Página principal
21-10-2019

‘Qualidade de vida e saúde mental’ é tema de palestras na Câmara

  • palestra_cipa21out19

    Os servidores da Câmara participaram, nesta segunda-feira (21), de palestras com o tema “Qualidade de vida e saúde mental”, que aconteceram nos dois turnos, no Plenário da Casa. O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Blumenau (Ascamblu). No período da manhã, a palestrante foi a psicóloga Josenaide Chiarelli, pós-graduada em Neuropsicopedagogia e pós-graduanda em Cuidados Paliativos. Já no período da tarde a palestra foi realizada pela psicóloga Vanessa Beck, especialista em Psicologia Hospitalar e especialista em Saúde. Ambas as psicólogas são funcionárias do Hospital Santa Isabel.

    A psicóloga Josenaide Chiarelli abordou o conceito de qualidade de vida, quais os elementos necessários para ter qualidade vida, a importância de se ter hábitos saudáveis e fez uma dinâmica para as pessoas refletirem sobre os seus hábitos, chamando atenção para a importância de se autoconhecerem e de olharem para dentro de si mesmas. Também trouxe o conceito de saúde mental, alguns problemas de saúde mental, chamando atenção principalmente para o suicídio. Apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que apontam que cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida. Outro dado apresentado foi que no Brasil, em média por ano, 11 mil pessoas tiram a própria vida.

    “É importante nós falarmos sobre o suicídio, muitas dessas mortes acabam não tendo uma divulgação e eu observo que a taxa é muito grande em Blumenau e região. Lá no hospital estamos recebendo muitas tentativas de suicídio, por isso eu vejo como importante trazer este assunto para reflexão e discussão com a sociedade. As pessoas não tentam tirar a própria vida porque são covardes, mas sim para terminar com a dor, com o sofrimento. Não é porque não está sangrando que não está doendo”.

    A coordenadora de Estudo e Apoio Social da Câmara, Edite Adriano, avaliou que a palestra foi importante para refletir sobre a necessidade de se autoconhecer e de aprender a gerar bons pensamentos. Também disse que a ajudou a compreender que a qualidade de vida e saúde mental estão interligadas. “A qualidade de vida engloba as questões física, psicológica, emocional, espiritual, social e de relacionamentos, entre outras, e dentro disso tudo, precisamos buscar a estabilidade para ter uma vida mais harmônica, feliz e saudável”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB/Lucas Prudêncio