Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


28/03/2018 / Câmara entrega Comenda do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang a oito personalidades pela primeira vez

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta terça-feira (27), pela primeira vez, a entrega da Comenda do Mérito Cervejeiro Heinrich Hosang. Foram homenageadas oito personalidades que se destacaram na fabricação e divulgação de cervejas artesanais e industriais em Blumenau.

O vereador Alexandre Caminha (PROS) é autor do Decreto Legislativo que instituiu a Comenda. Ele homenageou Jarbas Mendes, proprietário da Cervejaria Eisenbahn. O parlamentar destacou que o homenageado e a família dele fizeram Blumenau despontar no ramo cervejeiro e ser reconhecida como a Capital Nacional da Cerveja. “Tenho certeza que se não fosse o senhor e o empenho da sua família, Blumenau não teria esse titulo e não seria ao que é hoje”. Lembrou que Jarbas Mendes e os filhos Bruno e Juliano conheceram mais de 100 cervejas em todo mundo pesquisando e analisando as marcas antes de iniciarem a fabricação da sua marca.

Juliano Mendes foi quem usou a tribuna para agradecer a homenagem. Destacou que o trabalho sempre foi realizado por toda a família e que foram momentos de muitas lutas e de barreiras vencidas. “Se tudo tivesse sido fácil não teria sido tão bom”, assinalou, parabenizando todos os homenageados.

O vereador Ito de Souza (PR) homenageou o mestre cervejeiro Gerhard Beutling, O parlamentar falou sobre a habilidade de um mestre cervejeiro, destacando que é uma profissão que exige muito preparo. “Meu homenageado é uma lenda viva na fabricação de cerveja e um legítimo mestre, responsável por tornar a Eisenbahn numa das cervejas mais conhecidas do Brasil”, afirmou. Também agradeceu a todos os homenageados pela geração de empregos e a qualidade das cervejas em toda a região, assim como o título que Blumenau recebeu de Capital Nacional da Cerveja. “Esse título é merecido por todos vocês”, completou.

Gerhard Beutling agradeceu especialmente à família Mendes pela oportunidade de participar do sonho de Jarbas e dos dois filhos em criar uma cultura cervejeira me Blumenau.”Só tenho que agradecer por estar à frente da Eisenbahn e ver o sonho deles realizado”.

Ressaltando a importância da entrega da comenda, o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), explicou que por meio dela a sociedade reconhece e valoriza a capacidade empreendedora e o desenvolvimento econômico, assim como valoriza as características culturais blumenauense. Ele entregou a honraria a Valmir Zanetti, ressaltando os seus empreendimentos que contribuem para o turismo, como a Cervejaria Blumenau, que já recebeu prêmios internacionais, levando o nome do município para outros estados e países. “Essa homenagem é de todos blumenuenses que reconhecem a produção da cerveja para o fortalecimento do turismo e do potencial econômico da nossa cidade, Estado e região Sul”, salientou.

O homenageado disse que nada seria possível sem a união e apoio da família. Também agradeceu aos sócios e a equipe de trabalho. “Trabalhamos sempre com pessoas produzindo cervejas para pessoas”, observou. Destacou que é importante desmistificar que a cerveja é exclusivamente um produto etílico. “A cerveja é também geradora de novos negócios e oportunidades e de turismo”, assinalou, ressaltando que para Blumenau se tornar mais competitiva na produção de cerveja, o mercado local precisa de muitas novas empresas e marcas de qualidade. Criticou os serviços públicos, apontando que deve haver mais celeridade na aprovação de projetos.

O vereador Jens Mantau (PSDB) homenageou Edson Frederico Liesenberg. O parlamentar lembrou da carreira vitoriosa do cervejeiro, iniciada em 2010, que culminou com a abertura de um Brewpub no Shopping Neumarkt. Destacou o empreendedorismo do homenageado.

“Por intermédio de Liesenberg, Blumenau foi a primeira cidade em Santa Catarina a oferecer um local em um shopping onde a pessoa pode degustar uma cerveja ou um chope num bar-fábrica, um ambiente que desperta a curiosidade e proporciona uma experiência de aromas e sabores da produção cervejeira artesanal”.

Ao receber a homenagem, Liesenberg agradeceu a todos os vereadores, em especial a Jens Mantau. Criticou o Plano Diretor de Blumenau e o serviço público. “Precisamos de ajuda, não queremos que os processos fiquem dormindo nos escaninhos. Tive o apoio do Jens, que não conseguiu nem um milagre ou favor daquilo que deveria ter sido feito” .

O vereador Professor Gilson (PSD) homenageou Enio Bauer. Disse que o título de Capital Nacional da Cerveja à Blumenau de nada adiantaria se a cidade não tivesse os homenageados daquele momento. Referiu-se à capacidade empreendedora e ao potencial realizador de cada um deles.

Sobre o seu homenageado, disse que aprendeu a admirá-lo pela alegria e amor como produz a cerveja Bauer e da forma como atende seus clientes. “É muito representativo quando se trabalha com muito amor e dignidade. O poder público deve tratar com carinho os empreendedores que querem se instalar em Blumenau e produzir”, observou.

Enio dedicou a homenagem a todos os cervejeiros caseiros do município, aos que estão no mercado e os que desejam ingressar. Destacou a legislação municipal de incentivo a produção cervejeira, aprovada pela Câmara no ano passado. “Graças a essa lei pude realizar o sonho de comercializar a minha primeira cerveja artesanal. Um cervejeiro caseiro precisa ser apoiado e orientado para fomentar o mercado cervejeiro ainda mais”, afirmou.

O vereador Almir Vieira (PP) entregou a comenda para Jalmei Garcia, proprietário do Madrugadão Lanches e que há cinco ano iniciou a produção do chope Oktobier. O parlamentar destacou a capacidade empreendedora do homenageado, dizendo que sente muito orgulho de entregar a ele a honraria. “Impressiona a vontade que brota de você em realizar sempre. Eu parabenizo cada um de vocês”, disse o vereador se dirigindo a todos os homenageados.

Jalmel agradeceu a toda a equipe de quase 100 colaboradores do Madrugadão. Explicou que o chope Oktobier nasceu para servir o empreendimento e destacou que as lancherias abrem 365 dias do ano. Disse que está feliz com a linha que Blumenau está seguindo para o desenvolvimento do turismo e agradeceu aos órgãos públicos de forma geral. “Encontramos dificuldades, mas também sempre encontramos alguém que nos abraça e tenta fazer o que precisamos que seja feito. Eu só tenho agradecer por estar onde estou”.

O vereador Alexandre Matias (PSDB) escolheu para homenagear o sommelier cervejeiro Reginaldo Filippus. O parlamentar destacou que ele representa o crescimento que o mercado cervejeiro de Blumenau vem tendo nos últimos anos. Disse que entre 2012 e 2018 Filippus apoiou 150 cursos, palestras e workshops relacionados a produção de cerveja, estimulando os produtores caseiros.

O homenageado convidou a todos a fomentarem o mercado de cerveja na cidade. “Tenho certeza que com muito suor conseguiremos isso, porque temos história”. Ressaltou que todos os cervejeiros têm histórias parecidas, que envolvem a união e o apoio da família e quem sem isso o sonho não seria possível de se realizar.

A última homenagem da noite foi realizada pelo vereador Bruno Cunha (PSB) a Luciano Meira dos Santos. O parlamentar comentou que a comenda celebra mais que a cerveja, porque significa a valorização das amizades, dos momentos de confraternização e de geração de empregos. “Todas as histórias desses cervejeiros se entrelaçam numa cadeia produtiva”. Sobre o homenageado, disse que Luciano representa a juventude que segue o desejo de ir adiante na valorização da cultura cervejeira. “Desejo mais e mais rodadas dessas histórias, que são uma identificação cultural do nosso município”.

Luciano afirmou que a homenagem lhe deu vontade de seguir em frente. Assinalou que atividade de produção da cerveja não apenas movimenta a economia, como também possibilita às pessoas se aproximarem de uma atividade que faz parte da cultura do povo. Por fim declarou o lema dos cervejeiros caseiros: “Beba menos, com mais com qualidade”.

A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado, 31, às 21 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também estará disponível no site Câmara: camarablu.sc.gov.br. Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB


Outros Vídeos: