Página principal
05-12-2017

Secretário Ivo Bachmann defende na tribuna importância da revisão do IPTU

  • tribuna5dez17_1

    O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann, ocupou a Tribuna Livre, durante a sessão desta terça-feira (5), para dar esclarecimentos sobre as modificações na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Ele ressaltou que havia uma defasagem de 30 anos no valor do imposto que incide sobre os terrenos, o Imposto Territorial. Explicou que a legislação que trata do reajuste começou a ser discutida em 1987 e finalizada em 1990, e que desde lá houve somente a aplicação da correção monetária, o que levou ao grande desequilíbrio entre os valores.

    “As diferenças são exorbitantes, ocasionando uma situação de injustiça muito grande entre os cidadãos blumenauenses. Por isso a readequação de valores do metro quadrado”, assinalou, ressaltando que a diferenciação dos valores diz respeito ao metro quadrado dos terrenos.

    Ele explicou que o município foi dividido em quatro zonas fiscais, definidas conforme a infraestrutura dos serviços públicos existentes em cada região. Ressaltou que naquela época existiam duas mil ruas em Blumenau e que hoje são mais de quatro mil vias.

    Informou que a Secretaria está disponível para esclarecer os proprietários sobre a importância da readequação dos valores e apresentou vários exemplos de imóveis em que o reajuste não impacta tanto sobre o imposto. Ressaltou ainda que 90% dos proprietários vão pagar até R$ 50,00 a mais por ano.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa – RV | Site CMB