Página principal
26-03-2019

Movimento Março Roxo é tema da Tribuna Livre

  • tribuna26marco19

    O representante do Movimento Março Roxo Blumenau, Emil Chartouni, ocupou a tribuna livre no início da sessão ordinária desta terça-feira (26) para falar sobre movimento que tem o objetivo de levar informações e combater o preconceito sobre a epilepsia.

    Frisou que no dia 26 de março é comemorado internacionalmente o “Purple Day” de conscientização sobre a epilepsia, que no Brasil é chamado de “Dia Roxo”. Ele lembrou que em 2015 Blumenau foi a primeira cidade do país a ter uma lei que dedica um mês inteiro à conscientização sobre a doença.

    Chartouni explicou que as pessoas que tem a doença apresentam crises convulsivas devido a uma disfunção no cérebro. Ele aproveitou para desmistificar algumas lendas sobre a doença. Ressaltou que a saliva do paciente não transmite a doença, que não se deve segurar a língua da pessoa durante uma crise e que a epilepsia nada tem a ver com possessão demoníaca, como muitos acreditam. “A epilepsia não é contagiosa. Somente o preconceito é contagioso”, disse.

    Convidou a comunidade a prestigiar no dia 31 de março o primeiro passeio ciclístico. Sustentou que a ação será realizada em conjunto com o Senac, a partir das 9h, e no retorno será realizada uma soltura de balões.

    Ao final, deu dicas de como atender uma pessoa em crise convulsiva, em especial não segurar a vítima, apenas proteger a cabeça da pessoa e virá-la de lado para evitar sufocamento por vômito.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB