Página principal
29-03-2019

Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana discute capacitação a motoristas e cobradores do transporte público

  • frente28marco19_1

    A Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Mobilidade Urbana do Município de Blumenau da Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (28), a segunda reunião do ano. O assunto principal em pauta foi a respeito dos encaminhamentos da empresa Blumob referentes à capacitação oferecida a motoristas e cobradores com o objetivo de melhorar o relacionamento com os usuários. A reunião, que aconteceu na Sala de Comissões do Legislativo, contou com a presença do diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite.

    O presidente da Frente, vereador Jens Mantau (PSDB) e o relator, vereador Alexandre Caminha (PP), lamentaram a ausência de um representante da Blumob ao encontro. A empresa apenas respondeu ao ofício que a Comissão encaminhou à empresa solicitando informações a respeito da oferta de cursos de relações humanas aos motoristas e cobradores. Na resposta, por escrito, a Blumob informou que são oferecidos cursos de formação e capacitação de forma permanente, bem como a realização de ações e campanhas que visam melhorar a conduta dos colaboradores no trânsito e especialmente para com os usuários de mobilidade reduzida. O grupo recebeu da Blumob um relatório de oito páginas, inclusive com ata sobre as atividades realizadas durante a campanha Maio Amarelo.

    O vereador relator, Alexandre Caminha, levantou a necessidade de que os motoristas do transporte público tenham capacitação sobre como conduzir os veículos. Disse que já presenciou muitas cenas de imprudência por parte deles, por isso levantou a questão. “Faço essa reclamação como vereador e membro dessa comissão e também como cidadão, e considero muito importante que façamos esse encaminhamento à Blumob”, afirmou.

    O presidente Jens Mantau falou sobre necessidade de saber quantas reclamações a empresa recebe por mês e quantas somam nesse primeiro trimestre de 2019. “É importante que tenhamos esse parâmetro e por isso vamos fazer também este encaminhamento à empresa”, ressaltou.

    O diretor de Transportes do Seterb disse que muitas das reclamações também chegam para a autarquia. E sobre os cursos de capacitação, afirmou que se trata de uma cláusula contratual. “Em relação à educação do motorista, é um trabalho do dia a dia. As reclamações são pontuais. Num contexto de 500 funcionários, podemos considerar que o número de reclamações é baixo”, observou, enfatizando que por menores que sejam, o Seterb encaminha as reclamações à Blumob e questiona sobre a aplicação das medidas disciplinares que serão feitas. Disse ainda que o transporte público em Blumenau caminha para uma normalidade, com uma frota 100% acessível em funcionamento. Explicou que apenas 17 veículos ainda não são “zero quilômetro”, mas que também esses atendem os usuários de mobilidade reduzida.

    O vereador Jens Mantau citou o aumento de 5,4% de usuários no transporte público nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. “É um bom índice diante das dificuldades que se apresentaram no serviço, e devemos considerar o aumento da gasolina, que levou ao aumento de usuários”, destacou.

    O vereador Almir Vieira (PP), membro da comissão, questionou Lairto Leite sobre como as reclamações são apuradas e se há fiscalização pelo Seterb para se certificar da aplicação das sanções aos motoristas e cobradores diante da má conduta. “Cada caso é um caso, mas nada justifica atitudes de desrespeito aos usuários”, ponderou o parlamentar, que é membro da comissão.

    Leite respondeu que sempre que uma reclamação chega ao conhecimento do Seterb ela é apurada. “Um processo administrativo é instalado e exigimos uma resposta da Blomob. A medida administrativa pode ser desde um chamado de atenção até uma suspensão por alguns dias, conforme as regras estabelecidas pela empresa”, relatou ele, respondendo também que o Seterb não fiscaliza as medidas punitivas adotadas pela Blumob.

    O vereador Almir Vieira retrucou que acha essa situação falha, porque sem uma fiscalização não é possível comprovar se a punição de fato foi aplicada. “A situação deveria ser relatada por escrito, com a assinatura do relator e de quem aplicou a punição”, opinou, salientando que uma punição bem feita serve de exemplo para todos.

    O parlamentar também aproveitou a presença de Lairto Leite e reclamou de uma situação do trânsito em uma área central. Apontou que os motoristas que vem da Rua São Paulo e adentram na Rua Amadeu da Luz encontram um gargalo que obstrui e paralisa o trânsito no encontro com Rua XV de Novembro. Sugeriu que a Frente encaminhe a demanda para as secretarias competentes do desenvolvimento e planejamento urbano.

    O representante do Seterb reconheceu que a rua Amadeu da Luz fica congestionada e a rua Paulo Zimmermann tem um fluxo mais calmo. “Ali acho que cabe conscientização dos motoristas, porque as pessoas têm na mente que quando chega na Rua Sete de Setembro não se poder seguir para cima e isso não é verdade. Os motoristas preferem seguir para a Rua Amadeu da Luz, o que gera o gargalo e congestiona tudo”. Ele falou sobre um estudo para avaliar o trânsito na rua Paulo Zimmermann, que foi feito junto com o Planejamento, há algum tempo. Adiantou que o atual presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, já o incumbiu de recriar o grupo para discutir o trânsito no centro e o transporte público, e convidou os vereadores para fazerem parte da discussão.

    A próxima reunião da Frente Parlamentar será de forma itinerante. O grupo pretende que o encontro seja na Escola João Widemann, localizada no bairro Itoupava Norte, dia 30 de abril, às 10 horas.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB

    frente28marco19_2