Página principal
18-09-2018

Presidente do Seterb divulga Semana Nacional do Trânsito na tribuna

  • banner 4

    O presidente do Seterb, Marcelo Altohoff, ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira (18) para divulgar a Semana Nacional do Trânsito, com o tema “Nós somos o trânsito”, que iniciou nesta segunda-feira (17). Também falou sobre a responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro nas cidades e nas rodovias.

    Ele destacou que Blumenau tem um papel importante na conscientização da população sobre as ações no trânsito no contexto nacional. “As inciativas tomadas aqui pelos diversos segmentos que fazem parte da política de trânsito urbano, e também nas estradas federais e estaduais da região, são exemplo para outras cidades. Temos aqui o nascedouro de várias discussões e análises necessárias do que o trânsito representa na vida das pessoas”, enfatizou.

    Lamentou que neste ano Blumenau já contabiliza 17 mortes no trânsito, somente em vias urbanas. Afirmou que é um número expressivo e falou sobre a importância de cada um fazer a sua parte, já que o trânsito é de responsabilidade de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “A responsabilidade deve ser recíproca”.

    Argumentou sobre a necessidade de os pedestres serem respeitados, principalmente na hora de usarem a faixa, e lembrou que em contrapartida os pedestres também devem fazer a travessia de forma segura. “Lamentavelmente, todos os dias, pessoas se arriscam fazendo a travessia na Rua Sete de Setembro, em frente ao Shopping”, disse, destacando que naquele lugar já houve danos significativos a algumas transeuntes vítimas de atropelamento.

    Destacou também que há sempre discussões sobre a ação fiscalizadora por parte do Seterb e de outros agentes públicos que atuam no trânsito, como das polícias rodoviárias federais e estaduais. “A aplicação da lei sobre as infrações não tem o intuito de arrecadar e sim o de fazer a conscientização das pessoas, pois lamentavelmente quando o bolso dói, elas tomam mais cuidado”.

    Afirmou que em Blumenau de 100% dos veículos fiscalizados pelo radar móvel, apenas 7% cometeram infração. “Esta estatística demonstra que grande parte da população respeita as condições de velocidade nos perímetros urbanos”, reforçou, salientando que mesmo que houvesse apenas uma morte no perímetro urbano em um ano, já seria motivação para um trabalho diuturno das equipes de enfrentamento que fazem parte da política de trânsito da cidade.

    Explicou que a Semana Nacional de Trânsito terá abordagens e palestras educativas em escolas e outros espaços, ressaltando a responsabilidade do pedestre para travessias seguras e a conscientização para o não consumo de álcool por motoristas e motociclistas. “É inadmissível que alguém saia com o seu veículo, ingira bebidas alcoólicas e volte a dirigir, tendo tantas facilidades para a locomoção, como transporte de massa, táxi e aplicativos”, observou.

    Marcelo Althoff disse ainda que haverá ações da Semana de Trânsito durante a realização da próxima Rota de Lazer. Ressaltou que a luta por um trânsito seguro é de responsabilidade do poder público e de todo o segmento envolvido, mas que a conscientização será efetiva quando conseguir eco junto à população, motoristas e pedestres.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco CMB