Página principal
26-09-2019

Frente de Mobilidade Urbana discute demandas do trânsito e faz balanço da Semana Nacional do Trânsito em Blumenau

  • frente26set19

    A Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de mobilidade urbana de Blumenau se reuniu, na manhã desta quinta-feira (26), com representantes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), Professor Gilson (PSD) e Alexandre Caminha (PP), o diretor de Transportes, Lairto Leite e o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rebello. A pauta da reunião foram algumas demandas de trânsito e de planejamento viário trazidas pelos parlamentares. Também foi feito um balanço das ações realizadas durante a programação da Semana Nacional de Trânsito em Blumenau, entre os dias 18 a 25 de setembro.

    O diretor de Transportes, Lairto Leite, apontou que o transporte coletivo na cidade foi evoluindo ao longo dos anos, mas reconheceu que é preciso avançar ainda mais. “A ideia deste encontro foi poder ouvir os parlamentares, que são os representantes da comunidade, para saber quais são as demandas e reivindicações e buscar melhorar para atrair mais pessoas ao sistema de transporte público da cidade”, apontou. Ele ainda informou que teve a oportunidade de participar de eventos em Cuiabá e São Paulo e observar o que está sendo aplicado a nível nacional em relação ao transporte público, trocar experiências e, com isso, trazer para a discussão com os vereadores e com comunidade e buscar implantar em Blumenau.

    O coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rebello, falou sobre a programação da Semana Nacional de Trânsito em Blumenau, que encerrou nesta quarta-feira (25), com o Fórum Municipal de Segurança Pública. “Uma das temáticas foi justamente a intolerância no trânsito. As pessoas trouxeram questionamentos e suas contribuições e vamos dar os encaminhamentos necessários para melhorar cada vez mais o trânsito na cidade”, apontou, acrescentando que durante a semana foram realizadas, diariamente, ações com a comunidade, entre elas blitzes educativas, seminários, fóruns, intervenções de conscientização sobre o trânsito e mobilidade urbana. Ele também informou que a Escola Pública de Trânsito foi convidada para participar do Primeiro Seminário de Ações de Educação para o Trânsito de Joinville, através da escola pública daquela cidade e que a equipe de lá vem a Blumenau, em outubro, para conhecer a estrutura e o trabalho realizado na cidade.

    Marco Rebello falou também sobre o trabalho realizado pela Câmara Técnica de Trânsito e Mobilidade Urbana, que reúne várias entidades e o poder público para discutir essas questões. A Câmara de Vereadores é representada no grupo pelo vereador Jens Mantau. Marco Rebello lembrou que faz parte do grupo também um representante da ABC Ciclovias, trazendo as demandas dos ciclistas. “Nós observamos que o espaço do ciclista e a frota de bicicletas evoluiu dentro da sociedade, infelizmente, a estrutura viária não acompanha este crescimento, mas não é exclusivo de Blumenau e, sim, uma realidade nacional. É um modal limpo, sustentável e barato e as pessoas querem sim pedalar, mas, às vezes, não se sentem seguras”, observou, acrescentando que o objetivo do grupo é inserir os ciclistas nas vias da cidade, trabalhar a harmonia no trânsito e estimular cada vez mais o uso deste meio de transporte, dando condições seguras para isso.

    O vereador Professor Gilson lamentou a ausência dos três secretários municipais que representam as pastas de Obras, de Planejamento Urbano e de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais que foram convidados para esta reunião para discutir uma demanda já exposta em outro encontro, que são os efeitos das obras de infraestrutura viária no trânsito da cidade. O parlamentar lembrou que devido às obras viárias que estão ocorrendo na cidade, principalmente na Rua Humberto de Campos e República Argentina, as ruas adjacentes estão recebendo um grande fluxo de veículos em alta velocidade, e por isso a comunidade está solicitando redutores de velocidade e placas indicativas ou outras providências para amenizar a situação.

    Jens Mantau disse que já foram colhidas imagens nessas ruas e que a situação será apresentada aos secretários, buscando auxiliar os moradores das regiões mais atingidas pelas obras. A exposição dos materiais deve ser feita em uma reunião extraordinária da Frente Parlamentar, que deve ser marcada em breve.

    Professor Gilson também reconheceu o trabalho que está sendo feito pela Escola Pública de Trânsito na cidade e enfatizou a necessidade de mais recursos financeiros e humanos destinados à escola para trabalhar com a educação para o trânsito. Dentro do contexto de educação para o trânsito, os parlamentares presentes também falaram sobre cursos e capacitações da Blumob destinados aos motoristas e cobradores do município. Na reunião, o grupo decidiu e pretende marcar, para o próximo mês, uma reunião na empresa concessionária para conhecer de perto este trabalho de capacitação que é feito.

    No fim da reunião, o parlamentar Alexandre Caminha aproveitou para trazer três demandas da comunidade no que diz respeito ao trânsito na região central da cidade. “Os cliclistas trouxeram a reivindicação que a área de uma ciclofaixa na República Argentina está sendo utilizada como estacionamento. A outra questão é o excesso de velocidade dos veículos na Rua Silvano Cândido da Silva Senior, pedindo que seja tomada alguma providência na implantação de sinalização e redutores de velocidade. A outra demanda é a sugestão de um estudo por parte do poder público para ver a viabilidade de mudança na Rua Padre Jacobs, fazendo que a mão dupla siga até a Rua Sete de Setembro”, apresentou. As demandas serão analisadas pelos membros da Comissão e então levadas aos órgãos competentes para buscar soluções.

    Ao final, o vereador Jens Mantau também comunicou aos presentes que foram instalados três abrigos de ônibus próximos à Escola de Educação Básica Professor João Widemann. Essa era uma demanda que surgiu de uma reunião itinerante da frente parlamentar com alunos e professores na própria escola e o pleito foi atendido pelo poder público. “Os nossos encontros mensais tem refletido na vida das pessoas, queremos cada vez mais nos fazer presentes no dia a dia da comunidade, discutindo, ouvindo as reivindicações e sugestões. Estamos indo ao encontro das entidades, das escolas, da administração municipal, buscando evoluir para se ter um trânsito mais harmônico entre pedestres, ciclistas e motoristas e também juntos e com diálogo buscar estimular cada vez mais o uso de transportes alternativos, trazendo qualidade vida para as pessoas”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB