Página principal
11-12-2019

Legislativo entrega títulos de Cidadão Blumenauense a duas personalidades

  • Solene capa

    A Câmara de Vereadores de Blumenau entregou Títulos Honoríficos de Cidadão Blumenauense a duas personalidades em sessão solene realizada na noite dessa terça-feira (10). O título é concedido a pessoas nascidas fora da cidade de Blumenau, que fazem jus à honraria em razão de mérito em favor do município. Estiveram presentes o presidente Marcelo Lanzarin (MDB), os vereadores Gilson de Souza (PSD) e Sylvio Zimmermann (PSDB), além do deputado estadual Ricardo Alba (PSL).

    O vereador Professor Gilson de Souza (PSD) indicou a honraria para Leila Maria Brisola Quintanilha, por sua colaboração com dezenas de entidades do terceiro setor. Ele destacou que se sentia privilegiado de poder fazer a homenagem a uma pessoa que faz um trabalho lindo, e que se fosse citá-los um a um levaria muito tempo. “Quando conheci sua atuação na comunidade pensei: ‘Não é possível que um ser humano tão maravilhoso escolheu a nossa cidade para morar’. Nós tivemos essa sorte e esse título só vem a referendar de forma oficial que você é de fato blumenauense”, assinalou, antes de apresentar um vídeo com fotos de trabalho sociais realizados por Leila e testemunhos sobre a atuação dela na comunidade.

    Ao receber o título, Leila Maria afirmou que desde que recebeu o convite seu coração encheu de gratidão. “Fico muito honrada ao receber uma homenagem de uma cidade na qual tenho um profundo carinho e que há 23 anos acolheu a mim e à minha família. É onde me sinto em casa, cercada por amigos queridos e um amplo senso comunitário”. Ela ainda disse que as obras sociais que realiza são uma forma de retribuir todo o apoio e carinho que ela e sua família receberam em Blumenau. “Ser reconhecida como Cidadã Blumenauense me estimula a fazer ainda mais por essas pessoas que tanto merecem”.

    O presidente da Câmara, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), entregou o Título de Cidadão Blumenauense ao professor de acordeon e corretor de imóveis Rudi Oscar Beckhauser. Ele resumiu a trajetória do homenageado, natural de Braço do Norte (SC), que estudou Contabilidade e Direito e é membro da Academia Brasileira de Letras sob a cadeira nº 12. Lembrou que em 1950 Rudi veio morar em Blumenau, onde estudou acordeon com o pai. “Ele se dedicou muito ao longo da vida, criou o único método de ensino de acordeon das Américas, que publicou em um livro, compôs 55 músicas próprias e em 1957 organizou o maior festival de acordeon da época, reunindo mais de 500 músicos de todo o Sul do Brasil no Teatro Carlos Gomes”, relatou.

    Após receber a placa, o homenageado contou parte de sua história de vida na cidade, iniciada há 70 anos. Frisou que seu professor de acordeon era o melhor de todos, pois “era mestre e pai”. Relatou sua dedicação à música e ao final fez um agradecimento ao Poder Legislativo. “Agradeço muito ao presidente Marcelo Lanzarin e demais vereadores pela indicação e aprovação do meu nome para oficialmente declarar-me cidadão honorário blumenauense. Dentre muitos títulos que tenho, o que mais me orgulha nesse momento é essa premiação, pois me orgulho de dizer daqui para frente que sou Cidadão Blumenauense”.

    A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa neste domingo (15) às 23 horas no canal 14 da NET. Também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB