Página principal
26-09-2017

Presidente da Associação dos Surdos de Blumenau destaca dificuldades enfrentadas na cidade

  • tribuna26set17

    Na sessão ordinária desta terça-feira (26) o presidente da Associação dos Surdos de Blumenau, André Felipe do Nascimento, ocupou a tribuna livre para informar aos vereadores, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), as dificuldades enfrentadas pelos surdos na cidade. Durante sua manifestação, a tradutora de Libras Marisa dos Santos fez a interpretação em voz.

    Destacou que o dia 26 de setembro marca o Dia Nacional do Surdo. Pediu que a cidade tenha uma central de intérpretes para atender a comunidade com deficiência auditiva. Sugeriu ainda que locais como hospitais, instituições bancárias, delegacias e demais serviços da justiça contem com intérpretes de Libras para auxiliar nos atendimentos.

    Defendeu a presença desses profissionais nos diferentes eventos onde as pessoas surdas estiverem presentes. Disse que os cinemas exibem filmes com legenda, mas apenas no período noturno. Pediu que o horário não ficasse restrito apenas ao período noturno, para dar opção aos surdos da cidade.

    Afirmou que outra dificuldade enfrentada é nas autoescolas. Afirmou que algumas autoescolas cobram além do valor normal, que o surdo se responsabilize pela contratação de um profissional de Libras para traduzir as aulas, o que considera um desrespeito com a pessoa surda.

    Por fim, lamentou que um projeto que implementaria o ensino da Língua Brasileira de Sinais nas escolas tenha sido rejeitado na Casa em outra legislatura e pediu atenção dos vereadores para voltar a discutir o tema.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB