Página principal
04-05-2015

Sessão Solene na Câmara de Vereadores abre oficialmente Campanha Maio Amarelo em Blumenau

  • maio_amarelo_solenidade15

    A Câmara de Vereadores promoveu, na tarde desta segunda-feira (4), a Sessão Solene de Abertura da Campanha Maio Amarelo no Plenário da Casa. Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Mário Hildebrandt (PSD), os vereadores Beto Tribess (PMDB), Célio Dias (PR), Fábio Fiedler (PSD), Jens Mantau (PSDB), Robinson Soares (PSD), Oldemar Becker (PPS) e Zeca Bombeiro (SD), além do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e representantes de órgãos e entidades ligados ao trânsito.
     
     
    Marcia Pontes, coordenadora local do Maio Amarelo, explicou que a campanha é um movimento internacional que busca um trânsito mais seguro e humano que nasceu no Brasil em 2014. Apontou que a meta até 2020 é reduzir de 23 para 11 a quantidade de mortes no trânsito para um grupo de 100 mil habitantes. “Entretanto, queremos zerar esses índices, buscamos zero mortes. Não podemos acreditar que acidentes são fatalidades. Eles são provocados. Que com nossa conduta possamos mudar a realidade e alcançar a meta de zero acidentes”, comentou.
     
    O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) considerou que o tema educação e prevenção no trânsito recorrente na Câmara, uma vez que o Legislativo é um reflexo da voz das ruas. “É da Câmara uma iniciativa bastante importante de dar evidência a essa comunhão de esforços tão necessária entre poder público e sociedade civil, no sentido da elaboração dessas estratégias conjuntas. E por isso a importância de termos o Maio Amarelo estabelecido no calendário de eventos de Blumenau”. Bernardes ainda lembrou que, no trânsito, o amarelo remete à atenção, e pediu para que haja mais atenção para a causa mais relevante, que é a vida das pessoas.
     
    O presidente do Seterb, Erivaldo Nunes Caetano Junior, o Vadinho, destacou a importância da fiscalização e da prevenção de acidentes na cidade de Blumenau. “Nosso intuito é continuar trabalhando na educação dos condutores do município para diminuir o número de acidentes.” Comentou que ao assumir o cargo, se comprometeu com o Prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) a alcançar as metas estipuladas para a gestão. Enfatizou o trabalho realizado pela Escola Pública de Trânsito na Educação dos jovens do município e afirmou que em breve Blumenau contará com 15 jovens que atuarão como agentes de trânsito.
     
    O agente Polícia Civil e um dos coordenadores do Maio Amarelo em Blumenau, Antônio Fernando das Neves Filho, alertou para os números de acidades que ocorreram no último ano. Disse que no último ano 1.956 pessoas se feriram em acidentes e foram confirmados 46 mortos em acidentes com motos. Destacou o envolvimento em prol do Maio Amarelo que atualmente possui mais de 32 entidades representativas envolvidas. “No ano passado Blumenau foi considerada a cidade que mais realizou ações de conscientizações no país.” Agradeceu em especial o apoio da Câmara de Vereadores Mirins e pediu para que os pequenos parlamentares também realizem um trabalho de conscientização nas escolas do município.
     
    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), agradeceu as mais de 30 entidades que abraçam o Maio Amarelo. “Quando fomos provocados na discussão do Maio Amarelo, pensei que devêssemos ir além, e dar o ponta pé inicial da campanha na cidade e transmitir a sessão de abertura para a comunidade através da TVL”. Citou as ações que serão desenvolvidas durante o mês em vários locais da cidade. Afirmou que a futura geração está muito mais consciente do que os atuais motoristas e esse é o melhor caminho para melhorar o trânsito do município. “Quando boas ações forem feitas e irradiadas com certeza alcançarão os resultados”.
     
    O vereador Fábio Fiedler (PSD) cumprimentou os 15 novos agentes da guarda municipal de trânsito e parabenizou a todos que buscam a melhoria do trânsito na cidade. Citou o uso de tecnologias em prol da diminuição do número de mortes no trânsito da cidade. “Enquanto vivenciarmos ações para inibir a fiscalização e a educação dos motoristas, nós não vamos chegar lá”. Citou ainda o uso de bicicletas no município. “Precisamos sim implantar as ciclovias, mas não podemos fazer algo que não leve a lugar algum. Precisamos fazer algo consciente que ligue vários pontos da cidade”, salientou.
     
    O vereador Oldemar Becker (PPS) destacou a necessidade da realização de ações para conscientizar as crianças do município. Disse que a atuação da escola pública de trânsito nas escolas é muito importante. “As crianças são os futuros condutores e com certeza ajudam educar os pais que já são motoristas.
     
    O vereador Jens Mantau (PSDB) destacou que na questão da segurança no trânsito não basta falar, mas cada um precisa fazer a sua parte. Enfatizou que a Escola Pública de Trânsito tem sido uma ferramenta importante de conscientização, e que espera que ao final do Maio Amarelo mais de 100 entidades e empresas estejam comprometidas com a causa. Também disse que é preciso mudar de hábitos, por isso desafiou a comunidade a participar, no dia 29 de maio, do Dia Sem Carro.
     
    O vereador Robinson Soares (PSD) sustentou que a realização da Sessão Solene mostra quanto é importante o tema segurança no trânsito e são necessárias ações. Apontou que rotineiramente a população se preocupa com o álcool e as drogas, mas esquece a arma que é o uso do celular ao volante. Defendeu ações concretas que possam ajudar a cidade a diminuir o número de vítimas no trânsito, justificando que só quem já perdeu um ente querido em acidente sabe a importância do controle e educação no trânsito. “Desafio que no final do mês os órgãos envolvidos na campanha possam apresentar as ações que foram realizadas em Maio com o objetivo de educar e transformar essa realidade”, complementou.
     
    Para o vereador Zeca Bombeiro (SD), é impossível fazer o Dia sem Carro em Blumenau, devido à falta de segurança em importantes vias de escoamento como a BR-470, Werner Duwe e Dr. Pedro Zimmermann. Porém, sugeriu que se faça o Dia da Carona Solidária. Defendeu ainda a instalação de faixas de pedestres elevadas na cidade, que foram responsáveis por diminuir o número de atropelamentos em Brusque e Balneário Camboriú. Ao final, destacou que “o Maio Amarelo veio a calhar para que os vereadores unam esforços para fazer funcionar a mobilidade urbana na cidade”.
     
    Fotos: Vivian Persuhn | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB