Página principal
26-06-2013

Presidente Vanderlei responde carta enviada pelo ‘Movimento dos Cidadãos’

  • DSC_1065

    O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), recebeu na noite desta terça-feira (25) correspondência do autodenominado “Movimento dos Cidadãos”. Dentro de um enorme envelope, colocado embaixo da porta do Poder Legislativo por um militante do grupo, cinco reivindicações: “Renúncia dos vereadores/suplentes cassados no processo do ‘Tapete negro’, Auditoria independente sobre a Foz do Brasil, Auditoria independente sobre o Consórcio Siga, Auditoria da URB e Investigação dos alugueis pagos pela Prefeitura.

    Segundo o próprio movimento, as reivindicações são resultado da primeira reunião do grupo que “estabeleceu lutar por causas regionais”, definindo cinco metas.

    Vanderlei decidiu dar publicidade aos esclarecimentos iniciais sobre os questionamentos, por respeito à manifestações populares pacíficas e para reforçar o compromisso da atual Mesa Diretora de aproximar ainda mais a Câmara da comunidade. “Faço as observações, desde já registrando que em poucas palavras pode ficar difícil explicar o todo e competências originárias”, afirmou o presidente.

     

    Seguem as reivindicações do “Movimento dos Cidadãos” e as respectivas observações do presidente:

     

    1. Renúncia dos vereadores/suplentes cassados no processo do “Tapete Negro”

     

    Esta é uma decisão pessoal de cada um dos envolvidos, que permanecem no exercício do mandato por ordem judicial. Respondem por questões anteriores a esta legislatura, ou seja, de campanha.

     

    2. Auditoria independente sobre a Foz do Brasil

     

    A Agir e o Executivo precisam responder a este encaminhamento. O Poder Legislativo está com uma Comissão Especial analisando o todo. Várias reuniões e muitos documentos foram acessados este ano.

     

    3. Auditoria independente sobre o Consórcio Siga

     

    O Executivo, o ComtramBlu e talvez o Ministério Público e o Poder Judiciário podem oficialmente tomar encaminhamento similar. Já possuem procedimentos desde o contrato 224/2007, quando do pagamento de R$ 10.123.000,00 à Prefeitura.

     

    4. Auditoria na URB

     

    Este assunto já está nas apurações da “Operação Tapete Negro”. Boa parte já deve estar com ações no Poder Judiciário. O Executivo atual pode e deve responder melhor.

     

    5. Investigação dos alugueis pagos pela Prefeitura

     

    Creio que, como alguns vereadores já solicitaram estas informações, o assunto em breve deverá ser melhor debatido. Todas as informações devem ser públicas e esclarecidas a quem solicita. Assim está sendo no Poder Legislativo.

    Qualquer denúncia com provas ou fortes indícios podem e devem ser encaminhados aos diversos espaços de fiscalização.

     

    Foto: Denner William/Agência Câmarablu

     

    Fonte: Assessoria de Imprensa