Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


16/05/2018 / Legislativo homenageia entidades, empresas e esportistas em solenidade de entrega de moções de louvor

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta terça-feira (15) uma sessão solene para a entrega de Moções de Louvor a personalidades e instituições que contribuíram com o engrandecimento econômico e social da cidade. Foram condecoradas com a honraria três entidades, três empresas e dois esportistas. A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador Almir Vieira (PP). Familiares, amigos e admiradores dos homenageados lotaram o Plenário da Casa.

A primeira homenagem da noite foi para a empresa Haco Etiquetas, em comemoração aos 90 de fundação. O vereador Ito de Souza (PR) entregou a moção de louvor para o representante da empresa, Márcio Guse. O parlamentar destacou a história de trabalho e sucesso que começou em maio de 1928.”Em nome da cidade de Blumenau quero agradecer a relação mútua de carinho pela nossa comunidade e especialmente pelos moradores da Vila Itoupava. Parabéns Haco pelos seus 90 anos”, assinalou. A moção para a Haco foi subscrita pelo vereador Jens Mantau.

Márcio Guse disse que a história da Haco é uma história repleta de conquistas, mas que todo o seu patrimônio não seria nada se não fossem as pessoas, destacando importância dos 1.300 colaboradores da empresa. Ao completar 90 anos, ressaltou que o pensamento da Haco é olhar adiante para uma cidade cada vez mais unida pelo desenvolvimento da comunidade. “Quando aqui chegou a família Konrad, tinham sonhos e muita vontade de trabalhar para um legado duradouro e Blumenau foi o lugar em que puderam colocar em prática todo o seu potencial”, disse.

O vereador Ito também homenageou a empresa Souza Cruz pelos 115 anos de história. Ele também contou a trajetória da empresa, que começou no Rio de Janeiro e hoje está presente em mais de 200 países. “A unidade de Blumenau é a terceira maior empresa do município. Leve nosso reconhecimento e carinho à Souza Cruz” disse, ao entregar a moção para gerente de operações de processamento da unidade de Blumenau, Vladimir Moura.

Vladimir disse que a Souza Cruz conta hoje com uma família de 6,6 mil colaboradores diretos e 200 mil indiretos, sendo que na região Sul integra 27 mil produtores rurais de tabacos, oferecendo renda para mais de 100 mil famílias no campo. “Nossa cultura gera prosperidade e mobilidade social pra quem vive dela e uma pesquisa confirmou que 90% dos produtores estão satisfeitos em trabalhar na atividade“, destacou.

O vereador Jens Mantau (PSDB) foi o autor da moção de louvor para a empresa Pública Tecnologia, pelos 25 anos de fundação. A empresa de softwares é parceira da Câmara de Vereadores também há 25 anos, sendo atualmente responsável por grande parte do sistema de transparência do Legislativo. “A Pública é uma empresa genuinamente blumenauense e altamente conceituada, Por onde passa deixa marcas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a transparência das instituições públicas com tecnologia avançada e o respeito ao ser humano, propiciando o crescimento mútuo de seus colaboradores”, observou o vereador Mantau.

Ao agradecer a honraria, o diretor administrativo da Pública Tecnologia, Alexandre Hwizdaleck, pontuou que as empresas, assim como as famílias, são células de transformação na sociedade. “Vi muito menino na Pública que brincava de programar virar homem e hoje é um pai de família. As empresas têm ligações muito fortes com as pessoas. Esse também é nosso diferencial”, salientou. Disse ainda que a Pública hoje oferece sistemas eficazes e transparentes em seis estados e mais de 100 cidades do Brasil. Destacou o alto índice de transparência da Câmara de Vereadores, assinalando que não é apenas pela contribuição da Pública, mas porque o Legislativo blumenauense publica todas as informações referentes as suas práticas internas no seu portal. "O cidadão consegue fiscalizar a Câmara de Vereadores de Blumenau, não apenas porque ela faz uso da ferramenta da Pública, mas porque ela também colabora muito para o processo de transparência”, concluiu.

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) foi o autor da moção de louvor para a Biblioteca Universitária Martinho Cardoso da Veiga, da FURB, pelos 50 anos de fundação e pelo apoio na construção do conhecimento. O parlamentar disse que a homenagem representa a gratidão da sociedade blumenauense à instituição que ao longo desses anos vem cumprindo um importantíssimo papel para a cidade e a região. “É um templo de geração de conhecimento, com quase 400 mil volumes, e presta um serviço público a Blumenau e toda a nossa região”, reiterou.

Representando a Biblioteca, Daniele Rohr agradeceu a honraria em nome de todos os servidores, destacando que a instituição é pública e que não limita a sua atuação à fronteira da universidade. “Nós atuamos como agentes de democratização da informação. Fizemos 608 mil empréstimos mensais, tendo 12 mil pessoas habilitadas para empréstimos e cerca de mil visitantes diários”, contou.

Também o Curso de Direito e o Diretório Acadêmico Clovis Beviláqua (Daclobe) da Furb foram homenageados pelos 50 anos de fundação. Ambas as moções foram indicadas pelo vereador Ricardo Alba (PSL). A homenagem para o Daclobe foi subscrita pelo vereador Bruno Cunha (PSB).

Ao falar sobre a indicação ao Daclobe, o vereador Alba destacou que a criação de um ambiente universitário “depende de alunos apaixonados, empenhados e atuantes como os alunos do curso de Direito, como os alunos do Daclobe”. Assinalou o atendimento que o diretório acadêmico oferece aos alunos e a intermediação que proporciona entre a sociedade e a academia, por meio de congressos, cursos, seminários, etc. Ressaltou também que o Daclobe é um dos diretório mais ativos e representativos do Brasil.

O presidente do Daclobe, Bruno Andrade, reconheceu o trabalho e a luta dos que passaram pela entidade. “Se chegamos até aqui é porque muitas outras pessoas antes nós conseguiram fazer essa história”, afirmou, agradecendo a todos os estudantes de Direito da Furb.

Ao homenagear o curso de Direito da Furb, o vereador Alba lembrou que ao longo desse meio século mais de seis mil bacharéis de Direito foram formados. Disse que significativa parte desses exerce a advocacia e muitos outros egressos são magistrados, procuradores, delegados, desembargadores, ministros e outros profissionais de gabarito. “É um curso de referência na área jurídica e motivo de muito orgulho para a comunidade acadêmica e operadores do Direito”, pontuou.

A moção foi entregue ao professor Cesar Wolff, que representou a coordenação do Curso de Direito .”É um grande reconhecimento. Como as empresas que nasceram da luta do povo obreiro de Blumenau, não foi diferente com a criação desse curso. Nada foi ganho, tudo foi conquistado. Em nome de todos os professores queremos dizer o quanto estamos felizes por esses 50 anos que nos permitiram formar essa gama de profissionais que exportamos para todo o Brasil”.

O atleta Leandro Rodolfo Claus Nascimento foi homenageado pelo vereador Almir Vieira. O parlamentar destacou a história do atleta que iniciou no esporte nas modalidades judô e futebol, mas foi na prática de jiu-jitsu, a partir de 2015, que começou uma carreira brilhante. “Hoje ele coleciona títulos mundiais, sulbrasileiro e também foi campeão em vários estados do Brasil e em competições dentro de Santa Catarina. É um grande atleta e amigo dos esportes”. Atualmente Leandro, conhecido como Buchecha, é o número 1 do ranking da maior confederação de jiu-jitsu do mundo.

Leandro disse que era uma grande honra receber a homenagem e estar em meio a vencedores. “Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade, porque sem a vida e saúde nada seria possível. Agradeço ao vereador Almir e também a todos que me apoiaram, aos amigos, à família. As medalhas e troféus acabam, mas a família, a amizade, o respeito, o carinho e o aprendizado que o esporte traz para nossa vida são pra sempre”. Ressaltou que o jiu-jitsu não é um esporte violento e que a prática contribui para transformar vidas, como transformou a dele.

Outro atleta homenageado foi o corredor João Batista Alencar Sobrinho, que é também educador e empreendedor. A indicação foi feita pelo vereador Professor Gilson de Souza (PSD), que destacou que como atleta João Batista representou Blumenau em vários campeonatos, como educador é admirado pelos alunos e ex-alunos, e como empreendedor inspira seus clientes a buscar mais saúde.

O corredor agradeceu a todos os alunos e ex-alunos e pediu uma salva de palmas aos presentes para todos os professores, porque todos os mestres são responsáveis pelas conquistas de cada cidadão em qualquer área. Disse que fica muito orgulhoso quando vê pessoas correndo e sente um grande prazer ao ver que elas concluem os quilômetros e persistem nas suas metas por percursos maiores. “Nenhum título é mais gratificante do que quando se ouve de um aluno as suas conquistas por alguns quilômetros”.

A sessão solene será reprisada pela TVL no próximo sábado (19), às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também fica disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB


Outros Vídeos: