Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


15/05/2019 / Câmara realiza sessão solene para entrega de moção de louvor e homenageia instituições de ensino, empresas e uma voluntária

A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa terça-feira (14) uma sessão solene de entrega de moções de louvor. Foram sete homenagens entregues a instituições educacionais, empresas e organizações sociais, pelo aniversário de fundação e pelos serviços prestados ao município.

A solenidade, no Plenário da Casa, reuniu estudantes, professores e funcionários das unidades educacionais, sócios e colaboradores das empresas, idealizadores e voluntários do projeto social, além de admiradores. Contou também com a presença da gerente regional de Educação do Estado, Dinorah Gonçalves, do vereador mirim Andrei Felipe Imthurm, que representa no parlamento mirim a Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen, uma das homegeadas, e também o assessor do deputado estadual Ricardo Alba (PSL), Felipe Bueno.

A primeira homenagem da noite foi feita pelo presidente Marcelo Lanzarin (MDB) à escola Pedro II, pelos 130 anos de fundação. O vereador contou que o educandário surgiu de um movimento de moradores luteranos inconformados com a intransigência religiosa do Padre Jacobs, que dirigia na época o Colégio Católico, atual Bom Jesus. “A escola Pedro II não é importante apenas para Blumenau, mas para toda a região, por isso nossa justa homenagem a ela e a todos que fizeram e fazem parte da sua historia. A quem com muita garra e luta fazem o árduo trabalho de educar nossas crianças e contribuir na formação de uma sociedade mais justa através da formação de seus alunos”.

O parlamentar entregou a moção ao diretor da escola, Jadir Booz, que ressaltou que todos os professores que passaram por aquela instituição contribuíram para conquistar um projeto político pedagógico de referência, voltado também para a inclusão. “São 130 anos de construção, conquistas e vitórias para que a educação pública cumprisse a missão de formar cidadãos competentes a conquistar uma vida melhor. A escola serve e serviu para formar cidadãos críticos, autônomos e criativos que lutem por uma sociedade mais igualitária”, salientou.

O vereador Professor Gilson (PSD), que indicou três homenageados, fez a segunda homenagem da noite para o Cedup Hermann Hering, pelos 40 anos de fundação. Ele destacou que teve a honra de trabalhar por quase 10 anos no Cedup e que nunca escondeu o orgulho de lecionar naquele educandário, especialmente pela equipe de profissionais, que segundo ele fazem tudo com muito amor. “É um orgulho e uma honra, por isso digo sempre que sim, sou, fui e sempre serei professor do Cedup. Ali tive os maiores desafios da minha carreira como professor”, enfatizou.

O diretor da escola, Osvaldo da Silva Sobrinho, recebeu a honraria. Disse que a história do Cedup é de 40 anos de muita dedicação para a formação de cidadãos para a vida. Registrou que a escola já formou 16.842 alunos e que atualmente são 1.600 estudantes matriculados. “Nas últimas matrículas houve filas de espera em todos os cursos que oferecemos diurnos e noturnos, o que nos deixa com muito orgulho e sinaliza o trabalho de grande relevância que fazemos para a sociedade de Blumenau e região”.

Em seguida o vereador Professor Gilson homenageou a FURB e o Centro de Centro de Ciências Econômicas da instituição, ambos pelo aniversário de 55 anos. Ao falar dos homenageados, disse que não dá para falar de um sem mencionar o outro e afirmou ser muito grato à universidade por ser quem é hoje. “Se consigo desempenhar um trabalho de qualidade aqui na Câmara, devo à minha universidade”, enfatizou. Também enalteceu o trabalho desenvolvido pela atual reitora Marcia Cristina Sarda Espíndola. “Em pouco tempo, em menos de 100 dias, a senhora devolveu o protagonismo da FURB. A universidade tem que devolver à sociedade bons profissionais e é isso o que vocês fazem”, completou.

Ao agradecer a homenagem, a reitora lembrou um pouco da história da universidade, que foi a primeira do interior do Estado e que nasceu de um apelo dos estudantes do ensino médio de Blumenau. Ressaltou que vai participar da sessão legislativa nesta quinta-feira (16) para prestar informações dos 100 dias de sua gestão. “A FURB é da comunidade. Tragam as suas demandas, porque é isso que faz todo o sentido de nós estarmos aqui”.

O coordenador do Curso de Ciências Econômicas, Ralf Marcos Ehmke, disse que o espírito da FURB é o compromisso com a qualidade de ensino. Assinalou que o curso busca reunir um conjunto de estudos para que o profissional tenha uma visão ampla e possa atender ao mundo atual.

O vereador Jovino Cardoso (PROS) prestou sua homenagem à voluntária Márcia Rodrigues pelo trabalho que desenvolve através do Projeto Sorriso, uma organização social sem fins lucrativos formada por voluntários que leva alegria aos pacientes e humanização aos setores de internação dos hospitais de Blumenau, Gaspar, Timbó, Pomerode e Ibirama. O parlamentar destacou que é um projeto desenvolvido com muito carinho e sabedoria, que leva alegria e conforto aos que sofrem num leito de hospital. Lembrou que Márcia é de origem simples e se importa muito com as pessoas. “É gratificante e emociona ver o que você faz, levada pelo coração, estendendo a mão aos outros e contribuindo para o alento das pessoas”, afirmou, ressaltando que Márcia Rodrigues esteve no programa do Sílvio Santos , do SBT, falando sobre o Projeto Sorriso.

Márcia estendeu a homenagem a todos os voluntários participantes do projeto e disse que todos têm relatos maravilhosos da experiência que vivenciam nos hospitais. “A gente leva amor e alegria, mas também saímos cheios desses sentimentos”, ressaltou, desejando aos parceiros do projeto que quando estiverem enfraquecidos e desanimados que se lembrem da frase encorajadora do Projeto Sorriso: “Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento”.

O vice-presidente da Câmara, vereador Bruno Cunha (PSB) foi o autor da homenagem ao Gula's Natural Food, pelo projeto “Consumo Consciente”. O parlamentar disse que indicou o restaurante porque o trabalho do Gula's envolve as três bandeiras que ele sempre defendeu, que são o empreendedorismo, o jovem e a sustentabilidade. Apresentou uma reportagem da TVL mostrando o projeto “Consumo Consciente”, que recicla materiais usados nas unidades do restaurante e transforma-os em novos produtos, como potes para PETs, porta-controles, cadeiras, entre outros.

O vereador disse que estendia o reconhecimento a todos os funcionários, clientes e colaboradores e que a homenagem tinha o objetivo de incentivar as pessoas a adotar práticas similares, bem como valorizar aquelas que com suas ações fazem a diferença. “Precisamos avança e avançar em muito na sustentabilidade”, frisou.

O proprietário do Gula’s, Ederson Floriano, disse que o projeto criou uma nova forma de pensar e fazer por parte dos colaboradores, promovendo e valorizando um novo conceito, que é o da “economia circular”. “Quem pensa diferente, acredita que pode fazer a diferença e aí o trabalho vem e acontece”, disse, agradecendo a homenagem porque reconhece o trabalho de quem faz diferente.

O vereador Adriano Pereira (PT) fez seu reconhecimento à Escola Estadual Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen, localizada na Vila Itoupava, pelos 65 anos de fundação. Assinalou que o tempo era pouco para relatar os detalhes importantes que mereciam ser mencionados da história da escola e do trabalho desenvolvido pelos professores, funcionários e alunos atualmente. “Desejo a todos os envolvidos muito sucesso, saúde , prosperidade e muitos anos de ensinamento e educação para os alunos, porque a educação é um processo social, é desenvolvimento. A educação transforma a todos”. O parlamentar também lamentou os cortes de recursos na educação pelo Governo Federal e argumentou sobre a importância da sociedade participar das manifestações em defesa da educação que acontecem amanhã em várias cidades do país.

A moção foi recebida pelo educador Gilbran Reis, que representou o diretor Ivan Bueno. Ele apontou que hoje o educandário conta com 30 professores e 680 alunos nos três turnos. Destacou o excelente trabalho desenvolvido pela direção e disse que a escola trabalha muito a questão da humanidade junto aos alunos e a comunidade escolar. Exemplificou que na última sexta-feira (10) um grupo de estudantes visitou o asilo e a internação do Hospital Misericórdia da Vila Itoupava, para levar um pouco de música aos idosos e acamados.

A sessão solene será reprisada pela TVL nesta quarta-feira (15), às 19h45, pelo canal 14 da NET. Também ficará disponível no site da Câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB


Outros Vídeos: