Página principal
25-04-2019

Primeira sessão itinerante da Câmara acontece na Velha com apresentação de demandas da região

  • Intinerante tratada

    A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quarta-feira (24), a primeira Reunião Itinerante do ano, no Clube de Caça e Tiro Velha Central. O evento contou com as presenças do vereador proponente Adriano Pereira (PT), do presidente Marcelo Lanzarin (MDB) e dos vereadores Alexandre Matias (PSDB), Almir Vieira (PP), Bruno Cunha (PSB), Cezar Cim (PP), Ito de Souza (PR), Jens Mantau (PSDB), Jovino Cardoso (PROS), Marcos da Rosa, Professor Gilson (PSD) e Oldemar Becker (DEM), além de outras autoridades e representantes da comunidade. A intenção da reunião foi aproximar a comunidade do bairro Velha do Poder Legislativo municipal.

    Ermindio Buenos, representante da Associação de Moradores da Rua Emil Wehmuth e transversais, foi o primeiro representante da comunidade a usar a tribuna livre. Ele pediu um redutor de velocidade em frente ao ESF Arão Rebello. Pediu também a pavimentação urgente da Rua Emil Wehmuth, acrescentando que cada vez que chove a comunidade da rua fica sem o serviço de transporte público.

    Aparício dos Reis, representando a associação de moradores da Rua Guilherme Poerner e Transversais, reclamou que a associação não é ouvida e relatou que há muito tempo reivindicam uma faixa elevada, e colocaram apenas uma ilha de segurança no local. Também falou sobre os ônibus estacionados nos arredores da associação que dificultam o acesso à instalação. Pediu ainda a ampliação do posto de saúde da região para a colocação de uma segunda equipe de atendimento.

    Marcos Aurelio Saldanha, representante da associação de moradores do Concórdia, pediu a instalação de guard rail na Rua Euclides da Cunha na altura do número 684. Falou sobre pessoas acamadas e a dificuldade de veículos de socorro acessarem as ruas do morro, que tem curvas muito acentuadas.

    Osni Luiz Bahr, que representou o Conseg da Velha, explicou a função dos Consegs, fazendo um elo entre a comunidade e o poder público na questão de segurança e trabalhando a prevenção com a população. Comentou sobre o projeto Rede de Vizinhos e convocou a população a se informar sobre a iniciativa.

    Marco Nascimento, presidente da Associação de Moradores da Rua Governador Jorge Lacerda, pediu por mais vagas nas creches no bairro. Disse que o maior AG da cidade, que fica na Velha, está defasado em oito servidores e, por isso, muitas pessoas deixam de ser atendidas por falta de pessoal. Também pediu melhorias no transporte coletivo que passa na via, em especial nos fins de semana. Relatou que apenas dois ônibus transitam na região nos fins de semana, o que ocasiona espera de até uma hora. Também disse que não há guardas de trânsito para facilitar o fluxo de veículos na região.

    Fábio Queiroz, representando a Associação de Moradores do Morro da Figueira, falou que em situação de chuvas muitos carros não conseguem acessar suas residências porque as ruas são de barro e não há manutenção, tampouco roçada. Disse que a situação do morro é de abandono. Afirmou que o projeto de pavimentação não saiu do papel e que 200 moradores acessam a rua e tem dificuldades em dias de chuva. Também recordou que havia uma creche na Rua Hermann Kratz, que foi fechada, e muitas crianças, de lá pra cá, ficaram sem creche.

    Eliandro Ruskowski, da Associação de Moradores da Velha Pequena, pediu urgência na colocação de uma travessia elevada em frente à Associação de Moradores. Justificou o grande movimento de pessoas no local. Também pediu soluções para o problema de alagamentos em caso de chuvas, pedindo a construção de galerias. Defendeu ainda a religação Velha-Garcia para desafogar o trânsito da cidade.
    Após o momento da tribuna livre, o presidente Marcelo Lanzarin anunciou que os vereadores poderão encaminhar posteriormente requerimentos e indicações para tratar dos assuntos levantados pela comunidade.

    Vereadores

    Durante os pronunciamentos, o vereador Adriano Pereira, proponente da reunião, disse que ter as lideranças presentes e a oportunidade de ouvir as demandas da comunidade in loco já fez valer a pena ter trazido a Câmara para o bairro. Frisou demandas urgentes da região. “São muitas as necessidades do bairro, como por exemplo a ligação Velha-Garcia, a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros na região, melhorias em ESFs, revitalização de calçadas e desassoreamentos de ribeirões”. Ele também citou conquistas da comunidade após muito trabalho e cobranças, em especial pavimentações e instalação de antenas de telefonia.

    Já o vereador Ito de Souza pediu que os representantes das associações de moradores continuem com a luta por suas demandas junto ao Executivo e ao Legislativo. Também sugeriu as reuniões das associações de moradores de um bairro sejam unificadas para que os encaminhamentos sejam feitos de uma vez ao prefeito.

    O vereador Professor Gilson pediu a união de forças de todos os vereadores, independente de suas siglas partidárias, para lutar pelas demandas apresentadas pelas associações de moradores. O vereador Jovino Cardoso defendeu que os vereadores conheçam pessoalmente os problemas dos bairros para poder lutar pelas melhorias necessárias. Também defendeu a reabertura da ligação Velha-Garcia.

    Representando a bancada do PSB, o vereador Bruno Cunha parabenizou a comunidade presente. Ressaltou que muitas pessoas ficam apenas reclamando nas redes sociais, mas quando têm a oportunidade não comparecem para conversar com seus representantes. Ponderou que a ligação Velha-Garcia não é um assunto simples, mas pediu uma atenção especial do Poder Executivo ao tema. O vereador Cezar Cim ressaltou a importância das demandas apresentadas pelos líderes comunitários. Frisou o carinho que têm pela região da Velha e também parabenizou os presentes pela defesa dos interesses da comunidade.

    O primeiro secretário da Casa, Almir Vieira, falou sobre o desgaste da política brasileira, mas salientou a necessidade de inovar nessa área, ressaltando que as cobranças não devem deixar de ser feitas. Falou sobre seu empenho para a construção de uma galeria para resolver o problema de esgoto a céu aberto, e pediu aumento de vagas de estacionamento no Ambulatório Geral do bairro. O vereador Oldemar Becker lembrou da importância de levar os anseios da comunidade às secretarias correspondentes e trabalhar em conjunto para conquistar as melhorias. Relembrou ainda as implantações das associações de moradores da região.

    O vereador Jens Mantau se comprometeu a dar encaminhamentos às demandas apresentadas pelos líderes comunitários durante a reunião. Reforçou o convite para que a população participe das reuniões dos Consegs para garantir mais segurança para todos. Convidou a comunidade a participar da audiência pública para debater a violência no trânsito no dia 30 de abril.

    O vereador Marcos da Rosa citou uma frase de Albert Einstein, ressaltando que o que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade. Também falou da importância do projeto Rede de Vizinhos. Lembrou sua sugestão, feita na última sessão, para que o mesmo padrão de qualidade seja adotado tanto na Alameda quanto nos bairros mais afastados.

    Ao final, o líder do governo Alexandre Matias agradeceu a revindicação das demandas pelos líderes comunitários e lembrou que é dever dos vereadores levar esses pedidos ao Executivo, independente da filiação partidária. Relembrou obras recentemente inauguradas na região, em especial o telhado do Caic Arão Rebello. Sobre a ligação Velha-Garcia, alertou que é preciso ter responsabilidade com a segurança das pessoas que vão utilizar a via. Ele ponderou que o valor para reabrir a via é muito maior do que os R$ 150 mil comentados.

    No momento da presidência, o presidente Marcelo Lanzarin agradeceu todos os presentes e informou que a sessão será reprisada pela TV Legislativa nesta sexta-feira, dia 26, às 19 horas pelo canal 14 da Net. Ele ainda destacou que a Câmara está empenhada nas tratativas para que, em breve, a TV Legislativa seja transmitida em canal aberto.

    Não houve votação durante a reunião, mas foram despachadas 36 indicações feitas pelos vereadores, pedindo ao Executivo municipal melhorias diversas para o bairro Velha.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB