Página principal
11-06-2018

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio da EEB Emilio Baumgart visitam a Câmara

  • escola_camara11junho2018

    A Câmara de Vereadores recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), a visita de 25 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Emilio Baumgart. Os estudantes estavam acompanhados do professor de Sociologia, Wilsoney Gonçalves. A visita foi organizada e acompanhada pela equipe da Escola do Legislativo Fritz Müller. No primeiro momento, o grupo assistiu uma explanação do procurador do Poder Legislativo municipal, Rodrigo Reis Pastore.

    O servidor discorreu sobre o Estado Democrático de Direito, sobre as funções da Câmara Municipal e dos vereadores. Ele informou que o grupo já conhecia um pouco da estrutura institucional da Câmara e avaliou que os estudantes demostraram interesse em se aprofundar nisso e em como participar deste processo de cidadania. “A explanação teve um viés prático, informando como funcionam as sessões, quais os dias e horário em que acontecem, como o cidadão pode acompanhar a tramitação e este processo político que afeta a todos. É importante ressaltar que não existe democracia e nem cidadania sem o envolvimento das pessoas, que são os principais agentes e os afetados pelas decisões”, pontuou.

    O professor explicou que um dos objetivos da visita foi permitir que os alunos pudessem vivenciar e entender na prática o conteúdo e um conjunto de teorias repassadas em sala de aula, como por exemplo sobre a formação do Estado, Montesquieu e a divisão dos três poderes. Além disso, ele ressaltou que a visita também vem ao encontro do processo de responsabilidade da escola na formação cidadã destes jovens. “Eles estão saindo do Ensino Médio e entrando na vida política da sociedade, devendo sair deste ambiente com informações e conhecimentos que possibilitem a participação deles na dinâmica política da cidade. Nesse sentido, o papel da escola é permitir que os estudantes também conheçam essas estruturas, tendo acesso à informação, pois só se pode participar da intervenção daquilo que se conhece”, ressaltou, adiantando que o grupo também planeja visitar a prefeitura e o fórum.

    Para a estudante Marcela Otto, de 17 anos, a visita foi importante pois trouxe uma noção maior de como funcionam os três poderes e mais informações sobre onde são tomadas as decisões importantes da cidade. Ela disse que a atividade permitiu que todos conhecessem mais seus direitos e como podem intervir e participar mais ativamente da política. Logo em seguida, os estudantes conheceram alguns setores como a TV Legislativa, o gabinete da Presidência, a Procuradoria, a Ouvidoria e o Programa Vereador Mirim.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB