Página principal
25-04-2019

Momento da Presidência: Marcelo Lanzarin defende cautela na discussão da redução do duodécimo e da nova sede da Câmara

  • presidencia25abril19

    No momento da presidência, o presidente Marcelo Lanzarin (MDB) esclareceu que a economicidade é a intenção de todos os vereadores e também da Mesa Diretora. Porém, ponderou que a economia não pode impedir a Câmara de realizar alguns investimentos que precisam ser feitos inicialmente para que mais para frente haja ainda mais economia.

    “Nós não podemos abrir mão da discussão do que se faz com esse recurso de volta da Câmara de Vereadores ao Executivo, porque as demandas não são dos vereadores, as demandas são da comunidade”, assinalou.

    Apontou que se o repasse for reduzido sem que a Casa participe do processo, cada vez mais a Câmara estará isolada da gestão da cidade. “Entendo que é uma discussão rica, mas que precisamos fazer com serenidade e envolvendo a sociedade para determinar de que forma esses recursos economizados devem ser investidos”.

    Também anunciou que algumas ações estão sendo encaminhadas pela Mesa Diretora para a economia de recursos e que serão apresentadas aos vereadores nos próximos dias. “Essas ações vão nos permitir, ao longo do tempo, reduzir a nossa estrutura administrativa, com um sistema que vai informatizar os processos da Câmara – além de acabar com o uso do papel –, colocando alguns cargos em extinção a partir da sua vacância”.

    Apontou que o debate da sede própria continua acontecendo e que essa é outra discussão a ser feita com cuidado, alertando que o compartilhamento de espaços com o Executivo é perigoso para a independência dos poderes. “É uma discussão rica e que vamos fazer com muita maturidade. O que não podemos é, no afã de resolver os problemas, tomar algumas atitudes intempestivas que possam causar uma repercussão negativa e mais tarde tenhamos que voltar atrás”.

    Ao final, comunicou a promulgação da Lei nº 8.706/2019, de autoria do Vereador Adriano Pereira, que “autoriza o poder público a realizar manutenção em todas as ruas de placas amarelas ou inominadas que estejam caracterizadas como situação consolidada no município de Blumenau”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB