Página principal
09-05-2017

Estudantes da EEB Pedro II visitam a Câmara de Vereadores

  • bannerEBM

    Cerca de 30 alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Pedro II visitaram, na manhã desta terça-feira (9), a sede da Câmara de Vereadores. Os estudantes, acompanhados dos professores de Sociologia e de Educação Especial, Wilsoney Gonçalves e Karla Renata de Souza, respectivamente, foram recebidos pela equipe da Escola do Legislativo Fritz Müller. Estiveram presentes também na visita o presidente do Poder Legislativo municipal, Marcos da Rosa (DEM) e o vereador Adriano Pereira (PT).

    No plenário da Casa Legislativa municipal, o grupo acompanhou a explanação com o procurador da Câmara Municipal, Rodrigo Reis Pastore. Ele abordou o Estado democrático de direito, a sua importância para a garantia do interesse público e as atribuições específicas do Poder Legislativo municipal, como a de legislar, de assessorar, de julgar e de fiscalizar.

    “É fundamental esta aproximação dos estudantes com o Poder Legislativo municipal, pois o sistema educacional deve preparar as pessoas para o mercado de trabalho, mas também para serem cidadãos. A cidadania pressupõe que exista o envolvimento no processo de produção de leis, que vai nos governar. Então, essas noções são importantes para entenderem que a política vai influenciar a vida deles”, apontou o procurador.

    Logo após a explanação, o grupo conheceu alguns setores da Câmara de Vereadores, como a Ouvidoria, a Procuradoria, a Câmara Mirim, a TV Legislativa, o Salão Nobre, entre outros. Os visitantes também receberam uma cartilha informativa sobre a Câmara.

    O professor de Sociologia Wilsoney Gonçalves explicou que a visita é o resultado de um trabalho desenvolvido ao longo do primeiro bimestre em sala de aula, onde foi estudada a formação do Estado, chegando na divisão da República e dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ele ressaltou que esta atividade proporcionou aos alunos visualizarem na prática a teoria aprendida em sala de aula.

    A visita teve como objetivo, ainda, oportunizar a esses estudantes a introdução ao exercício da cidadania. “O primeiro passo para o envolvimento é conhecer os espaços dos órgãos públicos. Essa aproximação é importante, pois permite que os jovens criem uma consciência e um imaginário político mais próximo da realidade”, destacou o professor, acrescentando que a visita também teve o intuito de despertar o interesse dos alunos para a vida política.

    Para o presidente Marcos da Rosa, foi gratificante receber os alunos na ‘Casa do Povo’. Ele destacou a importância da interação deles com a política e de conhecerem as funções da Câmara Municipal. “Os conhecimentos e aprendizados adquiridos pelos estudantes, assim como as suas ações, pensamentos e opiniões, vão influenciar e auxiliar no entendimento e na compreensão de muitos pais que, muitas vezes, não tiveram a oportunidade de ter este contato com órgãos municipais, ou seja, essa interação com a sociedade, fora da sala de aula”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Escola do Legislativo Fritz Müller | CMB