Página principal
07-05-2019

Frente de Mobilidade Urbana realiza reunião na EEB João Widemann para conhecer demandas relacionadas ao transporte público

  • frente_mobilidade07maio19

    A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de Mobilidade Urbana de Blumenau realizou, na manhã desta terça-feira (7), uma reunião itinerante na Escola de Educação Básica Professor João Widemann, no bairro Itoupava Norte. Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), que é o presidente; Almir Vieira (PP) e Professor Gilson (PSD), que são membros. Além deles, o diretor do educandário, Cornélio Pereira dos Santos Neto; o diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, e o gerente da Escola Pública de Trânsito do Seterb, Marco Antonio Rebello. Na pauta do encontro, que reuniu alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, o Movimento Maio Amarelo e o transporte público da cidade.

    O presidente Jens Mantau defendeu a necessidade de fazer mais iniciativas como esta de descentralização de reuniões da Câmara. Também explicou que o principal objetivo do encontro foi ouvir os estudantes. “Nós queríamos ouvir o que a comunidade pensa, qual o comportamento dos alunos no dia a dia, o vereador precisa ouvir e estar mais próximo da comunidade para levar as demandas até a administração municipal para buscar resolver os problemas da cidade”, destacou, agradecendo a escola e todos os envolvidos por esta oportunidade. Ele disse que a Frente Parlamentar vai se propor a fazer mais ações como esta ao longo do ano.

    O diretor do educandário disse que foi importante ter trazido esta reunião pelo debate que se proporciona em relação à mobilidade urbana na escola e também pela aproximação com o Poder Legislativo municipal. “É um tema que diretamente ou indiretamente envolve os estudantes, pois transitam pela cidade, seja a pé, de bicicleta ou de ônibus e, nesta oportunidade, os alunos puderam se inteirar sobre o assunto e, mais que isso, contribuir com o município”.

    O gerente da Escola Pública de Trânsito do Seterb, Marco Antonio Rebello, discorreu sobre o objetivo do movimento mundial e também falou especificamente do trabalho realizado em Blumenau, através da Comissão Municipal do Movimento Maio Amarelo, que reúne poder público, entidades, instituições e outros entes da sociedade civil. Apontou que são seis anos de existência do movimento na cidade e neste ano são 126 ações. Também trouxe os índices de mortes no trânsito dos últimos anos em perímetro urbano da cidade e constatou que houve uma redução dos números, mas acendeu um alerta para a quantidade de óbitos nestes primeiros meses de 2019.

    Ele também falou sobre o trabalho de capacitação da Escola Pública de Trânsito e foi questionado pelos vereadores sobre ações direcionadas especificamente para os alunos do Ensino Médio, que já estão mais próximos de tirar a habilitação. Marco Antonio reconheceu a necessidade, apontou que falta abertura da agenda por parte das escolas e também reconheceu a falta de pessoal para atender as demandas. Os vereadores também defenderam a necessidade de mais investimentos e recursos direcionados aos trabalhos da Escola Pública de Trânsito.

    Durante a reunião, além da demanda do poder público trabalhar mais com ações e capacitações voltadas para a educação no trânsito com os estudantes do Ensino Médio e dentro das salas de aula, juntamente com os educadores, foi apontada pelos alunos algumas necessidades relacionadas ao transporte público, no diz respeito aos novos abrigos de ônibus instalados na cidade e, principalmente, aqueles em frente aos educandários, especificamente próximo a Escola de Educação Básica Professor João Widemann.

    “O educandário possui 2 mil alunos e o ponto de ônibus não é suficiente para acolher os alunos. Além disso, a calçada também não foi planejada, o que ficou inacessível para as pessoas com deficiência. Então tem que ser repensada a questão do tamanho do ponto de ônibus, como também a melhoria do passeio público”, apontou o diretor Cornélio Pereira dos Santos Neto, acrescentando que também foram pedidas mais linhas de ônibus para contemplar aquela região. Lembrou ainda que esses alunos estão fazendo um trabalho na disciplina de História sobre o transporte público e a mobilidade urbana da cidade, levantando demandas e isso contribuiu para esta discussão. Os vereadores também fizeram coro a demanda dos pontos de ônibus e defenderam a necessidade de readequações.

    O diretor de Transportes do Seterb assinalou que em comparação com seis anos atrás houve uma melhora significativa no transporte público da cidade, mas reconheceu que ainda é preciso evoluir. Informou que são 50 mil passageiros diários, 100 mil se contar ida e volta, nos finais de semana são aproximadamente 14 mil usuários e 238 veículos ao todo na frota. Sobre os pontos de ônibus, disse que o poder público investiu em torno de 1,5 milhão em 113 módulos. “O tamanho dos abrigos é padrão e têm especificações da calçada, do recuo do meio fio, entre outras”, assinalou. Ao final, avaliou que foi importante ouvir as demandas e a contribuição dos integrantes da escola que enriqueceram o debate e desejou que seja possível colocar em operação os seus anseios. Lairto Leite se colocou à disposição dos alunos para o trabalho que está sendo feito na disciplina de História e sugeriu ao presidente da frente que estenda as reuniões para outras escolas também.

    Jens Mantau explicou que a licitação para os novos pontos de ônibus padronizou o tamanho dos abrigos de ônibus e reconheceu que algumas correções precisam ser feitas pelo Poder Executivo municipal, pois disse que a demanda de usuários é maior em frente às escolas. “Nós vamos levar estas questões pontuadas na reunião para a administração municipal para que possa tomar as devidas providências. Existe boa vontade por parte do Executivo municipal e precisamos dessas melhorias para que também sejam um estímulo maior ao uso do transporte coletivo”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB