Página principal
22-11-2017

Legislativo realiza solenidade de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares

  • solene21nov17

    A Câmara de Vereadores realizou na noite desta terça-feira (21), no Plenário da Casa, a sessão solene de entrega da Comenda Municipal do Mérito Zumbi dos Palmares, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e que é conferida anualmente a pessoas, entidades e organizações em reconhecimento ao trabalho que exercem contra o preconceito, discriminação e na defesa da vida. Nessa solenidade foram homenageados os educadores e ativistas sociais Adriano Jesus Paixão, Alzemira da Costa e Evaldo Raimundo do Nascimento, e ainda a Associação dos Estudantes Africanos de Blumenau (Afroblu).

    A primeira homenagem da noite foi feita a Alzemira da Costa, que foi indicada pelo vereador licenciado Adriano Pereira (PT), subscrita pelos vereadores Jovino Cardoso (PSD) e Zeca Bombeiro (SD). O vereador Lenilso, que substitui Adriano Pereira, que está licenciado, foi quem fez a entrega da comenda para a líder comunitária. Ao se dirigir à homenageada, o parlamentar destacou que é o segundo negro a tomar posse no Legislativo blumenauense e que ela sabe o quanto isso representa para a luta do povo negro. “Alzemira expressa a referência dessa luta, mulher negra, que resistiu na cidade de Blumenau. Nós ainda enfrentamos muito racismo em Blumenau. Para superar isso é preciso reconhecer que ele existe e encontrar forma de eliminá-lo”, afirmou.

    Em seu pronunciamento, Alzemira da Costa afirmou que ser mulher já é difícil no Brasil e muito mais quando se é negra. “Nossa sociedade é racista, machista e preconceituosa”, afirmou, citando os números e percentuais de mortes e violência que atinge as mulheres e a população negra. Disse que cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras e que são mortas 66,7% mais mulheres negras do que brancas. “Não se nasce um racista, se cria um racista, assim como não se nasce nazista, se cria um nazista”, ressaltou, assinalando que a população negra sofre não só o preconceito pela cor da sua pele, mas também pelas religiões que praticam.

    O vereador Jens Mantau (PSDB) fez a entrega da comenda ao seu indicado, o professor de Educação Física Evaldo Raimundo do Nascimento. O parlamentar destacou o currículo do homenageado, assinalando que ele fala outros três idiomas, entre eles o alemão. “O seu histórico é muito extenso, mas há de se destacar os inúmeros projetos sociais que ele desenvolveu e desenvolve em favor de muitos”, pontuou. A indicação foi subscrita pelos vereadores pessedebistas Alexandre Matias e Sylvio Zimmermann.

    Ao agradecer a homenagem, o professor Evaldo lembrou a frase dita pela mãe dele. “Ela nos pedia que façamos pelos outros ainda melhor do que ela pôde fazer por nós. Estamos tentando ser essa semente boa que aprendemos a ser com nossos ancestrais, especialmente minha querida mãe”. Afirmou também que o preconceito desumaniza e que é preciso quebrar os paradigmas do racismo, sobretudo fazendo a superação do pensamento de poder que umas pessoas julgam ter sobre as outras. ”Por isso temos divisão de culturas, de raças, o que nada justifica, porque humanamente somos todos iguais”.

    O vereador Ito homenageou o mestre de capoeira Adriano Jesus Paixão, a quem chamou de Mestre Bião. A homenagem foi subscrita pelos vereadores Almir Vieira (PP) e Marcelo Lanzarin (PMDB). Disse que dividia a indicação com o seu filho Ailton de Souza Junior, fã do Mestre Bião. Leu uma poesia de Ivo Hadlich, que fala da luta dos negros e de Zumbi dos Palmares. “Bião, parabéns, parabéns, parabéns”, cumprimentou.

    Muito emocionado, Paixão disse que era da Bahia e que a capoeira faz parte da sua vida desde os sete anos. “A capoeira é uma arte criada pelos negros na ânsia de sua liberdade, para fugir de seus opressores”, disse, ressaltando que também foi vítima de preconceitos como todos os outros homenageados. “Nosso batuque é igual ao da capoeira, do candomblé, por isso temos que defender a cultura africana, lembrando que somos todos brasileiros, mas que fizemos parte de uma grande miscigenação e não é a cor da pele ou a religião que nos diferencia. Somos todos iguais”, afirmou.

    A Afroblu foi homenageada pelo vereador Bruno Cunha (PSB), e a comenda foi subscrita pelos vereadores Alexandre Caminha (PROS) e Professor Gilson (PSD). O parlamentar destacou a importância da entidade que reúne alunos africanos em Blumenau, com o objetivo de auxiliá-los no processo de integração e também de adaptação à cidade. O vereador explicou que homenagem à Afroblu expressa a luta dele pela desconstrução do universo preconceituoso. “O racismo, assim como o sexismo, é a ideia equivocada de supremacia de uns sobre outros”, apontou, ressaltando que reconhecer os preconceitos é avançar na luta contra eles. “Ainda há muita discriminação na nossa cidade, onde há muitos haitianos e africanos residindo”, observou.

    O vereador entregou a comenda para o presidente honorário da entidade, João Davidson. Ao agradecer a homenagem, Davidson salientou que todos em algum momento ou em determinado espaço já foram estrangeiros e se sentiram diferentes. Disse que é preciso fazer das diferenças pontes que contribuam para a integração da sociedade para que ela possa progredir. “Muitas vezes por sermos relegados à invisibilidade, acabamos nos acostumando com a condição de invisibilidade de outros seres humanos”, ressaltou.

    A sessão solene foi presidida pelo vice-presidente do Legislativo, Almir Vieira (PP) e será reprisada pela TV Legislativa, no próximo sábado, 25, às 21 horas, nos canais 14 da Net e 19 da BTV. Também será disponibilizada no site da Câmara: www.camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB