Página principal
07-11-2017

Manutenção dos diques é debatida em reunião da Comissão Especial

  • comissao_especial7nov17

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento do cronograma de manutenção de Comportas, Diques de Contenção e Estação de Bombeamento se reuniu, na manhã desta terça-feira (7), com os responsáveis pelo dique da Santa Efigênia e com a Estação de Bombeamento contra Enxurradas Santa Clara, com os representantes da empresa ACM Soluções Elétricas, que é responsável pela manutenção dos diques, com os representantes da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci), assessores parlamentares e outros membros da comunidade.

    Durante a reunião, na sala das comissões anexa ao plenário, os representantes dos diques levantaram algumas demandas que foram colocadas em outros encontros desta comissão. Um dos representantes da empresa ACM Soluções Elétricas, Argemiro Correa, fez uma apresentação sobre uma demanda das outras reuniões. Explicou sobre um problema que aconteceu com uma bomba do dique do PI5, que quebrou o rolamento, e como a empresa resolveu o problema.

    As principais reivindicações são as limpezas dos ribeirões, instalação de geradores nos diques, entre outras, como apontou o representante do dique Santa Efigênia, Adagir Saggin. “Nós temos problemas crônicos que são as tubulações obstruídas. Também temos preocupações mais básicas com as manutenções que não são realizadas no devido tempo, não são manutenções elétricas, mas sim, as limpezas de vala. Ainda temos problemas no gabião e nas grades”, relatou, destacando a importância de a comunidade sempre estar reivindicando essas questões. Ele mostrou preocupação com as enxurradas e chuvas que podem entrar nas casas por causa das obstruções que existem nas tubulações.

    O presidente da comissão, vereador Jens Mantau (PSDB), ressaltou as dificuldades com a questão das limpezas e manutenções por parte da Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana e disse que o grupo vai se empenhar para buscar as soluções até na próxima reunião. “Nós, enquanto vereadores, queremos continuar ouvindo e fazendo este meio de campo entre a comunidade e o poder público. A preocupação da população é grande. A cidade tem equipamentos disponíveis que demandaram muitos esforços para serem conseguidos pelo Executivo municipal e temos que nos responsabilizarmos como legisladores por fazer a nossa parte. Não podemos nos ausentar disso porque estamos falando de pessoas e de vidas”, ressaltou, acrescentando que esteve visitando e fiscalizando os diques da cidade acompanhado da TV Legislativa.

    O secretário municipal de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, apresentou um relatório com encaminhamentos da reunião anterior já realizados pelo poder público. Entre os atendimentos estão as limpezas de ribeirões; limpeza de vala e instalação de iluminação, entre outras. “Tudo que é solicitado nós tentamos resolver ou procurar uma solução, por meio dos governos estadual ou federal. Temos uma empresa que faz uma manutenção diária em todos os diques. Ela sempre visita os diques fazendo a manutenção necessária para que estejam sempre em funcionamento”, destacou, adiantando que está previsto no novo contrato de licitação que seja acrescentada a manutenção preventiva dos diques.

    Conforme estabelecido em lei, esta seria a última reunião desta comissão, mas o presidente Jens Mantau vai pedir a autorização da Câmara para a prorrogação dos trabalhos para a conclusão de algumas demandas pendentes. Sendo assim, a última reunião está marcada para o dia 12 de dezembro, às 8 horas, na Câmara de Vereadores. A intenção é convidar um representante do Ministério Público para prestar esclarecimentos a respeito do caso judicial do dique da Santa Efigênia.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB