Página principal
18-09-2018

Protocolo Intersetorial de Atendimento às Pessoas em Risco de Suicídio é apresentado e discutido na Câmara

  • protocolo_suicidio18

    A Câmara de Vereadores de Blumenau sediou, na noite desta segunda-feira (17), um encontro para a apresentação do Protocolo Intersetorial de Atendimento às Pessoas em Risco ou Tentativa de Suicídio em Blumenau. O documento foi formulado pela Câmara Técnica de Prevenção, no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública, que envolve órgãos de segurança pública e de prevenção e também várias secretarias da Prefeitura de Blumenau. O evento, que aconteceu no plenário, faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

    O momento contou com as presenças do diretor de Políticas Integradas de Segurança da Secretaria de Defesa do Cidadão, Fabiano Eduardo Pamplona, do vereador Professor Gilson de Souza (PSD), da enfermeira da Secretaria municipal de Promoção da Saúde, Larissa Barreto, da coordenadora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Luciana Dalpasquali, além de outras autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade.

    O diretor de Políticas Integradas de Segurança da Secretaria de Defesa do Cidadão, Fabiano Pamplona, explicou que se criou o grupo gestor e a partir dele foram criadas três câmeras técnicas, sendo que uma delas é a de prevenção ao suicídio. “A Câmara Técnica prioriza este tema porque as ocorrências estão cada dia mais assustadoras. O protocolo foi criado para organizar o atendimento a essas pessoas, mas é importante trabalhar a prevenção e orientar as pessoas de onde e a quem procurar quando estão passando por dificuldades. Nós precisamos unir esforços, juntamente com o Centro de Valorização da Vida (CVV), para intensificar o trabalho de prevenção e de cuidado das famílias, por isso o protocolo já está implantado, já está sendo trabalhado para sair do papel e podem ocorrer melhorias”.

    A enfermeira da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, Larissa Barreto, foi quem apresentou o protocolo. O documento tem como objetivo organizar o fluxo de atendimento, oferecer tratamento eficaz e capacitar profissionais da rede de serviços para o combate e monitoramento de casos de suicídio em Blumenau. “Não existia protocolo de atendimento a essas vítimas que acabavam ficando no limbo, necessitando de auxílio seja do lado familiar ou instituições de saúde. Enxergando essa necessidade, nós procuramos colocar no documento a função de cada instituição para fazer o encaminhamento correto, atendimento de forma adequada e assertiva de cada pessoa quando relacionado ao risco de suicídio”, explicou. Ela acrescentou que o documento é um norteador do trabalho e o próximo passo é o de sensibilizar a população a falar mais sobre o assunto, a quebrar os mitos e de divulgar que existem meios de buscar ajuda e tratamento.

    O vereador Gilson de Souza destacou a importância de se falar abertamente sobre o suicídio. “É um assunto complicado de se falar, mas temos que falar. Cada vez mais, vem aumentando os índices de suicídio e não podemos nos omitir, nós temos que conversar sobre isso. Eu enquanto educador presencio isso nas escolas, entre os jovens e adolescentes. Nós precisamos tocar no assunto, trabalhar em conjunto, sendo Câmara de Vereadores, poder público, entidades discutindo e debatendo de forma especializada para diminuir os números que são alarmantes na cidade”.

    A coordenadora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Luciana Dalpasquali, justificou a participação do setor neste evento, explicando que um dos objetivos da escola é trabalhar o exercício da cidadania. “A prevenção ao suicídio vem ao encontro disso pelo direito à qualidade de vida. Hoje, observamos que o suicídio é um problema de saúde pública, já considerado pela Organização Mundial de Saúde, e temos que oportunizar as discussões sobre o tema, focando sempre na prevenção”.

    A Campanha do Setembro Amarelo teve início em 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, focando sempre a questão de que falar é a melhor prevenção. Durante todo o mês são realizadas ações a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área da saúde e de outras áreas afins para os sintomas deste problema, ressaltando que essa é uma questão de saúde pública.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
    Foto: Escola do Legislativo Fritz Müller