Página principal
19-03-2019

Representante dos trabalhadores da URB pede que vereadores impeçam o fechamento da companhia

  • tribuna19marco19

    No início da sessão ordinária desta terça-feira (19) o advogado Célio Hohn ocupou a tribuna livre representando o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Imobiliária de Blumenau e o Sindicato dos Trabalhadores de Asseio e Conservação e falou sobre o encerramento das atividades da URB – Companhia Urbanizadora de Blumenau. Ele sustentou a luta das entidades com o Ministério Público para garantir o emprego dos trabalhadores.

    Lembrou que a URB surgiu em 1971, quando o prefeito era Evelásio Vieira. Sustentou que desde lá a Companhia prestava serviços à cidade de Blumenau. Lembrou de uma época em que a prefeitura terceirizava o serviço de manutenção. “A terceirização é feita através de licitação num período muito curto e isso dificulta as rescisões de contrato. Nenhuma das empreiteiras cumpriu seu papel e isso trouxe prejuízos para a cidade, que tinha que arcar com esses prejuízos”, defendeu.

    Lembrou que, com virtudes e defeitos, a URB prestou serviços por mais de 30 anos em Blumenau. “Os defeitos da urbanizadora não foram culpa dos 612 trabalhadores que ela empregava até a semana passada, mas são vícios que a própria administração pública tem”, enfatizou. Sustentou que se a URB continuasse produzindo asfalto para a cidade, a prefeitura teria asfalto por quase um terço do preço praticado atualmente pelo mercado.

    Disse que os sindicatos estão na luta junto com o Ministério Público do Trabalho para garantir o emprego dos trabalhadores. “Muitos deles são pessoas de idade. Onde vão conseguir serviço?”, questionou. Sugeriu que os vereadores conheçam o trabalho realizado em capitais como Curitiba e Florianópolis. “Sejam racionais com a nossa cidade. Convençam o prefeito a enxugar demitindo aqueles que não trabalham”, clamou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB