Página principal
28-08-2019

Servidores e estagiários da Câmara participam de palestra sobre educação financeira

  • educacaofinaceira28ago19

    A Escola do Legislativo Fritz Müller promoveu, na tarde desta quarta-feira (28) uma palestra sobre educação financeira para servidores e estagiários da Câmara de Vereadores.

    O evento aconteceu no Plenário da Casa, e foi ministrado por dois consultores financeiros, Luiz Fernando Lima da Cruz e Ronaldo Saito.

    Na palestra, os consultores apresentaram o básico da educação financeira: a gestão de ativos, de despesas e de renda, analisando onde é possível otimizar o dinheiro para começar um planejamento financeiro.

    “Mostramos aos participantes como uma pequena mudança nos hábitos pode fazer uma grande diferença lá na frente, e que esses ganhos dependem de três fatores: tempo atrelado à disciplina, recebimento de juros compostos e tomar decisões corretas. Frisamos sempre que o mais interessante é se programar para uma troca, uma compra, evitando o pagamento de juros”, ressaltou Luiz Fernando.

    A assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Lopes Turcati, assinalou que a iniciativa da palestra partiu do gabinete do vereador Professor Gilson (PSD), e que a atividade contou com a participação de alguns acadêmicos da Furb, que acompanharam o evento. “O pessoal interagiu bastante com os palestrantes e aproveitou muito. Tenho certeza que esse evento enriqueceu o conhecimento financeiro de todos os participantes”.

    A servidora Edite Aparecida Adriano, que participou da formação, avaliou que já segue muitas diretrizes apresentadas pelos consultores e acredita que está no caminho certo, mas ressaltou que é muito importante que a Escola do Legislativo tenha trazido esse assunto aos servidores. “Muitas pessoas não têm o conhecimento de como se faz um planejamento familiar e o controle de gastos. Achei muito interessante essa iniciativa para esclarecer essas pessoas para que façam o acompanhamento de suas finanças e no final do mês não gastem mais do que ganham”.

    A Escola do Legislativo vai buscar viabilizar um segundo encontro com o tema “investimentos” a pedido dos participantes.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB