Página principal
02-08-2019

Presidente da Associação Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele fala sobre o ‘Agosto Laranja’ na tribuna livre

  • Mielingocole tratada

    No início da sessão ordinária desta quinta-feira (1º) a presidente da Associação Amigos, Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM), Edna Esmeraldino, ocupou a tribuna livre para falar sobre o “Agosto Laranja”, o mês dedicado à conscientização sobre a mielomeningocele. “O movimento foi instituído há um ano, por uma lei municipal, para promover conscientização sobre esta doença patológica que acomete os bebês no ventre materno e afeta as crianças com a malformação congênita da coluna vertebral”, explicou.

    Destacou a importância das informações para os pais enfrentarem a doença dos filhos acometidos pela doença e na prevenção da mielo. A exemplo disso, citou uma alimentação saudável e mais nutritiva durante a gestação ou se utilizasse ácido fólico antes da gestação. “A maioria das pessoas não tem acesso a informação e muitas vezes no acompanhamento do pré-natal não é dito o porquê de o ácido fólico ser tão importante e a gente acaba tendo muitas crianças nascendo com mielomeningocele”, enfatizou.

    Falou sobre a história de fundação da AAPPM e relembrou que há 15 anos a associação vem prestando acesso à informação para todos no município de Blumenau. Agradeceu o apoio de todos os parlamentares e disse que este apoio é visto pela comunidade como uma causa séria e justa. Comentou sobre a primeira cirurgia de correção de mielomeningocele intrauterina de Santa Catarina, realizada em Blumenau no ano passado. Mesmo a criança possuindo algumas dificuldades e complicações, Edna apontou os benefícios que se sobressaem, quando, como nesse caso, opera-se o bebê antes do seu nascimento.

    Discorreu também sobre um projeto de filantropia, para a área de neurologia, desenvolvido pelo Hospital Santa Catarina, que engloba a cirurgia de correção. “Este projeto já foi aprovado dentro do HSC, já passou pelo Conselho Municipal de Saúde e agora aguarda votações finais para então ser homologado e beneficiar todos os blumenauenses que não possuem condições financeiras para arcar com os gastos”.

    Por fim, convidou a todos a prestigiarem o lançamento das atividades do movimento Agosto laranja que será realizado neste sábado (3) na sede da associação, juntamente com a reinauguração do espaço que passou por reformas e melhorias. A sede da AAPPM fica na Rua 2 de Setembro, 2799, atrás da Praça Governador Jorge Lacerda, no Bairro Itoupava Norte.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB