Página principal
21-03-2019

Ex-vereadora mirim ocupa a tribuna livre para pedir o fim do uso de canudos plásticos na cidade

  • tribuna21marco19_1

    A ex-vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos ocupou a tribuna livre, na sessão desta quinta-feira (21), para pedir o fim do uso de canudos plásticos por estabelecimentos comerciais da cidade e em defesa do projeto que trata do tema e que estava na ordem do dia da sessão. A proposta, de autoria do presidente da casa, Marcelo Lanzarin (MDB), foi aprovada em segunda votação na sessão desta quinta-feira.

    Natália também foi autora de proposta semelhante, determinando a proibição de canudos de plásticos em todos os estabelecimentos comerciais do Brasil, no Plenarinho, Programa da Câmara Federal, que reúne estudantes de escolas de todo o país, no Senado Federal, no ano passado. O projeto da Natália foi um dos três selecionados para serem apresentado na Câmara Federal.

    Ela lembrou que a população mundial gera muito lixo plástico e que ultimamente este material tem sido o grande vilão, porque além de demorar 400 anos para se dissolver na natureza, também tem trazido muitos danos ao meio ambiente. Destacou a morte de animais marinhos, que confundem o material por alimentos e que o plástico em contato com a água do mar se separa em micropartículas, os microplásticos. Citou o caso mais recente, que ocorreu em 18 de março, quando uma baleia foi encontrada morta nas costas das Filipinas com 40 quilos de plásticos no estômago. Disse ainda que a quantidade demasiada de plásticos nos oceanos também impede a incidência da luz, prejudicando todo o ecossistema marinho.

    Assinalou que no caso dos canudos plásticos, eles representam 4% de todo o lixo mundial e de que são difíceis de serem reciclados, porque plástico é muito fino e não tem valor comercial. Destacou que vale muito a reflexão de que “o fora não existe”, para explicar que todo e qualquer material produzido e descartado vai parar em alguma parte do planeta.

    Disse que em Blumenau é ainda muito comum encontrar lixo plástico espalhado pelo chão, apesar de todas campanhas de conscientização que são realizadas frequentemente. Argumentou que muitas cidades brasileiras já proibiram a utilização de canudos plásticos e que em Blumenau, considerada vanguarda de ações em defesa do meio ambiente, não deve ser diferente. Lembrou que grandes marcas também estão aderindo às campanhas conta os canudos plásticos. “A partir da proibição do canudo plástico haverá uma redução significativa de lixo. O movimento sustentável depende da interação e da participação de todos. Votem positivamente ao projeto”, pediu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB