Página principal
07-11-2018

Estudantes vão às urnas escolher representantes para o Programa Vereador Mirim 2019

  • eleicoes_mirins7nov2018

    As eleições de 2018 do Programa Vereador Mirim de Blumenau estão sendo realizadas, nesta quarta-feira (7), das 8h às 16 horas, nas dependências das 26 escolas das redes pública e particular de ensino participantes. Aproximadamente 7.269 alunos estão aptos a votar neste ano, que estejam cursando entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, sem restrição mínima ou máxima de idade.

    No total, 78 candidatos concorrem a 15 vagas de vereador mirim titular e a 15 vagas de vereador mirim suplente, sendo três candidatos por escola. A votação está sendo realizada por meio de sistema de computador que simula a urna eletrônica. As urnas do TRE não estão sendo utilizadas por conta do ano eleitoral.

    A Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, que nesta legislatura tem Vitor Augusto Diehl como representante na Câmara Mirim, está participando das eleições novamente. O diretor Christian Kloppel expressou a importância de o educandário ter um representante no ano que vem também. “É um programa bem interessante, porque eles exercitam a questão da organização dos trabalhos, da produção de discursos toda a semana, trabalham o português, a impostação de voz, a oratória, a maneira correta de falar. O vereador mirim também compartilha as experiências vividas na Câmara com os colegas de sala de aula, como por exemplo o que aprendem nas formações e também nas viagens a Florianópolis e a Brasília. Além disso, ele tem a oportunidade de apresentar propostas em prol da comunidade e que podem virar lei”, ressaltou, acrescentando que passou nas salas de aula, segunda-feira, para explicar sobre como funcionaria a eleição, quais são as normas e quais as funções de um vereador mirim.

    eleicoes_mirins7nov2018_2

    O gestor também recordou que, no ano passado, os parlamentares mirins titulares e suplentes daquela legislatura visitaram a unidade, juntamente com a equipe do Programa Vereador Mirim, e fizeram uma palestra sobre os Três Poderes e relataram as experiências vividas durante o ano na Câmara Mirim. Naquela ocasião, cerca de 100 pessoas assistiram à apresentação, entre estudantes do 5º ao 9º ano, professores e direção da unidade escolar.

    Os candidatos que representam esta escola são João Victor Martins, Nicoly Paim de Lima e Talita de Souza Gois. Todos estudam no 6º ano. A estudante Nicoly conta que estava em busca de ter novas experiências e por isso resolveu se candidatar a uma vaga de vereadora mirim. Ela assinala que acredita que a participação da escola no programa vai ajudar no futuro do educandário.

    João Victor atua no grêmio estudantil e, por isso, disse que está acostumado a passar nas salas de aula e conversar com os alunos. Ele gostou de ter se candidatado e disse que, caso eleito, também vai procurar fazer com que as duas candidatas participem do seu mandato. O estudante ainda destacou a importância de ter representação na Câmara Mirim para poder ajudar no desenvolvimento da escola, do bairro e da comunidade.

    Já Talita disse que já como candidata aprendeu coisas novas. Ressaltou que independente do resultado das urnas, ela ficará feliz porque os outros candidatos são seus amigos. Ela disse que, se eleita, a atuação na Câmara Mirim vai trazer novos aprendizados e através do programa também vai poder ajudar a comunidade.

    A escolas têm os próximos dois dias para a entrega das justificativas de ausências.

    O resultado oficial das eleições será divulgado até as 14 horas do dia 16 de novembro de 2018, no site oficial da Câmara de Vereadores, onde também pode ser consultado o Regulamento e Calendário Eleitoral.

    Os alunos eleitos serão diplomados em dezembro de 2018, no plenário da Câmara Municipal, e o mandato se estende até 31 de dezembro de 2019. Mais informações podem ser obtidas no site camarablu.sc.gov.br/eleicoes-mirins-2018.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | CMB