Página principal
23-04-2019

Representante da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica registra preocupação com poluição sonora

  • tribuna23abril19

    No início da sessão ordinária desta terça-feira (23) o engenheiro e representante da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, Rafael Schmitt, ocupou a tribuna livre para falar da poluição sonora e convidou a comunidade a participar do Manifesto do Silêncio, alusivo ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD), no dia 24 de abril.

    Disse que segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde a poluição sonora é o segundo maior poluidor ambiental do mundo. Assinalou que a maioria da poluição sonora é gerada por carros e caminhões. “O principal ruído das comunidades é promovido por carros”, afirmou.

    Apontou os principais problemas de saúde provocados pela poluição sonora, como perturbação, distúrbios, estresse, pressão alta, colesterol e outros. “Cerca de 6% das pessoas do mundo possuem perda auditiva e em 2050 esse número deve subir para 9%”, mencionou.

    Destacou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas no mundo inteiro para conscientizar as pessoas e comentou a realização de palestras em escolas de Blumenau. Entre as atividades propostas está o Manifesto do Silêncio que será realizado nesta quarta-feira (24), das 14h25 às 14h26 – serão 60 segundos de silêncio, a fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana da população.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB