Página principal
29-08-2019

Secretaria Municipal de Saúde faz prestação de contas na Câmara

  • audiencia_saude_prestacao_contas29ago19

    Cumprindo a determinação legal de prestação de contas quadrimestral da Secretaria de Promoção da Saúde, o secretário da pasta, Winnetou Krambeck, compareceu à Câmara na manhã desta quinta-feira (29) para apresentar o relatório do quadrimestre janeiro a abril de 2019.

    O secretário e sua equipe apresentaram os números registrados no período, incluindo atendimentos nas diversas esferas e também receitas e despesas, conforme apresentação anexa.

    Um dos pontos ressaltados pelo secretário foi o aumento do número de atendimentos ao cidadão. “Percebemos que há uma saída de pessoas da assistência privada e estão vindo para o Sistema Único de Saúde. Percebemos um aumento entre 10 a 15% nos atendimentos médicos, de farmácia e vacinação. Em compensação, o estado ainda não nos remete os recursos adequados ao nosso município, e a prefeitura acaba aportando 32% do orçamento na saúde, sendo que por lei seriam 15%”, assinalou.

    Ele lembrou que o SUS é feito de forma tripartite, com os entes federal, estado e município. “Precisamos que o estado dê um aporte financeiro maior para os municípios para que a cidade consiga continuar prestando um serviço de qualidade”.

    O presidente da Câmara, Marcelo Lanzarin (MDB), ressaltou que essa é a nova realidade econômica do país. “Nos últimos anos mais de três milhões de pessoas deixaram de ter seus planos de saúde no Brasil, o que fez com que houvesse um aumento significativo na demanda e os recursos repassados não acompanharam essa evolução”, frisou.

    Lanzarin ainda sugeriu à secretaria que haja um aumento na utilização do chamado matriciamento, uma ferramenta que se utiliza na gestão pública e com a qual é possível aproximar as referências da atenção básica, seja no acompanhamento do paciente ou orientação dos profissionais. “O que cobramos aqui é que o matriciamento vá além da saúde mental, que se resgate também na saúde do idoso, no atendimento ao trabalhador e nas vigilâncias, pois essa é uma ação de gestão que auxilia no processo de atendimento à população”.

    Relatório Detalhado do Quadrimestre I – 2019 SEMUS

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
    Fotos: Imprensa CMB