Página principal
14-05-2019

Estudante do polo da UFSC de Blumenau ocupa a tribuna em defesa das universidades federais

  • tribuna14maio19_2

    A estudante Tainá Furtado de Oliveira, aluna do polo da UFSC de Blumenau, ocupou a tribuna para defender as universidades federais e se manifestar contra os cortes de recursos para essas instituições anunciadas pelo Ministério da Educação.

    Após a sua fala ela convidou os vereadores e a comunidade para participarem da apresentação das produções cientificas e acadêmicas realizadas pelos professores e estudantes do polo blumenauense, que acontecerá no Teatro Carlos Gomes, nessa quarta-feira, a partir das 14h30. Destacou que após a apresentação dos trabalhos haverá uma roda de conversa com o público.

    Tainá iniciou sua fala afirmando que a educação é a maior herança de um país deixada para os jovens e adultos. Citou o artigo 205 da Constituição Federal que assegura que “a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação paro o trabalho”.

    Ressaltou ainda que o pacto federativo responsabiliza a União, os Estados e os municípios pela educação e que é dever do Ministério da Educação (MEC) investir e garantir o ensino profissional técnico e superior. Advertiu que Poder Executivo deveria ser o principal guardião desse pacto, bem como o de assegurar a cada cidadã e cidadão brasileiro uma educação pública de qualidade. “As universidades federais constituem grande patrimônio do Estado brasileiro, ao contrário do que dizem a mídia e as redes sociais. Elas são responsáveis por múltiplos papéis “, afirmou.

    Disse que as instituições de educação superior federais formam recursos humanos em vários níveis: graduação, mestres e doutores e enfatizou que as mesmas geram conhecimento capaz de impulsionar novas tecnologias, atuando pela manutenção e soberania nacional. Assinalou que as universidades federais são responsáveis por mais de 95% da produção científica e que detém mais de mais de 90% dos programas de pós-graduação. “Pode se afirmar que grandes descobertas do desenvolvimento científico, humano, social, cultural foram, são ou serão nucleadas por esse coletivo de instituições”, assegurou.

    Campus de Blumenau

    Tainá ressaltou que o campus mais jovem da UFSC é o de Blumenau, que conta com seis cursos de graduação: três de engenharia, dois de licenciatura e um de bacharelado. Também possui cinco programas de pós-graduação, sendo dois mestrados profissionais, dois acadêmicos e um de especialização.

    O polo tem hoje 150 servidores, entre pessoal técnico, administrativo e professores, e 1.200 estudantes. A estudante destacou que há mais de 100 professores doutores. “Esse quadro de pessoal altamente qualificado é responsável pela formação de profissionais para o setor produtivo e educacional da região, do Estado e do Brasil”.

    Ressaltou ainda que as ações de pesquisa e extensão, por meio de estágio e pelo bom relacionamento com escolas e empresas, rendem bons frutos. Citou as parceiras com a sociedade civil, em projetos sociais, como para a Acevali, e também assegurou que os estudantes da UFSC são destaques em projetos de empreendedorismo e nas olimpíadas de matemática.

    Por fim a estudante disse o que está em jogo, com o bloqueio dos recursos às universidades federais, é o futuro dos jovens brasileiros. “Significa limitar nossas oportunidades e deixar mais distante a missão de transformar o nosso país”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB