Página principal
19-07-2018

Secretário municipal de Desenvolvimento Social esclarece informações sobre fechamento do Centro POP

  • tribunaOSCAR19jul18

    O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Oscar Guilherme Grotmann Filho, fez uso da Tribuna Livre na sessão desta quinta-feira (19), para esclarecer aos vereadores e à comunidade algumas informações que estão sendo divulgadas nos meios de comunicação sobre o fechamento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

    Apontou que circularam informações falsas e infundadas de que os servidores seriam realocados e de que os móveis seriam doados. “Pessoas disseram na mídia que nós queríamos fazer uma ‘limpeza étnica’ em Blumenau e deixar de atender a população em situação de rua porque as eleições estariam próximas”, disse com indignação.

    Esclareceu ainda que haverá o fechamento daquela sede física, mas que a ideia do governo municipal e da secretaria é fazer uma mudança no centro, no sentido de aprimorar os serviços oferecidos a essa população e os profissionais estão sendo capacitados para isso. “Nós deixamos de ser uma Secretaria de Assistência Social para ser a Secretaria de Desenvolvimento Social. Não queremos continuar perpetuando o assistencialismo. Chega de só ficarmos dando pão e não ensinar a pescar. A ideia é fazer uma reformulação, vamos fazer uma abordagem social mais efetiva. A intenção é empoderar as pessoas, fazer com que o cidadão que está em situação de rua saia daquele estágio. Se ele quiser ele consegue”, disse.

    O secretário municipal esclareceu que as pessoas que quiserem permanecer naquela situação serão atendidas pelo serviço, como já acontece, e não seriam abandonadas sem proteção como circulou na mídia. “O veículo de abordagem social possui casacos, agasalhos e cobertores para aqueles que não querem sair daquele estágio, principalmente agora no inverno. Os educadores sociais têm preparo para tentar convencê-los a sair do local. Existem muitos que aderem ao sistema e aos serviços, mas a maioria prefere ficar na rua. Nós temos que respeitar isso, o direito de ir e vir de cada um, mas estamos ofertando o serviço e nesta mudança serão oferecidas passagens e assistência para saírem da cidade”.

    Explicou que a prerrogativa do Centro é possibilitar as condições de acolhida da rede socioassistencial, contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas do usuário e atender, contribuir, resgatar e preservar a integridade e autonomia da população em situação de rua.

    Por fim, informou que a secretaria esteve reunida com representantes do Ministério Público, Judiciário e com os moradores de rua para discutir esta questão, sendo que ficou agendada uma nova reunião no dia 18 de setembro para a criação de um comitê que ficará responsável por trabalhar esta política. “Mas para esta situação se resolver, primeiramente, é necessário a rede em funcionamento com as secretarias de Educação e Saúde trabalhando em conjunto, falando a mesma língua, e isso, muitas vezes, não acontece”, pontuou, pedindo o apoio e a contribuição dos vereadores com ideias e sugestões para ajudar a pasta.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB