Página principal
25-04-2019

Integrantes do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau destacam movimento escoteiro no Brasil e no mundo

  • tribuna25abril19_1

    No início da sessão ordinária desta quinta-feira (25) os integrantes do Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, Bruno Coelho e Beatriz Vieira Hess, ocuparam a tribuna livre para falar sobre o movimento escoteiro.

    O jovem Bruno Coelho explicou que a proposta do escotismo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. Disse que existem quatro divisões baseadas nas faixas etárias. Citou os Lobinhos, que abrangem participantes de 7 a 8 anos; Escoteiros de 11 a 14 anos; Seniores de 15 a 17 anos e Pioneiros de 18 a 21 anos.

    Bruno salientou que há 11 anos faz parte do movimento escoteiro. “Com apenas oito anos de idade prometi fazer o meu melhor possível para cumprir com meus deveres com Deus e com a pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a lei escoteira”, mencionou. Revelou que quando assumiu o compromisso não sabia o poder do escotismo.

    tribuna25abril19_2

    Beatriz Vieira Hess esclareceu que o escotismo não é composto apenas por meninos. Lembrou que 1º de agosto de 1907 é um marco no escotismo no mundo, quando o general Robert Baden-Powell realizou o primeiro acampamento durante oito dias e reunindo 20 rapazes na Inglaterra. “O objetivo foi desenvolver os jovens por meio de várias experiências entre elas as boas ações e os primeiros socorros”, explicou.

    A jovem disse que o movimento chegou ao Brasil em 1910 no Rio de Janeiro e rapidamente se espalhou pelo país. “O escotismo está presente em mais de 170 países. Ser escoteiro é compreender que somos capazes de incentivar pessoas com boas ações”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB