Página principal
16-04-2019

Programação do Maio Amarelo é lançada na Câmara de Vereadores em encontro com a imprensa

  • Maio amarelo tratada

    Na manhã desta terça-feira (16) foi realizado, no plenário da Câmara de Vereadores, um encontro com a imprensa para o lançamento do Maio Amarelo 2019. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller em parceria com a Comissão Municipal do Maio Amarelo. A programação do Maio Amarelo neste ano conta até agora com 86 eventos (calendário anexo) durante todo o mês de maio, além de uma qualificação para multiplicadores do movimento, que será realizada no dia 24 de abril. A cada ano, um tema diferente é abordado pelo movimento no Brasil e o deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

    Calendário Maio Amarelo

    Estiveram presentes no encontro o prefeito municipal, Mário Hildebrandt, o presidente da Câmara, Marcelo Lanzarin, o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, o secretário Municipal da Defesa do Cidadão, Carlos Olimpio Menestrina, o coordenador no Movimento Maio Amarelo em Blumenau e diretor de Políticas Integradas de Segurança da Secretaria de Defesa do Cidadão, Fabiano Pamplona, o representante da Comissão Municipal do Maio Amarelo, Paulo Kramatscheck, os vereadores Alexandre Caminha, Jens Mantau e Jovino Cardoso, além da Assessora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Patricia Lopes Turcati.

    O presidente Marcelo Lanzarin lembrou que os acidentes de trânsito se tornaram uma questão de saúde pública. “Temos um número significativo de pessoas que por conta de acidentes de trânsito utilizam o Sistema Único de Saúde, mas muitas delas acabam apresentando sequelas para o resto da vida. Boa parte dos leitos dos nossos hospitais são ocupados por pacientes jovens, politraumatizados, vítimas de acidentes de trânsito. Precisamos disseminar por toda a cidade essas ações e que tenhamos êxito em diminuir a incidência dos acidentes na nossa região”.

    O prefeito Mário Hildebrandt apontou melhorias que a prefeitura vai realizar em prol da segurança viária. “Através do Plano de Segurança Viário vamos fazer investimentos de quase R$ 20 milhões para a mudança do sistema semafórico da cidade, além de investimentos em semáforos sonorizados, em 28 novos semáforos em frente às escolas para, assim, liberar 28 agentes de trânsito para realizarem ações em bairros da cidade. Fiz questão de estar aqui para trazer essas informações e parabenizar todos os que estão engajados em torno de uma coisa só: a preservação da vida do cidadão, e esse é o objetivo do Maio Amarelo”.

    O secretário Municipal da Defesa do Cidadão, Carlos Olimpio Menestrina, ressaltou que além do desafio da mobilidade urbana, outro grande desafio da área de segurança no trânsito passa pela educação, conscientização e pela mudança de comportamento.

    O presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, assinalou que Blumenau está entre as 10 cidades com o maior índice de veículos por habitante. “São 260 mil veículos para 350 mil habitantes”, registrou. Ele apontou que as ações para diminuição de acidentes de trânsito, feitas pelo poder público e também pela comunidade, vem dando resultados. “Em 2010 tivemos 61 mortos no trânsito da cidade. No ano passado foram 21, uma redução de um terço, apesar do número da frota aumentar em quase 45%”. Porém, o presidente do Seterb ponderou que nesse início de ano já foram registradas 10 mortes, e explicou que 2019 vem sendo um ano atípico em vários municípios.

    “O objetivo principal do Maio Amarelo é a conscientização da população para a humanização do trânsito, pois os acidentes de trânsito custam em torno de R$ 518 bilhões por ano, e a tendência é que esses números dobrem até 2021”, alertou o coordenador no Movimento Maio Amarelo em Blumenau e diretor de Políticas Integradas de Segurança da Secretaria de Defesa do Cidadão, Fabiano Pamplona. Ele ainda frisou que o Maio Amarelo é muito forte pelas entidades civis que se envolvem no trabalho. “Temos de 25 a 30 entidades trabalhando para organizar um Maio Amarelo cada vez mais efetivo”, disse.

    A apresentação do calendário dos eventos foi feita pelo representante da Comissão Municipal do Maio Amarelo, Paulo Kramatscheck. “Temos 86 eventos programados, com uma diversidade que busca atender a toda a população em seus diversos segmentos, da pré-escola à universidade. São 29 palestras voltadas ao público em geral e pedimos o engajamento da imprensa na divulgação do Maio Amarelo para a população”. Ele ainda frisou que o número aceitável de mortes no trânsito deve ser zero, e é isso que o Maio Amarelo busca, através da disseminação de conhecimento.

    O vereador Jens Mantau lembrou que a Câmara vai realizar, no dia 30 de abril às 19 horas, uma audiência pública para tratar da violência no trânsito. “Queremos que a sociedade participe do debate com os vereadores sobre soluções para o grande número de mortes no trânsito. Queremos estar sintonizados com o munícipe e realizar ações antes do mês de maio e não somente no mês de maio”, ressaltou.

    O vereador Alexandre Caminha lembrou que a conscientização deve partir de cada um, enquanto motoristas e pedestres, buscando fazer a diferença para um trânsito mais seguro. “As pessoas precisam lembrar que as ações do Maio Amarelo devem ser aplicadas todos os dias. Deixo aqui o questionamento: o que você tem feito por um trânsito melhor todos os dias?”.

    Escola do Legislativo vai promover qualificação para multiplicadores do movimento

    A Câmara de Vereadores, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, vai promover, na próxima quarta-feira (24), das 13h30 às 18h, a III Qualificação de Multiplicadores do Movimento Maio Amarelo na cidade. O evento acontecerá na Escola Técnica de Saúde (ETSUS Blumenau “Dr. Luiz Eduardo Caminha”), localizada na Rua Dois de Setembro, nº 1510, no bairro Itoupava Norte.

    O evento tem como principal objetivo dispor de informações técnicas e instrumentais para qualificar multiplicadores que desenvolverão momentos de debates e palestras no mês de maio em diversos locais, como escolas, ambulatórios, ESF’s, universidades e grupos da sociedade civil organizada. Os interessados em participar poderão se inscrever, gratuitamente, pelo site camarablu.sc.gov.br/inscricoes/ ou no dia do evento. As vagas são limitadas, sendo disponibilizadas aproximadamente 180 vagas.

    O público-alvo são profissionais de educação, lideranças da comunidade, representantes de autoescolas, de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, de universidades, de entidades religiosas, de conselhos municipais e de Assistência Social e agentes públicos e políticos. A capacitação também é aberta para a comunidade em geral.

    A programação do evento contará com quatros palestras. Os temas abordados serão o Histórico Maio Amarelo municipal e a importância do movimento; Noções básicas de legislação de trânsito; Acidentes de trânsito e postura ética de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

    Esta qualificação foi instituída pela Escola do Legislativo Fritz Müller em 2017 e vem ao encontro de um dos pilares trabalhados pelo órgão, que é a educação para a cidadania. “O evento tem como objetivo qualificar líderes para serem multiplicadores de boas ideias e ações e que, assim, possam realizar atividades em suas comunidades e escolas com qualidade. Nós estamos muito satisfeitos pela repercussão que este evento vem tomando e, principalmente, que o nosso foco e objetivo está sendo atingido”, destacou a assessora da escola, Patricia Lopes Turcati.

    Confira a programação:

    13h30 – Credenciamento;

    13h45 – Abertura;

    14h às 14h30 – Histórico Maio Amarelo Municipal e a importância do movimento.
    Palestrante: Antônio Fernando das Neves Filho – Representante da Comissão Maio Amarelo;

    14h30 às 15h15 – Noções Básicas de legislação de trânsito
    Palestrante: Emerson Andrade – Polícia Militar Rodoviária de Blumenau;

    15h30 às 16h15 – Acidentes de trânsito
    Palestrante: Jaime Hort – DPVAT;

    16h15 às 17h – Postura ética de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.
    Palestrante: Fábio Campos – Especialista em trânsito;

    17h15 às 18h – Seleção dos trabalhos pedagógicos para exposição do Maio Amarelo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Adriano Raulino – Imprensa CMB