Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


06/06/2018 / Câmara entrega Comenda Udo Schadrack a quatro cidadãos e a uma entidade que se destacam na defesa do meio ambiente

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite dessa terça-feira (5), a Sessão Solene de entrega da Comenda Municipal do Mérito Udo Schadrack para homenagear quatro cidadãos e uma entidade que se destacam na defesa do meio ambiente. A solenidade foi no Plenário da Casa e contou com a presença de familiares, amigos e admiradores dos homenageados.

Além do presidente Marcos da Rosa (DEM), que conduziu a sessão solene, também estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), Sylvio Zimmermann (PSDB), Bruno Cunha (PSB), Oldemar Becker (DEM), Alexandre Caminha (PSD) e Professor Gilson de Souza (PSD).

A primeira homenagem da noite foi feita pelo vereador Oldemar Becker para a professora da Escola Visconde de Taunay, Jeane Pitz Puka. Ela é professora articuladora do projeto Escola Sustentável, que representou Blumenau no Colóquio Internacional de Educação Ambiental, realizado em Portugal, no início deste ano. “Nossas crianças e o meio ambiente merecem projetos e pessoas assim e penso que esse projeto deveria ser estendido a outras escolas do município”, disse o vereador.

Ao agradecer a comenda, Jeane disse que ela tem com a Escola Visconde de Taunay uma história de amor. “Lá eu sou feliz e me sinto bem. É a comunidade que amo”, destacou. Disse que a proposta do projeto é trabalhar o ser humano na sua integralidade para que ele fique bem, para ficar bem com o outro e com o mundo. Explicou que “vai muito além das questões ambientais” e assinalou que o fruto do trabalho é resultado de toda a dedicação da equipe da Escola Visconde de Taunay.

O vereador Alexandre Caminha subscreveu o projeto de decreto legislativo e fez a entrega da comenda para o empresário João Luiz Muniz, indicado pelo vereador Professor Gilson, que teve que se ausentar da solenidade. O projeto de decreto legislativo para homenagear João Luiz Muniz também foi subscrito pelo vereador Jovino Cardoso, que por motivos de saúde também não pôde estar presente.

João Luiz Muniz criou em 2014 a ONG Amigos da Natureza e entre as principais ações voluntárias em favor do meio ambiente está a limpeza do ribeirão Garcia. Desde que iniciou a ONG Amigos da Natureza já retirou daquele ribeirão cerca de 15 toneladas de lixo e entulho.

“A comunidade do Garcia, de Blumenau e os ribeirões lhe agradecem imensamente”, disse o vereador Caminha, relatando o quanto João Muniz é altruísta. O homenageado é também o idealista de outro projeto ambiental, que é o recolhimento de óleo de cozinha de estabelecimentos comerciais, evitando que 2.500 litros de óleo fossem parar nos ribeirões até o momento. João Muniz também criou o projeto social “Cabide Solidário”, que oferece agasalhos para pessoas carentes e moradores de ruas no frio.

“Se você quer ser feliz um dia, precisa se dedicar ao trabalho voluntário”, assinalou. Afirmou que o meio ambiente deve ser considerado com a casa de todos e que os homens são os jardineiros do quintal da casa. “E como queremos que seja a nossa casa e nosso jardim?”, questionou.

O professor e ambientalista Alceu Natal Longo recebeu a Comenda por indicação do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB). O projeto ainda foi subscrito pelos vereadores Alexandre Matias e Jens Mantau, ambos do PSDB. O vereador enalteceu o currículo profissional do professor Alceu, destacando especialmente seu trabalho como fundador e presidente da Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena), e da Assessoria Especial de Meio Ambiente (Aema), precursora da Faema (Fundação do Meio Ambiente de Blumenau), tendo sido também o primeiro presidente desse órgao. “Eu me orgulho muito de conferir essa comenda ao professor Alceu Longo”, observou o vereador Sylvio Zimmermann, que também ressaltou as iniciativas de Blumenau pela preservação da natureza.

O vereador Jens Mantau também fez questão de saudar o homenageado. “Alceu longo foi também meu professor e suas ideias me oportunizaram a realização do Projeto Bairro Saudável. A comenda é o mínimo que podemos fazer pelo que o senhor representa para todos nós”, ressaltou.

O professor Alceu Longo disse que era uma grande honra receber a comenda Udo Schadrak, ressaltando que teve a satisfação de conviver com o empresário e ativista ambiental, com quem teve longas conversas sobres questões ambientais e outros temas. “Divido essa homenagem com dezenas de pessoas, especialmente com que trabalhei na Aema e depois na Faema”, salientou. Explicou que a Aema foi uma experiência local em favor do meio ambiente e que serviu de base para a implantação de órgãos ambientais municipais em outras cidades do Brasil.

“O homem quer viver, viver mais e viver bem. Temos que tentar fazer com que o progresso seja mais harmonioso, com respeito profundo a todas as formas de vida”, recomendou.

A ONG Instituto Gigantes da Ecologia (IGE) foi a única entidade homenageada pela Comenda Udo Schadrack, conforme proposição do vereador Bruno Cunha. O projeto de decreto legislativo foi subscrito pelos vereadores Ito de Souza (PR) e Marcelo Lanzarin (MDB).

O vereador Bruno Cunha destacou as ações e os projetos do IGE e enalteceu o trabalho do fundador da entidade, jornalista Gustavo Siqueira, que não pôde estar presente na homenagem. Disse que o IGE é uma entidade sem fins lucrativos interessada em promover ações e projetos com a finalidade de conscientizar as pessoas e chamar a responsabilidade individual e coletiva para as questões ambientais.

O diretor de Projetos, Joel Dias da Silva, representou Gustavo Siqueira e recebeu a comenda das mãos do parlamentar. Ao agradecer a honraria, Joel Dias também lembrou a inciativa do idealizador do Instituto Gigantes da Ecologia. “Ao longo dos anos, desde a sua infância e juventude, ele reuniu uma equipe multidisciplinar com ações e produtos que em parceria com a sociedade tem sido trabalhados em muitas frentes, inclusive na Gerência Regional de Educação de Blumenau”, informou. Em seguida apresentou um vídeo institucional da ONG.

A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado às 21 horas nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB


Outros Vídeos: