Página principal
18-12-2017

Programa Vereador Mirim apresenta retrospectiva da Legislatura de 2017

  • logo_vereador_mirim16

    A assessoria do Programa Vereador Mirim de Blumenau, juntamente com as coordenações pedagógica e de apoio, divulgou um balanço das principais atividades realizadas na Legislatura de 2017. Durante o mandato foram promovidas 16 sessões ordinárias, três solenes, sendo duas de homenagens, e duas itinerantes.
    Nas sessões ordinárias, os vereadores mirins discutiram, votaram e aprovaram 129 requerimentos. Os documentos foram encaminhados para as autoridades e órgãos públicos competentes, reivindicando melhorias para as escolas e bairros do município. Os legisladores mirins também aprovaram 10 moções de louvor neste ano.

    Durante as reuniões ordinárias da Câmara Mirim ocuparam a Tribuna Livre a diretora de Patrimônio Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry; a coordenadora do Movimento Março Roxo Blumenau, Priscila Krieger; o chefe de gabinete da presidência da Câmara de Canoinhas, Helton Schupel Witt; o diretor-adjunto da Escola Básica Municipal Adelaide Starke, Gilberto Valdemiro Pôncio; o educador ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Faema), José Sommer; o vice-presidente da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB), Michel Kleinschmidt; a ex-vereadora de Blumenau e atual diretora de Comunicação da Associação de Proteção Animal de Blumenau (Aprablu) Evelin Huscher; o ex-presidente do Poder Legislativo de Blumenau, Ivo Hadlich, a juíza de Direito titular da 1ª Vara Cível de Blumenau e juíza Eleitoral em atuação na 3ª Zona Eleitoral, Quitéria Tamanini Vieira Péres, ex-parlamentares mirins das legislatura anteriores, entre outros. Durante as reuniões ordinárias, alguns parlamentes do município que também utilizaram deste espaço foram Alexandre Caminha (PROS); Almir Vieira (PP); Alexandre Matias (PSDB); Professor Gilson; Ricardo Alba (Patriota) e Lenilso Silva (PT).

    Uma das sessões solenes realizada foi para homenagear os professores de Blumenau pela passagem do Dia do Professor, no mês de outubro. Também foi realizada uma solenidade, no início da legislatura, para dar posse aos legisladores mirins.

    A Câmara Mirim de Blumenau promoveu ainda, em agosto, uma solenidade em homenagem aos 18 anos do Programa Vereador Mirim. Um dos objetivos da sessão solene foi homenagear personalidades e entidades que idealizaram e apoiaram o programa ao longo desse período. Além disso, foi uma forma de promover um reencontro dos ex-vereadores mirins para compartilharem suas experiências após a passagem pelo projeto.

    Durante esta legislatura, os vereadores mirins titulares realizaram votações para a escolha da composição da Mesa Diretora mirim do primeiro e segundo semestres. Thomas Otte Corrêa, da Escola Barão do Rio Branco, assumiu a presidência no primeiro semestre. Já o vereador mirim titular Pedro Antônio Resende Fogaça, representante do Colégio Sagrada Família, foi quem comandou os trabalhos no segundo semestre da Legislatura de 2017.
    As reuniões itinerantes aconteceram na Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke e no Colégio Sagrada Família. O primeiro educandário foi o da vereadora mirim titular desta legislatura, Amanda Hillesheim Salm. Já o segundo educandário foi representado pelo vereador Pedro Antonio Resende Fogaça. Essas sessões visam à difusão, nas escolas, dos projetos em tramitação na Câmara municipal, as funções dos vereadores e do Poder Legislativo e, principalmente, favorecer atividades de discussão e reflexão dos problemas do município.

    Nas reuniões mirins, os estudantes abordaram, em seus pronunciamentos na tribuna, assuntos envolvendo o cotidiano da cidade, principalmente no que se refere à realidade dos educandários e da comunidade, onde estão inseridos.

    Atividades complementares
    Além disso, durante este mandato, os parlamentares mirins titulares e suplentes participaram do Curso de Comunicação Verbal e Oratória, que foi uma promoção entre a Câmara Mirim e a Escola do Legislativo Fritz Müller; da Oficina “Falando Seus Direitos”, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), de Joinville. Também fizeram uma palestra, onde relatam suas experiências na Câmara Mirim em visita à EEB Júlia Lopes de Almeida. Ainda participaram do Projeto Direito nas Escolas, juntamente com o Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (Daclobe) do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (Furb), dentre outras atividades.

    A Escola do Legislativo Fritz Müller também ofereceu atividades para os titulares e suplentes durante a legislatura, incluindo palestras e oficinas que fazem parte da Formação Continuada. Entre os temas pode-se citar: “Comunicação e o Poder da Imagem”; “Novo Acordo Ortográfico”; “História Administrativa de Blumenau”; “Comunicação Saudável e Liderança”, entre outras.

    Os estudantes visitaram órgãos públicos e instituições de segurança de Blumenau, sendo a Prefeitura; a sede do 10º Batalhão de Política Militar e a sede do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar. Também visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza e o lar de idosos Santa Ana, no bairro Glória.
    Ainda participaram de ações educativas e sociais como a distribuição de flores e panfletos em alusão ao Movimento Maio Amarelo; arrecadaram lacres de latas de bebidas para a Campanha Lacre Solidário, que beneficia pessoas e entidades necessitadas e fizeram o plantio de mudas de árvores na praça Agnelo Paulo Lanser, no bairro Tribess, entre outras.

    Os parlamentares mirins titulares também fizeram duas viagens pedagógicas a Florianópolis e a Brasília. Em Florianópolis, os jovens parlamentares conheceram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Santa Catarina. Já na Capital Federal, o grupo visitou alguns locais históricos e também participou do Câmara Mirim 2017, ação educativa promovida pelo Plenarinho que simula a atividade legislativa, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara dos Deputados e no Plenário.

    Eleições 2017
    No dia 8 de novembro foram realizadas as eleições do Programa Vereador Mirim de 2017. Os 15 novos vereadores mirins e seus suplentes para a legislatura de 2018 foram escolhidos entre 149 candidatos de 35 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino do município.
    Dez dos quinze vereadores mirins titulares são meninas, e cinco são meninos. Já entre os suplentes dez são do sexo masculino e cinco do sexo feminino. Participaram do pleito 10.705 alunos. A votação foi realizada por meio de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE nas escolas participantes.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Imagem: Comunicação CMB – Site