida com as crianças e a integração com as famílias. Eles me mostraram que com muito amor, dedicação e união é possível vencer as dificuldades da educação”, enfatizou. Dilcéia Dal Cunha, ex-aluna do CEI e hoje funcionária do educandário, relatou estar emocionada com a homenagem, que valoriza o trabalho realizado. Relembrou o histórico da instituição e os avanços alcançados. “Hoje são 1.500 metros quadrados de área construída, 280 crianças matriculadas e 35 funcionários. São 50 anos de conquistas, vitórias e aprendizados”, sustentou, citando ainda uma frase de Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

Bruna Genoin, a primeira piloto da modalidade automobilística “drift” no estado, recebeu a homenagem proposta pelo vereador Jens Mantau (PSDB). Ele relembrou que a blumenauense começou competindo no kart aos 14 anos e é uma revelação. “A adolescente de 17 anos coloca as luvas, macacão e capacete e deixa muito marmanjo comendo poeira. Quero cumprimentar também a família da Bruna pelo apoio oferecido”, registrou o vereador, que ainda apresentou um vídeo em que familiares e colegas de profissão de Bruna reconheciam seus esforços e a parabenizavam pelas conquistas. A homenageada disse que seu pai, Toninho Genoin, é sua maior inspiração. Relatou que a modalidade drift chegou no Brasil e 2012 e vem ganhando importância. Falou de sonhos e do sentimento por ser pioneira entre as mulheres na modalidade. “Tenho muito orgulho de representar as mulheres nesse esporte. Meu sonho é chegar à Stock Car”. Ela ainda pediu apoio dos vereadores para a implantação de um autódromo ou kartódromo na cidade.

A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa no próximo sábado (19), nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB


Outros Vídeos: