Página principal
19-09-2019

Oficina ‘Cidade Inteligente, Gestão Eficiente’ reúne aproximadamente 50 pessoas na Câmara

  • cidade 2

    Cerca de 50 pessoas participaram, nesta quarta-feira (18), da Oficina “Cidade Inteligente, Gestão Eficiente”. A oficina, que aconteceu no plenário da Câmara de Blumenau, foi realizada pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão de capacitação do Senado Federal, através do Programa Interlegis. O evento foi trazido por meio da parceria existente entre o Interlegis e a Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara. Entre os participantes estavam servidores dos Poderes Legislativo municipal e Executivo municipal, servidores de outros municípios e de outro Estado, políticos, representantes de partidos políticos e de forças de segurança.

    O instrutor da oficina, Luis Fernando Pires Machado, explicou que o objetivo foi trazer uma sensibilização das pessoas sobre a necessidade de que em um ambiente em que exista um processo de colaboração, as pessoas estejam engajadas em um bem comum. “Com isso, nós podemos ter uma cidade inteligente com a participação social efetiva, buscando no gestor público a maneira de ele administrar com esmero, com dedicação, com austeridade, e, com isso, aplicando os recursos públicos nas áreas mais sensíveis e que a população necessita”, disse, acrescentando que o intuito foi sensibilizar as pessoas para que possam olhar para os desafios que a cidade tem e o que pode se melhorar no futuro para que se tenha uma convivência mais harmoniosa. Ele também agradeceu a Câmara de Vereadores pela oportunidade de realizar esta oficina.

    Durante a oficina foi abordado sobre Economia Criativa com foco nas pessoas, dispondo também sobre as inovações tecnológicas. Outro tópico que foi tratado diz respeito ao processo de sustentabilidade ambiental com foco no subsolo, trazendo a questão do lixo e do esgoto. Outra questão abordada foi a mobilidade urbana, trabalhando a questão da acessibilidade das pessoas com deficiência física, visual ou auditiva no município. Por fim, tratou-se sobre a reurbanização, destacando a necessidade de cada vez mais se ter ao alcance dos cidadãos os serviços públicos e outros serviços necessários para o dia a dia em um trajeto curto de deslocamento da sua casa até estes pontos.

    “A mensagem desta oficina é muito positiva ao trabalhar com as cidades inteligentes, mostrando as potencialidades e o que nós, enquanto gestores públicos, devemos pensar a respeito da cidade que queremos para o futuro. E mais do que isso abordou sobre a importância e a necessidade de participação e interação do cidadão com os Poderes Executivo e Legislativo, que ordenam o crescimento e organização de uma cidade. Eu acredito que esta interatividade entre cidadão, cidade e poderes constituídos, é a marca do futuro. Nós enquanto Câmara de Vereadores estamos buscando trabalhar esta perspectiva, por meio das ações que já estamos implementando e este evento também é uma forma de sustentar isso”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), acrescentando que foi uma grande satisfação receber os representantes do Senado Federal, através do Interlegis.

    O vereador Almir Vieira (PP), 1º secretário da Casa Legislativa, saudou a todos os participantes e apontou que foi uma honra receber a todos e também essa oficina no plenário. “A importância deste curso para nós, enquanto parlamentares e pessoas públicas, vai ao encontro da sociedade, a partir do momento que conseguimos entender um pouco mais sobre gestão, entender um pouco mais da cidade e do que precisa ser feito, nós vamos começar a entender a linguagem da sociedade”, apontou, desejando uma excelente oficina a todos com muita troca de experiências. Por fim agradeceu o Senado Federal e a Escola do Legislativo da Câmara pela iniciativa.

    O coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Programa Interlegis, Leonardo Gadelha, explicou que o Interlegis está sob o guarda-chuva do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Apontou que o instituto tem como funções a qualificação do público interno do Senado Federal, por meio de cursos presenciais, quanto fazer esta interface com as Assembleias Legislativas e Câmara Municipais do país. “Nós disponibilizamos oficinas, seminários, palestras gratuitas e também auxiliamos na instalação de programas e na manutenção desses programas para que possa haver uma interface entre a sociedade e as Câmaras de Vereadores. A ideia é promover integração entre as Assembleias e Câmaras do país com o Senado Federal”, informou, destacando que estão atuando fortemente com duas ferramentas chamadas de e-Democracia e e-Cidadania, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que permitem uma participação maior do cidadão e uma democracia participativa.

    O presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, vereador Marcos Zanis, que participou da formação apontou que esta oficina serviu para adquirir mais conhecimento como legislador e representante do povo e disse vai levar esse aprendizado para ser aplicado naquela cidade. “Essa vinda até Blumenau é importante, pois temos um apanhado de experiências daqui de Blumenau para levar para nossa cidade. Cada vez mais, nós precisamos nos aperfeiçoar, principalmente na questão da mobilidade urbana”, ressaltou. Ele também comparou Blumenau e Rio do Sul na questão dos eventos naturais. Disse que os dois municípios sofrem com enchentes e enxurradas e opinou que a maneira como Blumenau vem lidando com esta questão evolui ao longo dos anos. “Eu observo que em gestões passadas fizeram um trabalho que não é qualquer cheia que alaga Blumenau, já amenizou e isso é um trabalho de cidade inteligente é um trabalho em conjunto que o político faz e isso o legislador também tem que fiscalizar. Nós lá em Rio do Sul temos esta dificuldade, qualquer cheia com 7 a 8 metros já alaga a cidade”, disse, acrescentando que a oficina também oportuniza um intercâmbio entre o Poder Legislativo das duas cidades.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB