Página principal
31-07-2018

Relações diplomáticas entre Blumenau e Áustria são tema de pronunciamento dos cônsules na tribuna

  • banner con

    A tribuna livre da sessão desta terça-feira (31) foi ocupada pelo cônsul honorário da Áustria em Blumenau, Mauro Kirsten, e pelo cônsul do Brasil na Áustria para a região do Voralberg, Lothar Wolff. Eles vieram falar da relação existente entre os dois países e de como os consulados contribuem com empresários e a população blumenauense nessa relação.

    “Quero agradecer pelo espaço que essa Casa nos concedeu para poder tratar nesta tribuna dos assuntos que ligam Blumenau e Áustria. Nesse 31 de julho comemoramos três anos de consulado da Áustria em Blumenau”, disse o cônsul Mauro Kirstner. Ele fez vários elogios e menções ao colega austríaco Lothar Wolff, ressaltando que o cônsul da Áustria é como um livro de cabeceira para as consultas sobre todas as situações que envolvem as relações entre Blumenau e a Áustria.

    Ressaltou que Lothar Wolff tem um grande amor pelo Brasil e especialmente por Blumenau. Há 25 anos o cônsul austríaco veio trabalhar na cidade, a convite do cônsul honorário da Alemanha à época, Hans Prayon, e casou-se com uma blumenauense.

    Ao se pronunciar, Lothar Wolff agradeceu a homenagem que recebeu recentemente pela Câmara de Vereadores, quando foi agraciado por uma moção de louvor pelos serviços prestados ao município na área da diplomacia. “Quando cheguei aqui há 25 anos, não pensei que me apaixonaria tanto por um país e por uma cidade. Logo me senti em casa”, assinalou, enfatizando que quando voltou à Áustria, casado, fez questão de continuar falando português.

    Destacou que ao ser convidado para ser cônsul do Brasil pensou em ajudar os blumenauenses e afirmou que é o que tem feito. Disse que na região de Voralberg, com cerca de 350 mil habitantes, vivem 3.500 brasileiros. Desses, mais ou menos 60% são catarinenses e 50% são de Blumenau. “Logicamente temos com os blumenauenses uma relação muito intensa, muitos vêm à minha casa”.

    O cônsul Mauro Kirsten ressaltou que Blumenau desperta cada vez mais para as relações internacionais com os países da Europa e que atualmente há um alinhamento de um bloco europeu no município, com a presença dos consulados da Alemanha, Áustria, República Tcheca e Itália. “Blumenau tem vocação para se relacionar com a Europa e precisa desses consulados”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB