Página principal
05-12-2017

Programa Blumenau + Leve é tema da tribuna livre

  • tribuna5dez17_2

    Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (05) a nutricionista e coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da Semus, Adriana Stollmeier, ocupou a tribuna livre para falar do Programa Blumenau + Leve: Saúde, Bem-Estar e Sustentabilidade.

    Destacou que o programa da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) objetiva a integração e a articulação de ações já desenvolvidas pelas secretarias, autarquias e fundações municipais. A partir da união de esforços, a ideia é estabelecer uma política pública intersetorial pautada na promoção da saúde e do bem-estar para todos os cidadãos blumenauenses. Como resultado, espera-se a prevenção de doenças e a adoção de um estilo de vida mais sustentável.

    Argumentou que uma avaliação antropométrica recentemente realizada em Blumenau avaliou 17 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino, e apontou que 31% deles estão acima do peso, dos quais 15% em situação de obesidade. Afirmou que diante deste contexto, a Prefeitura decidiu intensificar as ações e estratégias de promoção da saúde. “Quando a gente fala em bem-estar, estamos falando de uma pessoa que está sem nenhuma patologia e esse é o objetivo do programa”, afirmou.

    Sustentou a preocupação voltada a prevenção ao diabetes e demais doenças ligadas à qualidade de vida. “O estilo de vida, a habitação, o saneamento, a renda e a inserção da pessoa na sociedade influenciam na saúde de uma pessoa”, assegurou.

    Destacou ainda a necessidade da implantação de mais hortas comunitárias para influenciar o consumo de alimentos naturais. “Quem pode plantar em casa ou mesmo no apartamento já está fazendo sua parte para diminuir o consumo de alimentos industrializados”, apontou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa – RV | Site CMB