Página principal
30-10-2018

Frente parlamentar de mobilidade urbana quer marcar reunião na Abludef para tratar de acessibilidade e transporte coletivo

  • frente30out18

    A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de Mobilidade Urbana de Blumenau se reuniu, na manhã desta terça-feira (30), e propôs uma pauta relacionada à acessibilidade e ao transporte coletivo que deve ser discutida no próximo encontro de novembro. Os vereadores presentes Jens Mantau (PSDB), que é o presidente, Alexandre Caminha (PSD), que é o relator, e Professor Gilson (PSD), que é membro, abordaram situações recentes que envolvem os motoristas do transporte coletivo e que chegam até eles por meio dos moradores.

    “Estamos recebendo nos gabinetes reclamações de alguns usuários de ônibus, em especial de deficientes e idosos, alegando que existem situação de desrespeito, em que o motorista passa em alta velocidade nos corredores de ônibus e acaba não parando no ponto quando a pessoa levanta a mão para ser atendida”, disse o vereador Alexandre Caminha.

    Diante desta situação, os parlamentares pretendem marcar uma reunião itinerante com as entidades do município, como a Abludef (Associação Blumenauense de Deficientes Físicos) e a Acevali (Associação de Cegos do Vale do Itajaí), entre outras, e com os diretores do Seterb (Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau) e da BluMob, empresa concessionária de transporte coletivo da cidade, para ouvir as partes. A intenção da frente é que o encontro seja realizado na Abludef no próximo mês. A data ainda depende do agendamento com as partes envolvidas.

    Durante o encontro da frente, os presentes também sugeriram que se pudesse oferecer um curso de capacitação para os motoristas, trabalhando a educação para o trânsito, principalmente focando nas pessoas com dificuldades de locomoção e acessibilidade. “Esses profissionais são referência para Blumenau e a ideia é para que pratiquem a educação no trânsito e sejam um norte para quem utiliza o serviço público e quem está no trânsito de modo geral”, concluiu Caminha.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB