Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


28/03/2018 / Oito líderes comunitários recebem Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes em Sessão Solene

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (28), pela primeira vez, a entrega da Comenda do Mérito Comunitário Joel Bernardes. Durante a solenidade foram homenageados oito líderes comunitários da cidade. A Comenda foi criada pelo decreto legislativo de autoria do vereador Ito de Souza (PR), em 2017. A honraria será entregue a cada dois anos aos líderes comunitários indicados e aprovados pelos vereadores.

Joel Bernardes foi um líder comunitário do bairro Velha. O vendedor de cachorro quente sempre lutou pelo desenvolvimento do bairro que o elegeu presidente da Associação de Moradores do Loteamento Girassol. Faleceu em 2006, vítima de um câncer. Atualmente Joel Bernardes dá nome a pista de Skate localizada no loteamento Girassol e a uma rua localizada no bairro Velha Central.

O vereador Almir Vieira (PP) prestou homenagem a Ademar Nunes e falou do envolvimento que seu homenageado tem com a comunidade. “Ele tem vontade de trabalhar pela comunidade, sem uma retribuição mínima. Seu trabalho envolve tomar decisões que afetam a grande maioria, e muitas vezes é criticado por uma minoria. Cede seu tempo de lazer para representar a comunidade”, afirmou. Ademar Nunes agradeceu a honraria. “Nós, como voluntários, nunca esperamos nada em troca. O bom voluntário é aquele que ajuda a comunidade”, Destacou que é gratificante ajudar pessoas que precisam. Pediu que a população se apresente e ajude através do voluntariado.

O vereador Ito de Souza (PR) entregou a honraria a Arnoldo Pahl e destacou a atuação do líder comunitário da região da Vila Itoupava. “É um defensor incansável dos interesses da comunidade. Um guerreiro que tem lutado pela natureza da Vila e da cidade de Blumenau”, sustentou. Arnoldo Pahl agradeceu a homenagem. “Quero agradecer a homenagem da Câmara de Vereadores, a qual eu já tive oportunidade de representar em 2010. Como é bom a gente receber esse reconhecimento. Dá um gás para continuarmos trabalhando voluntariamente”.

Odete de Souza e Silva (a Tita) recebeu a comenda por indicação dos vereadores Jovino Cardoso (PROS) e Professor Gilson (PSD). O vereador Jovino falou sobre a homenageada. “É um privilégio ter esse momento de homenageá-la. Você tem feito um trabalho por toda a cidade de Blumenau, independente de credo”, assinalou. A homenageada agradeceu. “Gostaria de dizer que dois sentimentos se apresentam: lisonjeada pela homenagem e constrangida pelo mesmo motivo. Quem me conhece sabe que tenho feito esse trabalho há pelo menos 20 anos, sem pretensão de receber uma homenagem”, afirmou. Também agradeceu sua família pela compreensão nos momentos de ausência, em que desenvolve atividades no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Júlio Cesar Pitz foi homenageado pelo vereador Alexandre Caminha (PROS). “Deus precisa de pessoas como você aqui na terra para transformar a cidade. O Júlio realiza um trabalho com a escolinha de futebol, onde auxilia na formação de atletas que representam a nossa cidade e a região do Grande Garcia”, disse. O homenageado agradeceu a Comenda. “Um dos ensinamentos que meu pai deixou foi o de fazer um trabalho comunitário. Se cada um de nós fizermos um pouquinho, as coisas vão melhorar. O nosso Brasil precisa de amor. Precisamos saber perdoar, e é isso que eu passo para as crianças”, afirmou.

O vereador Zeca Bombeiro (SD) entregou a homenagem a Jorge Humberto dos Santos e destacou o trabalho que o líder comunitário desenvolve. “Eu sei que muitas vezes você não está em casa com sua família e está atuando para ajudar a comunidade. Parabenizo sua família por compreender o seu trabalho”, ponderou. Jorge Humberto dos Santos agradeceu o reconhecimento. “Estou honrado em receber essa homenagem. Conheci e trabalhei com Joel Bernardes. Naquele carrinho de cachorro quente, muitas vezes a equipe do COMEN, que atuava a noite, saciava a fome. Joel foi um líder nato e tenho o prazer de me espelhar nele”, argumentou.

O vereador Bruno Cunha (PSB) não pôde estar presente por lecionar no período noturno e foi representado pelo vereador Professor Gilson (PSD). O parlamentar entregou a Comenda a Marcos Aurélio Saldanha, pela atuação junto à comunidade do Morro do Concórdia. “Você representa a renovação das lideranças que precisam de jovens. Você é o modelo de jovem que a comunidade e as lideranças necessitam. O que você está plantando hoje a comunidade vai colher amanhã”, afirmou. Marcos Aurélio Saldanha agradeceu a honraria e falou das dificuldades do trabalho que desenvolve. “Às vezes dá vontade de mandar todo mundo passear, mas eu me dispus a batalhar pela comunidade. Eu incomodo os vereadores e ganho pela insistência”. Agradeceu ainda as pessoas que lhe ajudam a buscar melhorias para a comunidade.

Claudia Aparecida Borella Vendrami foi homenageada pelo vereador Adriano Pereira (PT), que destacou a batalha da líder comunitária. “Sempre colaborou com a creche da sua comunidade. Essa comenda é pouco diante de tanto trabalho que você faz. Seu espírito e garra com certeza vão te levar a muito longe”, mencionou. A homenageada agradeceu o reconhecimento. “Estou apenas há quatro anos nessa batalha. Agradeço ao meu esposo pela compreensão. Não sei explicar nem como eu comecei. O que eu faço é de coração, não meço esforços para ajudar a comunidade”, afirmou.

Sidnei Largura recebeu a comenda por indicação da bancada do PSDB, vereadores Jens Mantau, Sylvio Zimmermann e Alexandre Matias. Coube ao parlamentar Jens Mantau entregar a honraria ao representante da Associação de Moradores da Itoupava Alta. “Você tem em seus princípios o trabalho voluntário. Tenho certeza que o povo vai reconhecer o seu trabalho, assim como esta Casa está reconhecendo. Que todos os seus amigos que lhe ajudam na associação possam continuar colaborando em seu trabalho”, comentou. Sidnei Largura agradeceu a homenagem. “Esta homenagem ela não vai só para mim. Vai para todos que colaboram com o clube Itoupava Alta, assim como os empresários da região que sempre colaboram. Não é fácil manter uma associação em funcionamento”.

O filho de Joel Bernardes, Carlos Eduardo Bernardes, ocupou a tribuna e falou do orgulho que sente de seu pai. “Quis Deus que tivéssemos a oportunidade de homenagear vários líderes comunitários da cidade através do meu pai. Nos resta recordar tudo que ele fez por nós”, afirmou. Disse ainda que se sente muito feliz quando é reconhecido como filho de Joel Bernardes em um local público. “Com certeza ele cumpriu muito bem o seu papel e deixa uma saudade muito grande em todos nós”, destacou.

A solenidade será reprisada no próximo domingo, dia 1 de abril, às 23 horas pela TV Legislativa, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB


Outros Vídeos: