Página principal
05-02-2020

Reunião preparatória orienta vereadores mirins da Legislatura 2020

  • mirins5fev20_prepar

    A assessoria do Programa Vereador Mirim de Blumenau recebeu os vereadores mirins titulares da Legislatura de 2020 em uma reunião preparatória realizada na manhã desta quarta-feira (5). A reunião, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, serviu para dar as boas-vindas aos novos parlamentares mirins titulares, prepará-los para o mandato e ambientá-los do que é o programa.

    A instrução foi ministrada pelo coordenador de Apoio do Programa Vereador Mirim, Ramsés Oliveira Costa, que explicou como o programa foi criado, qual o seu objetivo e como é o seu funcionamento, pautando-se no Regimento Interno Mirim. “Os estudantes chegam à Câmara sem conhecer com profundidade o programa, por isso eu detalhei artigo por artigo de boa parte do Regimento Interno Mirim e houve interação da parte deles, no sentido de questionarem e tirarem suas dúvidas e pude esclarecer os itens. Esta formação é fundamental para que conheçam as regras do jogo, pois, conhecendo o Regimento Interno Mirim eles acabam tendo um aproveitamento maior de tudo que podem fazer durante o ano”, salientou, acrescentando que a parte dos projetos de lei descrita no regimento será tema para outra formação.

    A vereadora mirim titular Brenda Espig, da Escola Básica Municipal Machado de Assis, apontou que a formação foi interativa e importante, previu que será um ano de muita evolução, com muitos aprendizados, de divertimento, mas ao mesmo tempo de bastante responsabilidade.

    Já a vereadora mirim titular Marcela Farias, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, avaliou a formação como fundamental para conhecer e ter uma introdução das funções e atividades que vão desempenhar durante o ano. “A expectativa é de superar a cada dia a timidez, falar melhor em público e sair daqui com muitos conhecimentos”, apontou.

    Após a explanação, a Escola do Legislativa fez sua primeira visita guiada pela Casa Legislativa com os parlamentares mirins. A coordenadora pedagógica da escola, Zilda Rodrigues Roecker, levou os estudantes para conhecerem alguns setores como a Ouvidoria, a Controladoria, a Câmara Mirim, a TV Legislativa e também fizeram uma visita ao gabinete do vereador Professor Gilson (PSD), segundo secretário da Câmara Municipal. “Foi gratificante poder explicar aos parlamentares mirins e mostrar os espaços da Câmara, onde vão conviver neste ano. Os aprendizados que vão ter aqui durante o ano, podendo vivenciar o que é ser um agente político, vão levar para a vida e poderão multiplicar para outras pessoas esses aprendizados”, pontuou a coordenadora.

    Zilda também adiantou o planejamento da escola neste ano para este público específico. Ressaltou que a partir da próxima segunda-feira (10), à tarde, os vereadores mirins titulares e suplentes vão receber o curso de oratória, ministrado pelo professor Carlos Alberto Bittencourt. Informou que serão abordados itens como: postura, dicção, elaboração de discurso, postura diante do público, entre outros aspectos. O curso será realizado na segunda-feira (10), quarta-feira (12) e sexta-feira (14), à tarde, e terça-feira (11) e quinta-feira (13), no período matutino.

    Zilda informou que, ao longo do ano, a escola prevê também a oferta de oito oficinas temáticas que fazem parte da Formação Continuada dos Vereadores Mirins. Assuntos como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Fake News, Empreendedorismo e Liderança serão abordados nas oficinas.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB