Página principal
19-07-2018

Professor da Udesc apresenta trabalho do Núcleo Extensionista Rondon e presta contas da sua 15ª operação

  • tribunaRONDON19jul17

    O professor e coordenador local do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sérgio Marian, utilizou a Tribuna Livre, na sessão desta quinta-feira (19), para prestar contas e também agradecer o apoio, a receptividade e acolhimento da comunidade e do poder público blumeneuense em decorrência das atividades realizadas pelo núcleo na sua 15ª operação. Essa operação foi intitulada de Encantos do Vale, passando por Blumenau e finaliza nesta sexta-feira (20).

    Ele explicou que o Núcleo Extensionista Rondon foi criado em 2010 e é uma das principais ações de extensão da Udesc, “A extensão também é um meio utilizado pela universidade para formar profissionais, mas acima de tudo, cidadãos. Nós saímos do nosso espaço de convívio diário para ir ao encontro da comunidade, levar os conhecimentos produzidos e trabalhados dentro da universidade, mas também aprender com a população e ter um retorno dela, além disso, é uma forma de conhecer o estado na prática, fora da sala de aula”.

    Apontou que o projeto já passou por vários locais do Estado, levando atividades nas oito áreas da extensão universitária, que são educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção. Disse que nas 14 operações realizadas e findadas 330 mil pessoas foram contempladas em 138 municípios catarinenses. “Nós ficamos encantados em com a beleza deste lugar e desta região. Por todas as regiões da cidade onde nós passamos, fomos muito bem recepcionados e as pessoas nos ouviram”, ressaltou, acrescentando que a operação também foi recebida pelos outros municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

    Sérgio Marian expressou a felicidade que foi poder contribuir com o engrandecimento da cidade, passando por vários locais públicos, como escolas e CEIs. “Os rondonistas não vão esquecer de Blumenau. Nós aprendemos muito com os professores. Para nós é um desafio a ser superado, saímos do conforto de casa, pois são 10 dias de muita intensidade para dar conta das atividades em que propomos trabalhar”, apontou, agradecendo o apoio das várias secretarias e da prefeitura local com a abertura destes espaços e as instituições de ensino de Santa Catarina e de outros estados que são parceiras e apoiam o desenvolvimento do projeto.

    Para finalizar, o professor adiantou que esta operação terá um saldo de mais de 110 oficinas realizadas e um público diretamente atendido de mais de 5 mil pessoas, incluindo jovens, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Disse que, indiretamente, serão cerca de 30 mil pessoas atingidas com este trabalho.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB