Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


27/03/2019 / Personalidades, famílias e organizações são homenageadas na primeira sessão solene do ano

A Câmara de Vereadores realizou na noite de terça-feira (26) a primeira sessão solene do ano para a entrega de moções de louvor a duas pessoas, a duas famílias e a três organizações, em reconhecimento ao serviços prestados à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do município. A solenidade, no Plenário da Casa, foi conduzida pelo vice-presidente, Bruno Cunha (PSB).

O parlamentar homenageou a advogada Sara Maria Brehm Padilha pelo excelente trabalho à frente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família de Santa Catarina) e na Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Blumenau. “A doutora Sara é uma voz de amparo a muitas pessoas que nem sempre têm a acolhida em seus lares. Ela nos ensina com as suas posturas que devemos nos sensibilizar e compreender os outros”, disse, complementando que Sara Padilha representa uma voz de amor e de compreensão aos diversos modelos de família existentes na sociedade. Afirmou ainda que ela é uma voz de amor em defesa da diversidade.

Ao receber a homenagem, Sara Padilha assinalou que trabalha há 20 anos em defesa da população LGBT, ressaltando que esse é um público que sofre preconceito cotidianamente. Ressaltou que dividia a homenagem com a sua família, marido, filho, mãe e com o falecido pai, Dr. Padilha, porque todos sempre a incentivaram. Também dedicou a honraria à equipe da Comissão da Diversidade que atua com ela e à subseção da OAB de Blumenau, agradecendo ao ex-presidente César Wolff e à atual presidente Maria Teresinha Erbs.

O vereador Professor Gilson de Souza (PSD) indicou para recebimento da moção de louvor o Corpo de Bombeiros de Blumenau pela força-tarefa designada para atuar na tragédia ocorrida em Brumadinho (MG), por ocasião do rompimento de barragem de resíduos da empresa Vale. O parlamentar destacou que a homenagem se estendia a toda a corporação, porque os demais que não participaram da missão ficaram resguardando a cidade de Blumenau. Ressaltou que Blumenau tem muito orgulho de todos os bombeiros, que são os verdadeiros heróis. “Os superpoderes de vocês são a coragem, a bravura e a vontade de ajudar os outros”, afirmou, destacando que socorrer outras famílias em outras cidades é uma atitude heroica.

A moção foi entregue ao Tenente Coronel Mombelli, integrante da força-tarefa a Brumadinho. “Mais uma vez a instituição está sendo reconhecida, mas isso não seria possível sem o apoio de todos, da Câmara, da Prefeitura e da comunidade”, disse ele, explicando que a corporação evoluiu muito desde 2008, quando atuou no desastre natural em Blumenau. Disse que evoluiu pelo treinamento que a equipe recebeu e na aquisição de equipamentos adequados para atuar em desastres e por isso foi a primeira equipe a ser chamada para atuar em Brumadinho. Disse que tudo isso também foi possível pela parceria entre o Município e o Estado e que hoje a corporação blumenauense é referência no Brasil.

A Uniasselvi, instituição de ensino superior, foi homenageada pelo vereador Jens Mantau (PSDB) pelos 20 anos de fundação. O parlamentar lembrou o início da trajetória da instituição que iniciou em Indaial e que hoje conta com cerca de 270 mil alunos em todas as regiões do País. “Não poderíamos jamais esquecer de homenagear a família Uniasselvi, que é a maior instituição de ensino de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil”, ressaltou. Ele entregou a moção para Roberto Lúcio Bueno, que representou o reitor Hermínio Kloch. Bueno, que coordena o curso de engenharia na unidade de Blumenau, destacou que a Uniasselvi conta com 10 unidades de ensino presencial, sendo dois campus em Blumenau, e com 400 polos de ensino à distância, entre centros próprios e terceirizados. “É uma honra estar aqui e fazer parte do Grupo Uniasselvi, coordenando o curso de engenharia e auxiliando na formação de muitos jovens, tanto na parte de educação, como no desenvolvimento da cidadania”, observou. A ONG Amigos da Natureza recebeu a homenagem do vereador Alexandre Caminha (PP) pelos relevantes trabalhos voluntários realizados em Blumenau em prol do meio ambiente. “Vocês, amigos da natureza, fazem a diferença na cidade de Blumenau. Vocês dão o exemplo e é isso que precisamos levar ao conhecimento da sociedade”, assinalou, lembrando que além do trabalho voluntário em favor da natureza, a ONG também realiza projetos sociais em atenção às crianças e pessoas carentes, como o Natal sem Tristeza e o Cabide Solidário. Na área ambiental, os Amigos da Natureza realizam ações de coleta de lixo dos ribeirões, criaram recentemente a ecobarreira com o objetivo de facilitar o recolhimento dos detritos nos rios, e ainda fazem coleta seletiva de óleo de cozinha.

O fundador e presidente da ONG, João Muniz, contou que ao perceber o acúmulo permanente de lixo na ponte do canto do rio, no Progresso, imaginava em criar um grupo para limpar aquele trecho. “Isso foi em 2014 e até hoje já realizamos oito etapas de limpeza do ribeirão Garcia e recolhemos no total 16 toneladas de lixo. Em todas as ações contamos com cerca de 300 voluntários”, contou, ressaltando que jamais poderia imaginar que receberia uma homenagem e que a dedicava a todos os voluntários. “O voluntariado nos enche de orgulho e de esperança”, afirmou.

O vereador Adriano Pereira (PT) entregou duas moções. A primeira foi para a Família Dias pelos seus 100 anos de história e tradição no canto de músicas de terno de reis. Ao falar sobre o grupo homenageado, o vereador assinalou que era muito difícil resumir em três minutos uma história tão linda de 100 anos de tradição. Lembrou de como a tradição iniciou pela Família Dias, em 1919, em Tubarão, e anos depois continuou no município de Presidente Nereu e mais tarde em Blumenau. “Parabenizo a Família Dias por todo o trabalho que fizeram e ainda farão cantando e encantando por onde o passam, destacando Blumenau no cenário estadual, nacional e também fora do país”, enfatizou. Em seguida a Família Dias apresentou duas canções. A honraria foi entregue a José Dias, que muito emocionado agradeceu a homenagem, que remetia às lembranças de como tudo começou. “É um momento de muita satisfação completar 100 anos de cantoria pela Família Dias, que nesse tempo, a cada Natal leva a mensagem do Menino Deus à comunidade. Deus nos deu esse dom e procuramos levar o canto para as pessoas”. A outra homenagem do vereador Adriano foi para o desenhista Luiz Cé, criador do Vovô Chopão, personagem que completou 40 anos. “O Vovô Chopão saiu do papel para se tornar vivo no coração de milhares de pessoas, tornando-se uma figura muito importante para a cultura e tradição da cidade”, disse o parlamentar, ressaltando que além do trabalho turístico, como uma das grandes atrações da Oktoberfest e símbolo da festa, o Vovô Chopão também é um personagem que leva mensagens educativas, de prevenção e de cidadania para as escolas de forma alegre e colorida, por meio de cartilhas. Acompanhado pelo Vovô Chopão e também pela Vovó Chopão, Luiz Cé agradeceu a todos os vereadores e especialmente ao vereador Adriano pela homenagem. Disse que também era um momento para agradecer a todos os familiares e amigos que o acompanharam nesses 40 anos, assim como às pessoas que fizeram com que o Vovô Chopão se transformasse no símbolo da cultura blumenauense. A última homenagem da noite foi realizada pelo vereador Marcos da Rosa (DEM) à Família Grodiski pela realização do projeto "Natal Casa Iluminada", localizada no bairro Itoupava Norte. O vereador apresentou um vídeo mostrando a família, amigos e vizinhos dos Grodiski decorando a residência e realizando também o evento social que beneficia muitas crianças. “Eles iniciaram a decoração da casa em 1996, com duas mil lâmpadas, mas hoje são quase um milhão, o que a tornou a casa mais iluminada do Brasil”, disse o parlamentar. Marcos da Rosa também falou que alguns chamam Martim Grodiski de louco, mas na sua opinião ele é um iluminado. Destacou ainda que a casa iluminada recebe cerca de 100 mil visitantes quando a decoração é inaugurada na época de Natal.

Os agradecimentos da Família foram feitos pelo filho Jean Grodiski. Ele agradeceu principalmente às empresas patrocinadoras, aos amigos e vizinhos. “Sem o apoio e o trabalho dessas pessoas nada do que fazemos seria possível”, afirmou, convidando os presentes para a inauguração da iluminação da casa em 23 de novembro.

A solenidade será reprisada pela TV Legislativa nesta quarta-feira (27), às 19h45min, e sábado (30), às 21h15 min, pelo canal 14 da Net. Também ficará disponível no site da Câmara.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB


Outros Vídeos: